Surveyor's Scope é bom sim! | Magic

Escrito por
Publicado em 06/11/2020
1842 Visualizações, 0 Comentários.

E aí pessoal, tudo bem com vocês? Aqui é o Igor, da Estação Magic, e hoje eu vim explicar um pouco melhor aquilo que nós sempre falamos nas nossas deck techs que não usam a cor verde:

Não tem verde? Surveyor’s Scope!

Por que dizemos isso? Bom, ela é uma das melhores formas disponíveis, atualmente, para “rampar” terrenos nos primeiros turnos fora da cor verde. Talvez você se pergunte “Por que isso é tão importante? Não vale mais a pena usar uma pedra de mana?”. Na maioria dos casos, não. Ter terrenos em campo é quase sempre mais seguro, porque os jogadores de Commander tendem a não os destruir, enquanto artefatos são facilmente roubados, destruídos, voltados pra mão, etc.

Dito isso, vejamos o funcionamento da Surveyor's Scope - 2 de mana, você precisa virar e exilar ela, para então buscar X terrenos básicos no seu deck e colocar em campo desvirados. Nesse caso, X é o número de oponentes que controlam 2 ou mais terrenos que você.

A primeira vista, parece ruim, eu sei. Mas não é! A grande questão é que você precisa saber como usá-la.

 

Existem três casos possíveis:

1) No começo do jogo:

Nesse momento, o melhor é quando você não é o primeiro a jogar. Caso você seja, ela não é tão impactante assim, mas nas observações tem alguns cenários em que ela ainda é legal (fora os outros casos possíveis).  

Quando ela está na sua mão nos primeiros turnos, o ideal é que você desça terreno no turno 1 e no turno 2. Porém, no turno 3, não (e nem a Scope). Se tiver alguma coisa pra fazer aí, como descer uma pedra de mana, tudo bem, se não, só passa mesmo. Acontece que, se você não é o primeiro a jogar, os seus oponentes que jogaram antes já terão 3 terrenos nesse ponto, mas você só terá 2. 

Com isso, no turno 4, os oponentes que vem antes vão descer o quarto terreno e, quando chegar no seu quarto turno, você pode descer a Scope, buscar alguns terrenos (conforme o número de oponentes que jogaram antes de você) e, após isso, descer um terreno da sua mão.

Desse jeito, você terá um ramp de 1 a 3 terrenos (nas mesas com 4 players) por 2 de mana, e eles estarão desvirados para uso direto. Legal, não é?

Observação 1: Se você tiver uma fetch land (as budgets mesmo, como Terras em Desenvolvimento e Paisagem Infinita) dá pra descer terreno normalmente nos 3 primeiros turnos. Basta você não sacrificá-la, deixando-a no campo até descer a Scope. Aí você sacrifica a fetch, mas, antes de buscar o terreno, com a habilidade na pilha, você usa a habilidade da Scope, assim, você terá menos terrenos em campo na hora que a habilidade dela resolver, mesmo descendo um por turno. 

Observação 2: É bastante comum ver nas listas de Commander as bounce lands, que são aqueles terrenos que geram 2 manas, mas que entram virados e voltam um terreno pra sua mão, como por exemplo a Câmara de Crescimento Simic. No caso de você ter uma dessas no começo do jogo, sua contagem de terrenos vai descer naturalmente, afinal, você vai voltar um pra sua mão, então fica ainda mais fácil de ativar a Surveyor's Scope!

Observação 3: Em todos esses casos, estamos levando em consideração que cada um dos seus oponentes vai só descer o terreno do turno, mas, na prática, é muito comum que os jogadores busquem terrenos, aí você nem precisa fazer nada, porque eles mesmos vão aumentar a diferença de terrenos entre vocês!

 

2) Do meio pra frente:

Se o seu deck não tem verde, você provavelmente não vai conseguir aumentar muito seu número de terrenos em relação ao dos seus oponentes. Talvez até aconteça de você descer um terreno por turno e acabar conseguindo isso, mas, mesmo nesses casos, é muito raro que ninguém esteja de verde para ficar na frente. Então, se pelo menos um oponente estiver a frente, você consegue um terreno com a Surveyor's Scope e, aí, já valeu a pena.

 

3) Bugou a mana

Por melhor que seja seu deck, sempre tem o dia em que os deuses do Magic estão de mal com você, aí já viu... Não vem terreno, não importa o quanto você compre cartas. Nesse caso, uma Surveyor's Scope é excelente, porque ela te traz de volta pro jogo de uma vez só, dando um salto de mana e te permitindo fazer outras magias já no mesmo turno (porque os terrenos entram desvirados). 

 

Aproveita e já compra a sua aqui na MYPCards, porque ela é rara e só foi impressa em duas coleções, então, quando as pessoas descobrirem o quanto ela impacta o jogo, dificilmente vai se manter tão perto da casa do um real!

Abraço e até a próxima!

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.