Por que Code Talker virou Meta no OCG? | Yu-Gi-Oh!

Escrito por
Publicado em 10/11/2020
1326 Visualizações, 0 Comentários.

Lançados oficialmente no ano de 2017, em um Starter Deck, o Arquétipo Code Talker demorou até se tornar de fato um Deck. O que começou com um simples Decodificar Transmissor - que ganhava 500 de ATK para cada monstro que apontava e virou Staple no início da era Link - tornou-se, pouco a pouco, em um Deck de fato.

 

 

Ao longo de diversas coleções, o Deck foi se formando, com poderosos monstros de Deck Adicional como Transcode Talker  e Excode Talker , que logo tornaram-se essenciais em diversos outros Decks Ciberso do jogo. E foi então, que no ano de 2018 no Structure Deck Master Link os primeiros membros de Main Deck foram lançados, como o Micro Coder , que podendo ser utilizados da mão como matéria para a Invocação-Link e triggando efeitos quando utilizados como matéria, deram uma velocidade e consistência incrível para o Deck.

 

Oficialmente então, nascia o primeiro Deck Cyberse focado totalmente no Extra Link - Invocar Monstros Links em ambas as Extra Monster Zones - com o claro intuito de limitar as ações do oponente, que sem zonas para Invocar do Extra Deck acabava fazendo muito pouco. Mas existia um problema. O Deck gastava todos os seus recursos para fazer um campo razoavelmente forte, mas que não tinha interação com o turno do oponente. Os monstros se protegiam, mas bastava uma simples Raigeki  ou Kaiju para desfazer tudo aquilo.

 

 

Além dos problemas estruturais do Deck, aqui no TCG ele nunca esteve completo. O Structure Deck em questão sequer foi lançado por aqui e suas cartas foram divididas em outras coleções como imports ou até mesmo tornaram-se promos exclusivas do jogo Legacy of the Duelist, ao qual pouquíssimas pessoas tinham acesso. Quando foram finalmente reprintadas, a Master Rule 4 já tinha acabado e o Extra Link nem fazia mais sentido. Ou seja, o Deck já chegou obsoleto ao formato e nunca pode sequer chegar perto do que chamamos de competitivo, no entanto isso não era um cenário exclusivo do Ocidente. No OCG o Deck ainda tinha os mesmos problemas estruturais e por conta disso também não alçava voos muito altos, mas foi ai que as coisas mudaram.

 

 

Em Dezembro de 2019 era lançado no OCG a coleção especial Legendary Gold Box, que trouxe dentre inúmeros suportes, cartas para o Deck Code Talker. O mais notável deles era o Decode Talker Heatsoul, que na primeira impressão pode parecer ruim, mas que ao ser analisado mais profundamente, podemos perceber que era disso que o Deck precisava. O seu efeito é muito simples. Durante ambos os turnos, ao pagar 1000 LP você compra 1 card. Dentre os seus outros efeitos esse é o mais útil e notável, isso porque ele te ajuda a "recuperar" os recursos que o Deck gasta para fazer um bom campo, e te dá uma boa chance de comprar Traps e Handtraps pelo seu efeito, já que você praticamente usa todos os Cibersos do Deck para Invocar seus monstros e busca as Cynets no processo. Então o que sobra são as Handtraps e Traps genéricas como Ash Blossom & Joyous Spring , Nibiru, the Primal Being  ou Solemn Judgment , gerando assim os recursos que você perdeu e a tal interação com o oponente que o Deck não tinha. Vale lembrar que ao ser Invocado com a Cynet Codec  em campo, você pode adicionar o Degrade Buster  do Deck a mão e Invocá-lo, com um Efeito Rápido que pode banir monstros do oponente.

 

Outro card bastante importante nessa estratégia é o Code Exporter, que foi lançado em Agosto de 2019, na Link VRAINS Pack. Podendo ser utilizado como matéria da mão para Invocar os Code Talkers, quando é utilizado como matéria ele te permite adicionar 1 Ciberso de Nível 4 ou menor do Cemitério à mão, o que é muito importante para reciclar seus Codes como o Micro Coder ou o Code Generator , coisa que antes o Deck também não conseguia fazer. Ou seja, com esses dois novos suportes o Deck te dá um reembolso por tudo que foi gasto e o torna de fato um Deck que sabe controlar a mão e o campo, assim como, quando necessário, dar um belo de um OTK se fazendo valer do Accesscode Talker .

 

 

Foi então, que depois do lançamento desses suportes o Deck finalmente conseguiu alcançar o Metagame, ao menos no OCG. As Decklists variam entre versões de controle (com muito mais Traps que o normal) ou semi-combo, que com poucas Invocações consegue chegar no Heatsoul e então controlar o jogo. Vale lembrar que por lá o Deck nem usa todo o seu potencial, pois a presença da Maxx ¨C¨  define o formato e Decks de combo não possuem tanta força. No TCG os Decks de combo são mais fortes, no entanto, a fraqueza de jogar segundo torna o Deck Code Talker mais frágil no formato que temos aqui, e por isso talvez o Deck não seja tão relevante aqui como está sendo no OCG, mas isso só o tempo dirá.

Temos um vídeo no youtube que aprofunda o assunto: 

https://youtu.be/ZTm5mtJF3C4

 

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.