Deck Dinossauro: Guia Completo! | Yu-Gi-Oh!

Escrito por
Publicado em 07/10/2020
8628 Visualizações, 2 Comentários.

Tudo o que você precisa saber sobre o deck Dinossauro!

Dinossauros são atualmente um dos decks mais populares do yugioh, é praticamente impossível disputar torneios online sem se deparar com vários deles. O deck recebeu suporte recente e não foi afetado na última banlist. Quando um deck ganha reforço ao mesmo tempo em que os decks mais fortes do que ele são prejudicados, naturalmente esse deck sobe de tier e passa a ser mais frequente nos contextos competitivos do jogo.

Os Dinossauros estão passando por um ótimo momento no cenário competitivo. Mesmo com a queda drástica na quantidade de torneios físicos ao redor do mundo, torneios remotos e simuladores online permitem perceber claramente a relevância do deck no meta game. Neste artigo iremos analisar as principais variações do deck e de que forma ele está jogando atualmente, teremos sugestões de decklists, explicação de combos e no final uma seção dedicada a como vencer o deck.

Portanto, nosso artigo está dividido em:

  • Estratégia e variações do deck
  • Principais cartas
  • Decklists
  • Como vencer o deck

 

Estratégia e variações do deck

Dinossauro Controle

A versão controle é o modelo padrão de utilização do deck pois a maioria das decklists de pessoas que toparam em campeonatos online ou remotos utilizando o deck Dinossauro, foi com uma versão de controle. Controlar o campo com Dinossauros, nada mais é do que pressionar o oponente com o alto poder de ataque e as constantes interrupções que o deck consegue fazer via Ultimate Conductor Tyranno , Evolzar Laggia, Evolzar Dolkka, e outros exceeds de rank 4 frequentemente utilizados como Tornado Dragon  e Abyss Dweller , contando ainda eventualmente com o rank 9 True King of All Calamities.

A estratégia consiste em invocar vários Dinossauros o mais rápido possível através dos efeitos de: Miscellaneousaurus , Babycerasaurus , Petiteranodon , Animadorned Archosaur e Souleating Oviraptor  para que o campo tenha alto volume de ataque contando também na maioria das vezes com 1, ou até mesmo 2 Ultimate Conductor Tyranno. Geralmente isso é o suficiente para finalizar o jogo dependendo somente do campo do oponente e do quanto ele irá conseguir impedir as jogadas dos dinos. Via de regra, na fase principal 2, se o duelo ainda não acabou, é que a magia acontece. Os Dinossauros de nível 4 invocados durante o spam serão utilizados como matérias para os temíveis Evolzar Laggia e Evolzar Dolkka que serão os responsáveis por parar as jogadas do oponente no turno dele. Se obtiverem sucesso nas interrupções, o turno seguinte será o último pois o deck Dinossauro tende sempre a causar bastante dano na fase de batalha.

Dinossauro Combo

A versão combo do deck foge um pouco da premissa de ganhar à base de ataque massivo e utiliza o spam do deck para a construção de campos inquebráveis com um maior número de interações com o oponente via elementos externos ao deck, como a utilização de monstros links genéricos e suas respectivas peças de combo, incorporando outros tipos de monstros ao deck principal para que no final seja possível invocar por exemplo duas cópias do Herald of the Arc Light  um negador genérico e versátil por ser capaz de negar, monstros, mágicas e armadilhas.

A estratégia consiste em utilizar as jogadas básicas iniciais do Dinossauro para priorizar trazer ao campo um monstro regulador que possa ser utilizado como matéria para o Crystron Halqifibrax , que na sua invocação trará outro regulador do deck pro campo, normalmente um regulador que não será do tipo Dinossauro, e esse regulador junto com os tokens invocados pelo monstro link Linkross , serão utilizados para a invocação do já citado Herald of the Arc Light. No meio do caminho o combo ainda passa por meios de também invocar o Ultimate Conductor Tyranno para ser uma interação a mais, podendo chegar facilmente a 3 interrupções ou mais.

Segue agora a demonstração de 1 dos combos que o deck pode fazer para gerar múltiplas interrupções ao oponente:

Começando com 2 cartas na mão: Petiteranodon e Miscellaneousaurus

  1. Miscellaneousaurus – efeito de se descartar para proteger os Dinossauros de serem afetados por efeitos ativados durante o turno.
  2. Miscellaneousaurus – efeito no cemitério de se banir para invocar o Animadorned Archosaur.
  3. Animadorned Archosaur – ao ser invocado especialmente destrói o Petiteranodon da mão e adiciona a Double Evolution Pill  do deck à mão.
  4. Petiteranodon – efeito ao ser destruído invoca o Souleating Oviraptor  do deck para o campo na zona principal 2 ou 4.
  5. Souleating Oviraptor  – efeito ao ser invocado especialmente, adiciona o Babycerasaurus do deck à mão.
  6. Invocação normal do Babycerasaurus.
  7. Souleating Oviraptor  – efeito de destruir o Babycerasaurus para invocar o Petiteranodon do cemitério.
  8. Babycerasaurus – efeito ao ser destruído, invoca o Jurrac Aeolo  do deck.
  9. Invocação Link do Crystron Halqifibrax utilizando Jurrac Aeolo e Animadorned Archosaur como matérias link.
  10. Crystron Halqifibrax – efeito, invoca o Vylon Cube  do deck.
  11. Invocação Link do Linkross utilizando o Crystron Halqifibrax como matéria link.
  12. Linkross – efeito, invoca 2 tokens.
  13. Invocação Sincro do Herald of the Arc Light utilizando o Vylon Cube e 1 token como matéria.
  14. Vylon Cube – efeito ao ser utilizado como matéria, adiciona Living Fossil  do deck para a mão.
  15. Invocação Link do Reprodocus  na zona em que ele aponte para o Souleating Oviraptor , utilizando o Linkross e o Petiteranodon como matéria.
  16. Reprodocus – efeito, altera o tipo do Souleating Oviraptor  para besta alada.
  17. Invocação Link do Simorgh, Bird of Sovereignty  utilizando o Reprodocus e o Souleating Oviraptor  como matérias link.
  18. Living Fossil – ativa a Living Fossil invocando o Vylon Cube do cemitério.
  19. Invocação Sincro da segunda cópia do Herald of the Arc Light utilizando o Vylon Cube e o token restante do Linkross.
  20. Double Evolution Pill  – ativa a Double Evolution Pill  invocando um Ultimate Conductor Tyranno do deck.
  21. Declara fase final.
  22. Simorgh, Bird of Sovereignty – ativa o efeito do Simorgh, Bird of Sovereignty e invoca a Barrier Statue of the Stormwinds  para o campo.

Na conclusão do combo é possível perceber que nós transformamos 2 cartas em um campo muito forte que impede o oponente de fazer invocações especiais que não sejam do atributo vento, somado a 2 negações de efeito que podem ser de monstro, mágica ou armadilha e ainda a interação do Ultimate Conductor Tyranno.

Dinossauro Shaddoll

A versão Shaddoll do deck é muito parecida com a versão controle. A diferença é que poucos monstros Shaddoll, geralmente 2 ou 3 no máximo, serão adicionados ao deck junto com 3 cópias de Shaddoll Fusion . Toda vez que a Shaddoll Fusion vier na mão será possível fazer a invocação do Shaddoll mais conveniente do extra deck para a situação atual do jogo, sendo um complemento às opções de controle do deck. Não há garantias de conseguir invocar uma fusão Shaddoll em todo duelo e nunca se deve usar monstros Shaddoll demais no main deck ao ponto de atrapalharem a estratégia principal do deck. Apesar desses cuidados, mãos iniciais que tenham Shaddoll Fusion irão terminar com campos consideravelmente melhores.

Principais Cartas

Qualquer deck Dinossauro deverá conter as seguintes cartas para bom funcionamento de suas jogadas:

Ultimate Conductor Tyranno – É o principal monstro finalizador do deck. Possui altíssimo poder de ataque e 2 efeitos extremamente prejudiciais ao oponente: um deles lhe permite destruir 1 monstro em seu campo ou mão para virar de face pra baixo todos os monstros do oponente, o que pode acreditar que é um baita incômodo, e o efeito seguinte lhe permite enviar um monstro em posição de defesa que ele ataque para o cemitério causando 1000 pontos de dano ao oponente. Sem falar que ele pode atacar todos os monstros do oponente 1 vez cada. Muito absurdo. Recomenda-se o uso de 2 cópias no deck já que ele pode ser invocado facilmente direto do deck com a Double Evolution Pill.

Miscellaneousaurus – Um dos melhores iniciadores de jogada do deck, além de um excelente efeito que torna os Dinossauros inafetados por efeitos ativados durante 1 turno, ele também pode se banir junto a outros Dinossauros do cemitério para invocar um Dinossauro do deck com o nível dependendo de quantos foram banidos do cemitério.  Cada Dinossauro banido corresponde a 1 nível que o Dinossauro invocado do deck pode ter. 2 Banidos é igual a 1 Dinossauro nível 2. 1 Banido é igual a 1 Dinossauro nível 1 e sucessivamente. Recomenda-se sempre que possível utilizar 3 cópias.

Souleating Oviraptor  – O principal armador de jogadas do deck, fundamental na maioria dos combos que o deck pode fazer independente da variação em questão. Quando é invocado pode adicionar um Dinossauro do deck à mão ou enviá-lo ao cemitério e possui um efeito adicional de Destruir 1 outro Dinossauro nível 4 ou menos no campo para invocar especialmente um Dinossauro do cemitério em posição de defesa. Recomenda-se sempre que possível utilizar 3 cópias.

Babycerasaurus – Principal extensor de jogadas do deck. É um dos responsáveis pela alta quantidade de invocações especiais que o deck consegue fazer. Possui um efeito simples que não é uma vez por turno: Se for destruído por um efeito de cartas e enviado ao cemitério pode invocar um Dinossauro nível 4 ou menos direto do deck. Recomenda-se utilizar 2 cópias.

Petiteranodon – Função equivalente ao do Babycerasaurus , também serve para estender as jogadas, mas dessa vez ao ser destruído por efeito ele invoca um Dinossauro nível 4 ou maior e este não poderá atacar no mesmo turno. É aconselhável utilizar pelo menos 1 cópia.

Animadorned Archosaur – Suporte mais recente do deck, é a peça que faltava para deixar o deck ainda mais consistente, praticamente garantindo a entrada do Ultimate Conductor Tyranno ao poder destruir 1 Dinossauro na mão ou com a face pra cima no campo para buscar a Double Evolution Pill do deck para a mão, e ele faz isso uma vez por turno ao ser invocado. 2 Cópias é o suficiente na maioria dos casos.

Lost World  – A carta de campo do deck, reduz ataque de monstros que não sejam Dinossauros, invoca tokens no campo do oponente quando um Dinossauro é invocado e o oponente não pode dar alvo em monstros no campo exceto tokens. Como se não bastasse a carta ainda permite destruir Dinossauros direto do deck ou mão, sendo útil para trigar seus efeitos. 2 a 3 Cópias é o mais indicado.

Double Evolution Pill – A carta responsável por invocar o Ultimate Conductor Tyranno direto do deck, agora que pode ser pesquisada já não precisa ser maximizada na build, ainda assim é bom ter pelo menos 2 cópias no deck.

Fossil Dig  – A pesquisadora do deck, pode adicionar qualquer Dinossauro de nível 6 ou menos do deck sem possuir nenhum custo ou restrição. Obrigatoriamente deve ser utilizado 3 cópias no deck.

Decklists

Segue agora algumas decklists que toparam recentemente para quem tiver interesse de testar o deck com as explicações que foram dadas ao longo do texto:

Lembrando que para alcançar o melhor resultado possível com o deck, nada substitui o treino assíduo para internalizar a proposta do deck e tomar sempre boas decisões.

Como vencer o deck

Dinossauros naturalmente também possuem fraquezas, e para vencer o deck basta conhecer essas fraquezas e explorá-las na hora certa. Começando com a sua extrema necessidade de utilização do cemitério para praticamente todas as suas jogadas. Efeitos contínuos que invalidem o uso do cemitério ou até mesmo efeitos pontuais que neguem as ativações que ocorrem lá podem parar totalmente o Dino.

Outra característica que pode ser explorada é o fato do deck mesclar monstros de diferentes atributos, fazendo com que uma Gozen Match  seja fatal. O deck também é muito dependente da quantidade de invocações que faz para poder jogar, e isso o deixa sensível a cartas que punem ou limitam invocações como por exemplo: El Shaddoll Winda , Summon Limit  e Nibiru, the Primal Being .

No geral o deck é bastante consistente e muito disso se deve a suas constantes buscas e invocações especiais direto do deck, o que como todos nós sabemos, é parado por Ash Blossom & Joyous Spring . Logo, Ash Blossom & Joyous Spring é eficaz contra a maioria das cartas do deck e pode travar o deck se aplicada na hora certa, apesar de a hora certa depender de qual combo se acredita que o oponente pretende fazer, além de fatores mais avançados como a quantidade de cartas na mão e etc, na dúvida, tente negar a primeira invocação que viria do deck, isso geralmente atrapalha bastante.

Conclusão

O deck Dinossauro fez por merecer o status de um dos decks mais populares do jogo, isso porque ele é comprovadamente eficiente além de relativamente simples de utilizar e por incrível que pareça, nem tão caro se comparado a outros decks igualmente populares. O deck possui excelentes qualidades e enquanto não for atingido pela banlist, o veremos pelos tops da vida. Aprenda a usar se você gostou da proposta do deck ou aprenda a vencê-lo caso não tenha simpatizado. Nos conte nos comentários se você usaria o deck Dinossauro, e ah, comenta também qual o próximo deck que você gostaria que fosse feito um guia completo. Nos vemos no próximo post e boa sorte nos duelos. 0/

Comentários

safka12 comentou em 12/10/2020 18:50:53

Não dá pra ver as decklists

phkreuch comentou em 08/10/2020 15:10:54

Somente um comentário, Nibiru é muito pouco útil contra o deck, uma vez que miscellaneus protege os dinossauros de serem tributados e a primeira summon não dino do turno costuma ser o evolzar dolkka, impedindo o Nibiru de tributar os monstros não dinossauros.

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.