Boletim dos Artesãos - Semana de Omnath | Magic

Escrito por
Publicado em 28/09/2020
616 Visualizações, 0 Comentários.

Olá e sejam bem vindos a mais um Boletim dos Artesãos, que vem atropelando com o que de mais importante acontece no mundo de Magic: the Gathering. Mesmo que venhamos de uma semana moderadamente calma ainda temos alguns assuntos importantes. Hoje falaremos dos elencos das ligas profissionais de Magic que foram formalmente revelados e do novo terror do Standard, que talvez já tenha seus dias contados. Vamos nessa.

Elencos das Ligas Anunciados

Nessa última quarta-feira a Wizards anunciou formalmente o elenco de suas duas ligas profissionais de Magic, a Magic Pro League, que nessa temporada conta com 24 membros, e a Liga de Rivais, que conta com 32 membros.

Uma posição em uma das duas ligas é atualmente o maior nível que um jogador de Magic pode alcançar e o sonho e objetivo de muitos profissionais que ainda estão fora deste circuito. O Brasil está bem representado em ambas as ligas, com três membros que fizeram parte do elenco da primeira formação da MPL em 2019.

Paulo, Carlos e Lucas

Paulo Vitor Damo da Rosa disputará a MPL como um dos maiores nomes do Magic, atual Campeão Mundial, e também em discussão para ser o Maior de Todos os Tempos (GOAT em inglês). Ele tem um currículo extenso que conta com 14 Top 8s de Pro Tour e 22 Top 8s de Grand Prixes com duas vitórias em cada. Além disso ele foi o Jogador do Ano na temporada 2016-17 e foi introduzido ao Hall da Fama na classe de 2012, quando tinha apenas 25 anos.

Carlos Romão é o outro competidor brasileiro da MPL que também tem um título de Campeão Mundial, que conquistou em 2002. Ele possui 3 Top 8s em PTs com 1 vitória e 11 Top 8s em GPs com 5 vitórias e o título do Campeonato Mundial de Magic Online de 2010.

Lucas Berthoud é o único brasileiro na Liga de Rivais e ele conta com uma carreira mais recente que seus compatriotas. Seu único Top 8 em PTs foi no Pro Tour Revolta de Éter em 2017 no qual foi campeão. Ele também possui 2 Top 8s de GP em seu nome, um dos quais conseguiu o troféu.

O primeiro compromisso dos membros tanto da MPL quanto dos Rivais é o Fim-de-Semana de Liga que acontece em 24 e 25 de outubro. Já cobrimos o formato de jogo em liga na Temporada 2020-21 aqui e aqui.

Omnath Soberano

Renascer de Zendikar foi lançada nas plataformas digitais há pouco mais que uma semana, nas lojas físicas há poucos dias, em um formato pós-rotação, que é conhecido por ser mais aberto e com nível de poder moderado devido ao pouco número de coleções disponíveis. Ainda assim temos um deck, e uma carta, que está absolutamente dominando o Standard em 4C Omnath, comandado, é claro, por Omnath, Locus of Creation.

Já na semana de previews já dava pra perceber que esta nova versão de Omnath não se contentaria em ser uma peça tribal como Omnath, Locus do Turbilhão. Esta carta foi claramente desenvolvida para o jogo competitivo e seguindo a receita de Uro, Titã da Ira da Natureza ao fazer de tudo um pouco.

As questões principais para a carta foram o quão fácil seria conjurá-lo e o quão fácil seria ativar sua habilidade de Aterragem (Landfall) mais de uma vez por turno. A resposta para ambas foi muito fácil. Fácil até demais na verdade.

Com uma amplitude de Triomas e criaturas que ajustam sua mana, a mais importante sendo Cobra de Lótus, conseguir as 4 cores de Omnath se tornou trivial. Quanto a desencadear Aterragem temos várias formas para isso, de mágicas, como Fuga para as Terras Selvagens e Cultivar, a próprios terrenos como Passagem Fabulosa e Terras em Desenvolvimento.

Daí para a adicionar alguns Ultimato da Gênese para ter um turno o mais explosivo possível, foi um passo pequeno e cenas como conseguir mais de 40 de mana no turno 4, como a apresentada abaixo, se tornaram uma realidade no formato. E convenhamos que esse é um estado de campo de batalha difícil de superar.

Omnath Turno 4

Assim 4C Omnath se tornou em poucos dias o deck mais poderoso do Standard com bastante folga, o que foi logo comprovado pelos primeiros grandes campeonatos usando o Standard que tivemos semana passada, as etapas do Red Bull Untapped na Alemanha e Japão e um Qualificatório do StarCity Games Tour Online.

Em todos estes campeonatos a fatia mínima de Omnath, Locus of Creation no metagame foi a de 43% no Japão. Nos outros dois campeonatos 4C Omnath esteve acima dos 50% do campo e com bastante distância dos outros arquétipos. Este é um nível de dominância sem precedentes. Além disso o deck não desaponta nas taxas de vitórias ganhando cerca de 55% de seus jogos em ambos campeonatos.

Diante disso todos concordam que algo deve mudar. Inclusive a Wizards, que na última terça soltou um comunicado em suas redes sociais dizendo que o Standard está sendo monitorado de perto e que esta semana, provavelmente hoje mesmo, uma atualização será dada. O ponto é que não é certo qual mudança deve ser feita.

Omnath, Uro e Cobra

Uro, Titã da Ira da Natureza, continua sendo uma fonte de reclamações constante dos jogadores e um alvo fácil para um possível banimento. Embora tenha sido poupado da descrição do deck que demos acima ele continua sendo uma das cartas mais poderosas do Standard provendo ao deck o pacote completo vida + cartas + mana que o mantém vivo mesmo nas partidas menos explosivas.

Omnath, Locus of Creation, embora não tenha a recursão de Uro, segue os mesmo passos do titã como já dissemos e requer uma resposta imediata ao chegar no campo de batalha ou ameaça gerar uma quantidade de mana e vida que enterra o oponente.

Cobra de Lótus é capaz de generar quantidades imensas de mana quando pareada com cartas que os decks Ramp já utilizariam de qualquer forma e especialmente quando se tem múltiplas no campo de batalha. Enquanto ela for legal no Standard ela sempre poderá ser usada como uma facilitadora para mágicas gigantes.

Seja qual for a mudança que a Wizards fizer hoje não temos a garantia de que o formato ficará imediatamente saudável e isso é extremamente desanimador. De qualquer forma a resposta rápida é um bom sinal caso as coisas piorem de novo. O que podemos fazer agora é torcer e esperar.

Assim finalizamos mais um Boletim. E você o que achou dessa escalada impressionante de 4C Omnath no Standard? O que baniria no formato no momento? Acha que esse Standard ainda pode ser salvado? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook, Twitter ou Instagram. Obrigado pela leitura.

Thiago Santos dos Artesãos do Magic

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.