Boletim dos Artesãos - Invitacional Sem Final | Magic

Escrito por
Publicado em 14/09/2020
941 Visualizações, 0 Comentários.

Olá e sejam bem-vindos a mais um Boletim dos Artesãos, recarregado com o que de mais importante acontece no mundo de Magic: the Gathering. A coleção Renascer de Zendikar foi totalmente revelada e temos a figura completa do set e o que ele tem a oferecer. Além disso esse fim-de-semana aconteceu o Invitacional Mítico, que infelizmente teve um final bastante anticlímatico. Temos mais informações sobre tudo isso, então vamos lá!

Zendikar Descoberta

Semana passada tivemos os últimos previews de Renascer de Zendikar e o set já está completamente disponível para consulta!

Com sua estrutura, temas e mecânicas já revelados, como vimos aqui, os destaque dos últimos spoilers foram os desenvolvimentos mais curiosos, poderosos ou mesmo não usuais. Exemplos claros disso são o tão aguardado comandante para Caranguejos e Leyline Tyrant, que traz uma habilidade muito poderosa, especialmente no Commander, em uma cor não óbvia para ela, o Vermelho.

Caranguejo e Tirano

Scourge of the Skyclaves e Wayward Guide-Beast tentam fazer boas imitações de cartas que já provaram seu valor no Modern, Sombra da Morte e Guia Goblin, mas com novos requisitos. Scourge se importa com os pontos de vida de todos os jogadores, o que inclui você, podendo ser uma ameaça gigante de custo baixo ou uma carta meio-morta, o que é suavizado com sua habilidade de reforçar. Já Guide-Beast tem um custo real e realmente significativo, quase impedindo seu desenvolvimento de mana. No entanto se há uma casa para essa carta esse seria o Landfall Zoo, que já fez ondas no Modern e pode voltar com as novas adições trazidas por Renascer de Zendikar.

Flagelo e Besta-Guia

Em termos de nível de poder ficamos com a certeza que as novíssimas Cartas Modais Dupla-Face terão impacto real no jogo entre vários formatos, especialmente os ciclos raros e mítico raros. O contra de ter o terreno entrar virado, ou pagar 3 de vida no caso das míticas, é basicamente anulado pelo pró de aumentar a densidade de mágicas do deck, e com mágicas realmente poderosas ainda por cima.

Cartas Modais Dupla-Face

Mudando de assunto, temos produtos associados à Renascer de Zendikar que também foram propriamente revelados. O primeiro deles sãos os dois decks pré-construídos de Commander que acompanham o set, substituindo os Decks de Planeswaker.

O deck comandado por Obuun, Antepassado dos Muldaya é de combinação Naya (RGW) e tem como tema a mecânica Aterrar, focando seu jogo em desenvolvimento de mana. Já o deck de Anowon, o Ladrão da Ruína, tem combinação Dimir (UB) e é um tribal de Ladinos focado no combate esquivo e roubar cartas de seus oponentes.

Cada deck tem apenas 3 cartas inéditas, com o restante dos decks sendo reprints, e um nível de poder moderado, mas com um plano de jogo até bastante coeso, como costuma ser o caso destes decks. Em termos de valor monetário ambos contam com alguns reprints na casa dos U$10,00 e podem ser uma boa compra, sendo vendidos em torno de U$20,00.

Obuun e Anowon

O último item a ser revelado de Renascer de Zendikar foi a composição da Lista. Como tratamos aqui anteriormente, cartas da Lista podem aparecer nos Boosters de Coleção numa frequência de 25%. O conteúdo da Lista é bastante diverso, com algumas cartas de valor, com artes e molduras bonitos, ou conceito interessante.

Renascer de Zendikar chega às plataformas já nessa quinta, dia 17, e no físico na semana seguinte.

O Invitacional do Histórico

O grande evento da semana foi o Invitacional Mítico, primeiro grande evento da Wizards a usar o formato não-rotacional do Arena, Histórico, e o último evento que decide vagas para as Grandes Finais da Temporada 2020. O campeonato era uma oportunidade de talvez definir qual deck realmente domina o formato, ou ao menos confirmar tendências depois que houve o banimento de Campo dos Mortos.

Metagame Invitacional Dia 1

A estratégia mais popular entre os participantes foi Goblins que, entre suas variantes Mono-Red com 20% e Rakdos com 13,8%, teve mais que 1/3 do Metagame. O fato de o deck ter uma fatia do campo tão dominante em um torneio com decklists abertas diz muito sobre o poder do deck, que confia na explosividade de Muxus, Goblin Grandee, auxiliado por facilitadores como Chefe Goblin, e às vezes armas secundárias como Krenko, Chefe da Turba para fechar o jogo.

O segundo deck mais popular é o sucessor de Campo dos Mortos, Sultai Midrange, que, sem acesso a sua horda de zumbis, volta a se focar em grandes mágicas, em especial Ugin, o Dragão Espírito, Krasis Hidroide e Uro, Titã da Ira da Natureza, todas auxiliadas pela aceleração da poderosa Nissa, Abaladora do Mundo.

O último pilar concreto do formato é o Jund Sacrifice, que, assim como o Sultai Midrange, é uma versão melhorada do deck que aterrorizou o Standard. As ferramentas que só o Histórico pode oferecer o deck são Artista do Sangue, que atua como cópias reservas de Diabo do Pandemônio, e Companhia Agrupada.

Fechando o Metagame tivemos alguns decks expressivos que buscam se firmar no formato, como as variações UWx Control de Teferi, Rakdos Arcanist, casa de Croxa, Titã da Fome da Morte, Piromante Jovem e Arcanista da Horda Medonha, e o combo representado em Mono-Black Gift e Bant Kethis. Mais impressionante talvez seja a fatia Outros, com 18 representantes que decidiram se aventurar com arquétipos não tão reconhecidos, sinal de um formato ainda em formação.

E qual deck ganhou mais? Não foi o Goblins, mas ele, mesmo com um alvo em suas costas conseguiu ficar acima dos 50% de vitórias, e ainda cimentou a versão Mono-Red como a melhor posicionada. Também não foram as variantes Control, que foram muito mal no campeonato, com apenas 1 jogador fazendo Dia 2.

Jund Sacrifice e Sultai Midrange tiveram boas campanhas, e parecidas em número, em torno de 53% de vitórias. Jund Sacrifice também conseguiu o maior número de jogadores no Top 8, no entanto a versão Citadela do arquétipo de Sacrifícios ganhou mais, com cerca de 66% de vitórias. O outro grande vencedor foi Rakdos Arcanist, com cerca de 60% de vitórias e a melhor campanha do campeonato nas mãos de Luis Salvatto.

Taxas de Vitória invitacional

Tudo estava certo para uma disputa incrível, com Top 8 recheado e grandes partidas já na primeira rodada. Luis Salvatto e Seth Manfield tiveram uma revanche do prêmio de Jogador do Ano de 2018 com a vitória indo novamente para o argentino e Gabriel Nassif e Luis Scott-Vargas tiveram uma incrível partida entre membros do Hall da Fama com as exatas mesmas 75 cartas registradas, na qual o francês saiu vitorioso.

Nassif e Salvatto continuaram ganhando até se enfrentarem na Final Superior, numa partida muito empolgante que quase foi decidida pelo relógio e que vale a pena ser assistida por todos os fãs de Magic. Nassif conseguiu a vaga para a Grande Final do campeonato literalmente nos últimos momentos.

Caminho Superior Top 8 Invitacional

A disputa das partidas eliminatórias e da Grande Final aconteceriam neste domingo, porém a Wizards teve problemas técnicos, o que levou a subsequentes adiamentos da transmissão, que foi finalmente cancelada por volta das 16:00.

O campeonato continuou sem a transmissão ao vivo com as partidas gravadas que serão disponibilizadas posteriormente. Quando poderemos assistí-las, em qual estado elas estarão (com ou sem comentários da equipe de transmissão) e quem, afinal, foi o campeão do Invitacional Mítico 2020 ainda não sabemos, mas devemos em breve, já que a transmissão foi remarcada para hoje a partir das 9:00 em no canal oficial do Magic na Twitch.

Este foi um final muito anticlimático para o fim-de-semana e um campeonato que tinha tudo para ter uma das finais mais empolgantes.

Com essa nota triste terminamos o Boletim dessa Semana. E você, o que achou de Renascer de Zendikar? Vai comprar algum dos decks de Commander da coleção? E como acha que o Histórico caminha daqui pra frente? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook, Twitter ou Instagram. Obrigado pela leitura.

Thiago Santos dos Artesãos do Magic

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.