Boletim dos Artesãos - Campo Banido no Histórico | Magic

Escrito por
Publicado em 31/08/2020
784 Visualizações, 0 Comentários.

Olá e sejam bem-vindos a mais um Boletim dos Artesãos, preparado com tudo o que de mais importante acontece no mundo de Magic: the Gathering. Nessa semana temos várias atualizações, com mudanças na lista de B&R do Histórico, na estrutura do jogo em Liga e também novidades de Ascensão de Zendikar. Vamos às notícias!

Campo Banido

Já na segunda-feira tivemos um anúncio de Banidas & Restritas abrangendo o Histórico. Entre todas as cartas do formato, a que se destacava para receber o martelo era Campo dos Mortos e foi o que aconteceu, com a carta sendo diretamente BANIDA.

Campo dos Mortos

Como razão para o banimento a Wizards disse que, embora as taxas de vitória dos decks que usam essa carta não sejam tão altas, o deck permanece no topo do formato e suas partidas são muito polarizantes, com o ele sendo particularmente efetivo contra estratégias mais lentas, o que o torna o mais popular no melhor-de-3 e um dos mais populares no melhor-de-1.

Acompanhando o desenvolvimento do deck e do meta a Wizards considera que este é um padrão que não deve mudar num futuro próximo e que Campo dos Mortos tampouco deve se tornar uma parte mais saudável do formato, por isso a carta está pulando a etapa de suspensão e indo direto para banida.

Este foi um anúncio que gerou bastantes polêmicas, e de vários pontos de vistas diferentes. O primeiro ponto é que os decks com Campo dos Mortos podem ser combatidos de forma razoável e talvez o terreno nem sejam a forma mais poderosas para o Ramp, que tem acesso a armas como Ugin, o Dragão Espírito e Ulamog, a Fome Interminável.

Um segundo ponto levantado é se a liberação de estratégias lentas é algo sequer bom para o formato. Os chamados “controle de não fazer nada”, estratégias extremamente reativas que mantém suas condições de vitória no deck principal a um mínimo possível, também podem gerar algumas experiências sofríveis.

Ambos os argumentos podem ser brevemente confirmados, já que, numa análise rápida, os UG Ramp continua uma forma extremamente efetiva de ganhar jogos e os UW Control estão subindo em popularidade no Histórico.

Outra reclamação foi sobre o aviso de atualização de B&R. Desde quinta, 20 de agosto, sabíamos que dia 24 teríamos atualização, o que gerou 3 dias de formato semi-morto. Anteriormente a Wizards já realizou este tipo de mudança com um aviso de 7 dias.

Aaron Forsythe, VP de Desenvolvimento na Wizards, já perguntou em sua conta no Twitter qual a preferência dos jogadores e a esmagadora maioria disse preferir que não haja nenhum aviso. Mesmo assim a Wizards continua a experimentar o timing de suas mudanças.

Jogo em Liga Confirmado

Já na quinta, dia 27, a Wizards publicou mais uma atualização de Esports em grande parte cobrindo o jogo em Liga da Temporada 2020-2021. Agora já temos datas para os primeiros Fins-de-Semana de Liga, 24-25 de outubro e 7-8 de novembro.

Como cobrimos aqui anteriormente os Fins-de-Semana de Liga são torneios intra-liga que dão pontos para a classificação final e na Etapa de Zendikar eles terão a forma de “todos contra todos”. Antes eles eram a única forma de obter pontos na temporada, mas isso foi ajustado.

Agora jogadores da MPL e Rivais também recebem pontos por seu desempenho no Campeonato de Etapa. 9 vitórias rendem 1 ponto para a classificação, 10 vitórias rendem 2 pontos, 11 rendem 3 pontos e um Top 8 garante um adicional de 4 pontos.

A outra grande mudança trazida no anúncio foi o caminho dos Desafiantes, isto é, os jogadores sem-liga. Antes os melhores entre eles se classificavam para o Desafio de Rivais, mas agora um novo campeonato de pós-temporada foi criado, o Desafio de Desafiantes.

Para se classificar para um desses Desafios um jogador precisa estar entre os 8 melhores Desafiantes, ou entre aqueles que tiverem campanha 11-4 ou melhor num Campeonato de Etapa (o critério que convidar mais jogadores será o escolhido).

Um bom desempenho no Desafio de Desafiantes será recompensado. O Top 4 garante vaga direta para a MPL do ano que vem e também para disputa o Mundial de Magic 2021. Os que ficarem nas posições 5 a 12 vão para a disputa do Desafio de Rivais e o restante recebe convites para eventos da temporada seguinte.

Com todas essas mudanças vamos atualizar o caminho do Desafiante na Temporada 2020-2021: Primeiro devemos ficar entre os 1200 melhores do Arena e seguimos para fazer 7 vitórias no Dia 1 e Dia 2 de um Qualificatório de Fim de Semana. Então, devemos ficar entre os Top 8 Desafiantes (ou campanha 11-4) de um Campeonato de Etapa, o que nos coloca no Desafio de Desafiantes. Daí precisamos estar no Top 12 para ir para uma Liga, sendo que Top 4 garante a MPL.

Desafio de Desafiantes

Hall da Fama em Reconstrução

Outro ponto importantíssimo abordado no artigo é que não haverá votação para o Hall da Fama neste ano. A maior honraria do Magic está sendo reconstruída para também incluir os grandes inovadores e contribuidores do jogo de outros aspectos que não o jogo competitivo, um pedido já antigo da comunidade.

As discussões sobre a classe do Hall da Fama são um dos tópicos mais quentes na comunidade do Magic, uma marca de todos os anos. Ficar sem este ano não é a mais animadora das notícias, mas também significa que ele deve voltar melhor do que nunca no ano que vem!

Zendikar no Horizonte

O lançamento de Ascensão de Zendikar já se aproxima e a Wizards já começou a construir o hype para o set. Já na segunda as contas de mídia social da empresa publicaram um teaser trailer da coleção anunciando o evento de preview para 1 de setembro às 12:00 no canal oficial da Wizards na Twitch.

No entanto, já na quinta-feira, 26, tivemos mais novidades, com a revelação de dois dos planinautas do set, Jace e Nahiri. Ambos são mecanicamente muito atrelados à coleção, com Jace representando o tema de Reforçar e Nahiri sendo o bastião do tema de Equipamentos.

Jace e Nahiri em Zendikar

Os planinautas nos dão pistas de como será Nissa, a outra planeswalker em Zendikar. Por exemplo, pela numeração das artes alternativas sabemos que ela será multicolorida. Talvez teremos mais uma Nissa na combinação Simic, ou talvez uma combinação inédita, como Golgari. Outra indicação que temos é que Nissa provavelmente será a representante de Aterrar na coleção.

Falando em dicas, Mark Roosewater publicou o que está se tornando um tradicional teaser de coleção. Entre outras coisas Zendikar vai incluir:

  • Uma criatura branca que pode fazer um oponente perder simplesmente atacando eles.
  • O retorno de 4 símbolos de mana que só foram usados antes em 2 cartas.
  • Remoção de encantamentos com alvo na cor preta.
  • Uma carta com o texto “Covardes não podem bloquear Guerreiros.”

O lançamento de Ascensão de Zendikar é em 25 de setembro e já na semana que vem teremos muito mais a dizer sobre o set.

Assim chega ao final mais um Boletim dos Artesãos. O que você achou do banimento de Campo dos Mortos? Gostou das mudanças feitas no caminho do Desafiante na Temporada 2021? Está empolgado para este retorno à Zendikar? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook, Twitter ou Instagram. Obrigado pela leitura.

Thiago Santos dos Artesãos do Magic

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.