Boletim dos Artesãos - Amonkhet de Volta ao Arena | Magic

Escrito por
Publicado em 17/08/2020
752 Visualizações, 0 Comentários.

Olá e sejam bem-vindos a mais um Boletim dos Artesãos, que carrega tudo o que de mais importante acontece no mundo de Magic: the Gathering. Nessa semana temos datas para o evento final da Temporada 2020 e para os primeiros da Temporada 2021. No entanto, a grande notícia mesmo ficou com o Magic Arena e a chegada de Amonkhet Remasterizada à plataforma. Vamos às notícias!

Datas para Grandes Finais e Qualificatórios de Zendikar

Nessa última sexta-feira, dia 14, a Wizards publicou mais uma Atualização de Esports, dessa vez trazendo datas para as Grandes Finais da Temporada 2020 e formatos para os Qualificatórios Fim-de-Semana da Etapa Zendikar.

Ficou decidido que as Grandes Finais acontecerão de 9 a 11 de outubro. Se você não se lembra do que se trata esse evento, ele foi anunciado junto ao reinício das competições de forma remota lá em maio. Ele convida os Top 16 jogadores das Finais do Players Tour, que ocorreram mês passado, assim como os Top 16 do Invitacional Mítico, ainda a ocorrer.

O torneio será disputado no Magic Arena, mas além disso, dos possíveis competidores, e agora das datas, não sabemos quase nada. A estrutura ainda não foi divulgada, assim como não foi a distribuição dos U$250.000 em premiação em disputa no campeonato. O artigo comunica, no entanto, que essas informações devem sair logo.

Grandes Finais 2020

Pulando um pouco para frente, os eventos da Temporada 2020-2021 já começam mês que vem e o artigo divulgou as datas e formatos para os três Qualificatórios Fim-de-Semana da primeira etapa, a Etapa Zendikar.

O Qualificatório de setembro ocorre nos dias 12 e 13 com o Histórico como formato. Em outubro ele acontece dias 24 e 25 com o Standard, que retorna como formato também em novembro, nos dias 7 e 8.

Os Qualificatórios Fim-de-Semana são uma das maneiras de se chegar ao Campeonato de Ascensão de Zendikar e quem sabe fisgar uma vaga nas ligas, MPL ou Rivais. Se você não sabe o que vale e como participar destes eventos, fizemos um resumo da estrutura da temporada aqui.

Qualificatórios de Fim-de-Semana

De Volta a Amonkhet

Finalmente chegou! Amonkhet Remasterizada está disponível para jogo no Magic Arena e suas cartas podem ser usadas tanto no Construído, especialmente no Histórico, quanto no Limitado, com o Selado e o Premier Draft.

O set foi desenvolvido para ser uma experiência contida do bloco no Limitado, ou seja, inclui cartas tanto de Amonkhet quanto de Hora da Devastação, e uma forma de alimentar a coleção do Arena com cartas para eventualmente chegar ao Pioneer, e enquanto isso enriquecer o Histórico.

Só isso já bastava para deixar os jogadores animados. Afinal esse é uma ótima oportunidade para os novos jogadores experienciarem uma coleção que foi lançada já a 3 anos, em 2017. Além disso os jogadores que já jogavam nesta época podem ter a chance de um repeteco com um sabor a mais de nostalgia. Assim todos já estavam empolgados e esperando para ver os deuses, as sinergias e os combos pelos quais estes sets ficaram marcados.

No entanto, tivemos uma grande surpresa na segunda-feira, primeiro dia da mini-temporada de previews de Amonkhet Remasterizada, quando ficamos sabendo que a coleção incluiria algumas cartas que não estavam em seu lançamento oficial em sua versão digital. O detalhe é que todas elas ganharam artes relacionadas ao plano do set.

Foram incluídas 14 cartas no set, a maioria cartas que já seriam adicionadas ao Arena em algum momento do futuro, algumas delas staples do Pioneer, Este é o caso de Capturar Pensamento, considerado quase que unanimemente o melhor efeito de descarte já lançado no jogo, Companhia Agrupada, uma das constantes em decks verdes baseados em criaturas, e Descanse em Paz, a ferramenta mais comum a sair do sideboard em contra uma estratégia de cemitério.

Cartas Incluídas em Amonkhet Remasterizada

Porém, quatro dessas cartas não são legais no Pioneer, sendo elas um fator que no futuro ajudará a diferenciá-lo do Histórico. E estas cartas não perdem em nada em nível de poder às outras do grupo, incluindo o icônico e mais poderoso efeito de cólera, Cólera de Deus, e uma contra-mágica quase de graça em Pacto de Negação, que é muito vista nos decks combo no Modern, mas pode se tornar útil até mesmo para o Ramp no Histórico.

Inclusões Não-Pioneer de Amonkhet Remasterizada

O lançamento de Amonkhet Remasterizada, e de alguma forma o de Jumpstart, no Arena, marca o ponto em que o formato não é mais somente um “Standard grande”. O formato está se desenvolvendo, e será interessante ver o impacto da coleção no Invitacional Mítico!

Histórico Pré-Invitacional

O que nos traz ao próximo assunto. Com o Invitacional Mítico, que acontece de 10 a 13 de setembro, se aproximando todos os olhos se voltam ao Histórico. Nesse fim-de-semana já começamos a ver como será o formato do campeonato através do Aberto 5 da Hooglandia, campeonato organizado pelo streamer Jeff Hoogland para os inscritos de seu canal que provavelmente será o maior a usar Amonkhet Remasterizada no Histórico até o Invitacional.

O torneio teve um total de 126 jogadores que não foram tímidos em experimentar com o novo set, o que rendeu um campo bem diverso. O deck mais popular foi o Sultai Lands, “Lands” sendo o nome dado aos decks de Campo dos Mortos que, mais do que acelerar rumo a um grande, caro e poderoso finalizador, busca inundar o campo de batalha com os Zumbis gerados a cada terreno que entra.

Nesse arquétipo a adição que mais brilha é Hora da Promessa, que no deck não é apenas um efeito de aceleração que às vezes te dá alguns corpos no campo de batalha. Aqui a mágica funciona de forma parecida como um tutor, uma forma fácil e irrestrita de buscar Campo dos Mortos sem precisar comprá-los.

Essa combinação é extremamente poderosa e pode ser usada basicamente por qualquer deck de aceleração de mana verde, inclusive os Ramps mais tradicionais. Em verdade Tom Tracey, campeão do torneio, só perdeu uma partida com ela no campeonato.

Campo dos Mortos e Hora da Promessa

A outra novidade que o deck traz é Capturar Pensamento, mas o deck que mais venceu com ela no agregado foi outro, o Rakdos Aggro, que agarrou o vice campeonato. Aqui o objetivo da carta é claro, ao lado de Croxa, Titã da Fome da Morte pressionar a mão do oponente equanto as outras criaturas pressionam os pontos de vida.

E essa pode ser uma das melhores coisas a se fazer no Histórico daqui pra frente, pelo menos é o que aponta os resultados do campeonato, já que 4 dos melhores 5 decks do torneio tinham 4 cópias de Capturar Pensamento, o que justifica a introdução que fizemos para a carta ali em cima.

O deck que entre os cinco não usa o efeito de descarte não foge das inovações, combinando Companhia Agrupada com o Jund Sacrifice, substituindo Trilha de Migalhas na forma de vantagem de cartas. A mágica é uma forma de, no mínimo conseguir mais sacrifícios para Sacerdotisa dos Deuses Esquecidos, mas pode ir com valor total ao pegar Andarilho das Aflições, Diabo do Pandemônio ou Gigante Esmaga-ossos // Pisar.

Temos um mês antes do Invitacional Mítico, tempo mais que suficiente para o formato se adaptar às novas cartas. Até lá vamos acompanhar!

Assim chega ao fim mais esse Boletim. Você planeja jogar em algum Qualificatório Fim-de-Semana? Já experimentou Amonkhet Remasterizada no Arena? E qual deck acha que vai dominar o Histórico? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook, Twitter ou Instagram. Obrigado pela leitura.

Thiago Santos dos Artesãos do Magic

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.