Boletim dos Artesãos - Banimentos para Correção de Curso | Magic

Escrito por
Publicado em 10/08/2020
900 Visualizações, 0 Comentários.

Olá e sejam bem-vindos a mais um Boletim dos Artesãos, que coleta tudo o que de mais importante acontece no mundo de Magic: the Gathering. Nesta semana tivemos um anúncio de B&R surpresa, e bem grande, que reconfigurou Standard, Histórico e Pioneer. Além disso o Estado do Jogo do Arena trouxe mais detalhes sobre Amonkhet Remasterizada. Vamos às notícias!

Uma Abundância de Banimentos

Segunda-feira passada, dia 3, a Wizards publicou sem nenhum aviso prévio mais um anúncio de Banidas & Restritas e mais um bem extenso, impactando com força o Standard, o Histórico e o Pioneer. Embora cada um desses formatos tenha suas particularidades, todos os banimentos feitos foram em prol de corrigir a direção que estes formatos tinham tomado e torná-los mais atrativos aos jogadores.

Banimentos Pré-Rotação

No Standard foram 4 banimentos, 3 deles já esperados há algum tempo pelos jogadores do formato. Reconquista da Natureza, Espiral de Crescimento, Teferi, Manipulador do Tempo, e Familiar do Caldeirão foram BANIDAS no Standard.

A justificativa é simples, já que os decks Temur Reclamation, Sultai Ramp e Bant Ramp têm dominado o formato há bastante tempo, como vimos por aqui. Nas últimas oportunidades de banimento sempre havia um fio de esperança de que o formato se corrigiria sozinho, como a mudança dos Companheiros ou o lançamento de M21, mas a verdade é que nada disso foi efetivo, então um banimento terá de ser.

Cartas Banidas no Standard 03/08

Uma nota especial vai para Teferi, que com sua habilidade passiva promovia padrões de jogo pouco ou nada interativos, e com sua habilidade -3, muito repetitivos. Em verdade a carta se tornou uma experiência muito miserável e só estava sendo mantida no formato por controlar os decks de Reconquista da Natureza.

Outra que também merece uma nota adicional é o Familiar do Caldeirão. Os decks Rakdos/Jund Sacrifice também têm sido um pilar do Standard há tempos, mas sem a opressividade de seus companheiros. No entanto, esses decks pressionam muito os decks Aggro e Midrange que não podem atacar com sucesso um campo com Familiar + Forno da Bruxa. Somado a isso a interface do Magic Arena torna muito custoso para ambos os jogadores lidar com a pilha de habilidades formada por essa combinação e esse fato com certeza pesou muito para o banimento.

Uma última nota vai para o momento do banimento. Já que estamos há poucas semanas do lançamento de Ascensão de Zendikar e com poucos grandes campeonatos marcados até lá não seria melhor esperar a rotação? Em tempos normais a resposta seria sim, mas nesses tempos de distanciamento social seria imprudente afastar os jogadores do seu formato mais popular em sua plataforma digital mais popular, o que aconteceria se não houvesse banimento algum.

No Histórico tivemos duas suspensões em Reconquista da Natureza e Teferi, Manipulador do Tempo, e por motivos muito parecidos aos banimentos no Standard. Além disso, Reconquista está em 10% e Teferi em 20% dos jogos melhor-de-3 do formato no Arena, ambos com boas taxas de vitórias, então a mudança é bem vinda e deve promover mais diversidade no formato.

De qualquer forma as suspensões no Histórico são bem mais flexíveis por se tratar de um formato digital. Assim, após os lançamentos de Amonkhet Remasterizada de Ascensão de Zendikar é possível, ainda que improvável, que estas cartas retornem.

Movimento Anti-Combo

No Pioneer os banimentos tiveram raízes completamente diferentes, embora com o mesmo intuito geral de deixar o formato mais agradável. Inversor da Verdade, Kethis, a Mão Oculta, Balista Ambulante e Ruptura do Submundo estão BANIDAS do formato.

Cartas Banidas Pioneer 03/08

No artigo a Wizards explica que há vários decks viáveis e com taxa de vitórias saudáveis no Pioneer, mas ao mesmo tempo os arquétipos de combo como um todo são uma porção muito grande no formato. Quando a maioria dos seus jogos será enfrentando um desses decks isso acaba por restringir as escolhas que podem ser feitas na construção do deck e estragar sua experiência no formato em geral.

O grande fator que levou às mudanças, no entanto é bastante palpável, que é a participação dos jogadores. Os dados apontam que a participação nos eventos de Pioneer no Magic Online está em uma decrescente. Vendo isso a Wizards imagina que uma mudança poderia resgatar ou criar maior interesse no formato.

Com tudo isso em mente a Wizards se propôs a banir 4 dos combos mais populares do formato, cada um representado numa das cartas que listamos acima. Esse movimento foi feito com a promessa de continuar monitorando dados e feedback além de, claro, ativamente apoiar o Pioneer como formato.

Amonkhet Está de Volta

Já na terça-feira, dia 4, foi publicado mais um Estado do Jogo do Magic Arena trazendo informações para o update que o jogo recebe nessa semana no dia 13. E é claro que entre as novidades a que mais se destaca é o lançamento digital de Amonkhet Remasterizada.

Amonkhet Remasterizada

O set terá 338 cartas das coleções Amonkhet e Hora da Devastação e elas poderão ser obtidas pelas experiências Limitadas de Draft Premier e Selado, e por meio dos curingas. O set também terá boosters disponíveis para compra na loja, e depois de Jumpstart vimos a importância que isso tem na disponiblidade das cartas do set, então essa é uma boa notícia.

O evento de Selado estará disponível por duas semanas, de 13 a 21 de agosto, e o Premier Draft por cerca de um mês, de 13 de agosto a 17 de setembro. Os preços para entrada nesses eventos devem seguir os mesmos valores dos lançamentos regulares.

Essa é a segunda vez que as cartas desse bloco estarão disponíveis no arena, a primeira sendo no Beta do jogo. Desta vez elas vão dispor das melhorias de jogabilidade do cliente, como mostrar suas cartas que podem ser Embalsamadas ou Eternalizadas ao lado da sua mão. A coleção também conta com uma temporada de previews diminuta, cujas informações você encontra aqui.

Visuais de Amonkhet no Arena

Além de Amonkhet Remasterizada tivemos mais informações sobre a preparação para a rotação do Standard. A partir desta quinta, dia 13, dois novos modos de jogo serão adicionados, Standard 2021 Play e Standard 2021 Ranked, que permitem cartas de Trono de Eldrainde em diante.

Além disso os jogadores que logarem na plataforma antes de 17 de setembro receberão um pacote de Renovação para reconstruírem sua coleção de cartas para o novo Standard. Esse pacote deve incluir cartas individuais, boosters de Ascenção de Zendikar e um sleeve especial.

Mais novidades estão vindo para o Arena, vamos acompanhar!

Assim chega ao fim mais um Boletim. E você o que achou dos Banimentos pré-rotação? Seu interesse no Pioneer foi reacendido? E está empolgado para jogar com as cartas de Amonkhet novamente? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook, Twitter ou Instagram. Obrigado pela leitura.

Thiago Santos dos Artesãos do Magic

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.