Boletim dos Artesãos - Jogo Organizado de 2020-2021 | Magic
Escrito por artesaosdomagic
Publicado em 20/07/2020
706 Visualizações, 0 Comentários.
Olá e sejam bem-vindos a mais um Boletim dos Artesãos, gerado com o que de mais importante acontece no mundo de Magic: the Gathering. Tivemos uma semana agitadíssima onde até um anúncio de B&R foi ofuscado já que finalmente temos detalhes de uma estrutura de Jogo Organizado para 2020-2021. Além disso mais um Estado do Jogo do Magic Arena nos deu informações empolgantes sobre novos produtos que chegam à plataforma. Vamos logo às informações.
Temporada Competitiva 2020-2021 Anunciada
Passamos muito tempo no escuro sobre como funcionaria a estrutura do Jogo Organizado para a Temporada 2020-2021 já que tudo se tornou incerto em razão da pandemia do covid-19, mas isso acabou. Na terça-feira passada, dia 14, a Wizards finalmente revelou as primeiras informações sobre seu calendário de competições para o próximo ano. E o primeiro detalhe que chama atenção é a quase que completa ausência de eventos físicos, como não poderia deixar de ser.
As informações completas do anúncio você pode encontrar em dois artigos publicados pela Wizards. Também fizemos um Moment no Twitter para uma leitura mais rápida e fácil. Dito isso, vamos explicar brevemente como tudo vai funcionar.
A Temporada 2020-2021 será dividida em três etapas, cada uma delas ligada a um lançamento para o Standard, seguindo um modelo de classificação de 3 passos e culminando num Campeonato de Etapa. Tudo o que foi divulgado até agora foram os detalhes da primeira Etapa, a Etapa de Ascensão de Zendikar, então vamos a eles.
O primeiro passo para a classificação se dá no Arena e o objetivo é estar entre os melhores 1200 jogadores ranqueados da plataforma. Isso te dá direiro a participar de um Qualificatório de Fim de Semana na plataforma que são eventos de 2 dias. Haverão 3 destes qualificatórios na Etapa de Ascensão de Zendikar.
Campanhas de 7 vitórias no Dia 1 te passam ao Dia 2 e depois mais 7 vitórias te classificam ao Campeonato de Ascensão de Zendikar. Os jogadores de Magic Online também têm seus caminhos de classificação, mais notavelmente os Super Qualificatórios, que dão vaga aos vencedores.
O ponto final da etapa é o Campeonato de Ascensão de Zendikar evento com 15 rodadas de suíço e Top 8 que ocorrerá no Magic Arena. Nele os jogadores de todos os caminhos de classificação se juntam aos elencos da Magic Pro League e Liga de Rivais na disputa por uma premiação de U$250.000,00 e aqueles com 30 ou mais pontos são convidados para o Campeonato da etapa seguinte.
Isso, surpreendentemente já é tudo. A estrutura de forma alguma é perfeita ou fixa, já que ela não inclui o o jogo físico que, esperamos, voltará mais cedo ou mais tarde, mas supre os desafios dado o momento em que estamos. De qualquer forma só o fato de termos uma estrutura de competição clara já é animador, então vamos esperar pelo melhor!
MPL e Rivais na Temporada 2020-2021
Um aspecto indispensável para o Jogo Organizado recentemente é as ligas competitivas MPL e Rivais e dia 19 também ficamos sabendo qual será a forma de disputa que elas adotarão para a Temporada 2020-2021.
O modelo adotado foi o de jogo interno entre as ligas, mas muito diferente das temporadas passadas. Nessa temporada os 24 membros da MPL e os 48 Rivais jogarão entre si em 14 campeonatos distribuídos em 7 Fim de Semanas de Liga. Cada vitória nesses campeonatos dá 1 ponto para a classificação geral de cada liga e no fim da temporada ela decide o destino dos jogadores. Importante notar que os Fins de Semana de Liga são a única forma de conseguir pontos.
Para a MPL os Top 4 jogadores permanecem na liga e vão para o Mundial. Jogadores do 5º a 12º competem no Desafio da MPL, o torneio de pós-temporada da liga e os que estão do 13º a 24º são automaticamente rebaixados aos Rivais.
Para os Rivais o Top 4 também vai para a MPL e Mundial. Os que ficarem do 5º ao 20º competem no Desafio da MPL e os do 21º a 32º no Desafio de Rivais, outro torneio de pós-temporada. Por fim os jogadores do 33º a 36º permanecem como Rivais e os do 37º a 48º perdem seu status de liga e são rebaixados a Desafiantes.
Tudo muito simples até agora, então só falta explicar os torneios de pós-temporada. Sobre estes torneios ainda não temos algumas informações muito importantes, como a estrutura a ser usada. O que sabemos com certeza são os participantes, 24 para os dois torneios e decididos pela classificação como visto acima, com a adição dos os Top 12 Desafiantes dos Campeonatos de Etapa ao Desafio de Rivais.
A outra coisa que sabemos é o que os campeonatos representam em termos de composição de liga para a próxima temporada. No Desafio da MPL o Top 4 geral e Top 4 Rivais se juntam à MPL e os outros 16 melhores classificados se junta aos Rivais. O Desafio dos Rivais acontece de forma parecida, onde o Top 4 geral e os Top 4 Desafiantes se juntam à MPL e os outros 16 melhores se junta aos Rivais.
Isso é tudo o que sabemos. É muita coisa então vamos a uma retrospectiva do ponto de vista do jogador que não está em liga, que é a maioria de nós. Primeiro devemos ficar entre os 1200 melhores do Arena, seguimos para fazer 7 vitórias no Dia 1 e Dia 2 de um Qualificatório de Fim de Semana e continuamos ao ser um dos Top 4 Desafiantes de um Campeonato de Etapa, o que nos coloca no Desafio de Rivais. Daí só precisamos estar no Top 20 que definitivamente estaremos em uma das ligas na próxima temporada.
Novamente, o sistema não é perfeito, mas é bem claro sobre seus requisitos e caminhos. Ele tem algumas características marcantes, por exemplo a alta rotatividade da MPL, metade dela será obrigatoriamente nova, e o fato de que os Rivais podem ter um caminho mais fácil para a MPL do que seus próprios membros.
Essas são algumas das características que fez ressoar entre os profissionais de jogo, como Javier Dominguez, Andrea Mengucci e Ondřej Stráský que talvez esse seja o fim do Magic como carreira.
Como sempre, mais informações ainda são necessárias, então vamos aguardar e acompanhar!
Grandes Sets para o Arena
O Arena foi outro foco na semana e na segunda-feira fomos comunicados que o Invitacional Mítico que usará o Histórico foi adiado em duas semanas para os dias 10 a 13 de setembro. A mudança tem o objetivo de permitir uma melhor preparação para o evento, o que inclui o lançamento de Amonkhet Remasterizada à plataforma.
Na quarta-feira, dia 15, tivemos mais notícias do set através de Estado do Jogo do Magic Arena para o mês de julho. Nele a data de lançamento de Amonkhet Remasterizada foi confirmada para o dia 13 de agosto.
Isso não foi tudo, pois tivemos também o anúncio oficial de que Pioneer Masters está em desenvolvimento e chegará ao Arena ainda este ano. O set será um lançamento apenas digital e seguirá os moldes de Modern Masters, trazendo uma experiência relevante tanto no Limitado quanto no Construído.
Assim chega ao fim mais um Boletim. Esta semana tivemos grande anúncios e motivos para ficar empolgado por esse fim de ano de Magic. E você, o que achou da estrutura do Jogo Organizado? Achou a estrutura das ligas atrativa? E está empolgado para Amonkhet Remasterizada e agora Pioneer Masters? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook, Twitter ou Instagram. Obrigado pela leitura.
Thiago Santos dos Artesãos do Magic
Comentários