Boletim dos Artesãos - PTs de Reconquista | Magic

Escrito por
Publicado em 15/06/2020
880 Visualizações, 0 Comentários.

Olá e sejam bem-vindos a mais um Boletim dos Artesãos, composto de tudo o que de mais importante acontece no mundo de Magic: the Gathering. O grande assunto dessa semana não poderia deixar de ser os primeiros Players Tour Online que aconteceram nessa semana e o que eles significam para o Standard. Isso não é tudo, no entanto, pois tivemos mais suspensões no histórico e, claro, os previews de M21. Vamos às notícias!

Winota Suspensa

Uma semana depois de um anúncio de B&R que reconfigurou o Standard e o Histórico, como abordamos aqui, na segunda-feira passada, sem nenhum aviso, a Wizards publicou uma nova atualização, desta vez só para o Histórico, suspendendo Winota, Agregadora de Forças do formato.

O fato é que os banimentos anteriores não tiveram impacto algum em Winota no Histórico, já que neste formato o humano preferido da Agregadora de Forças sãos os Vândalos de Angrath, que servem como uma luva ao plano principal de ganhar por dano de combate. Em verdade os banimentos fizeram que um deck que já era absurdamente poderoso praticamente dobrasse em popularidade, de modo que uma nova ação era inevitável.

Winota e Vândalos de Angrath

Além do banimento a Wizards comunicou que para o Histórico, e somente para este formato, não haverá mais um período de notificação para anúncios deste tipo, o que serve melhor a sua natureza digital. Os jogadores podem ficar tranquilos e esperar estabilidade quando próximos aos grandes eventos, como o Invitacional que se aproxima, no entanto.

(Re)Conquista do Standard

Como já citamos, o Standard sofreu uma grande reconfiguração com banimentos duas semanas atrás, o que deixou os jogadores imaginando qual cara o formato teria para o primeiro fim-de-semana de Players Tour. A grande expectativa é que o formato voltasse a um estado pré-Ikoria com a exclusão dos decks de Fogos da Invenção.

Foi isso que aconteceu, ao menos em parte, pois um deck voltou com mais força que os demais, o Temur Reclamation. O deck centrado em torno do encantamento Reconquista da Natureza tem tido suas idas e vindas desde que foi lançado. Ele também opera garantindo quantidades ridículas de mana, assim como Fogos, mas trabalha melhor com mágicas e habilidades instantâneas, restrição que o deixou fora do alvo do anúncio de B&R.

Deck Temur Reclamation - Arena Standard

Elias Watsfeldt 1º Lugar Players Tour Online 1 2020

Autor: artesaosdomagic

 

Embora bem posicionado antes do banimento ele estava sendo mantido sob o controle estrito de Teferi, Manipulador do Tempo. O desaparecimento do melhor deck que usava o planeswalker, Jeskai Lukka, foi o fator necessário para que ele voltasse com tudo e assumisse o topo do formato.

O deck era visto como a melhor escolha para os torneios do fim-de-semana e na decisão de se unir ou se opor a ele a resposta foi clara como água. No Players Tour Online 1 incríveis 40.50% dos jogadores inscreveram Reconquista para batalhar no Dia 1. No No Players Tour Online 2 a porcentagem foi menor, mas ainda impressionante, 29.34%.

Somando os dois eventos tivemos um total de 150 jogadores pilotando o deck para uma parcela do metagame de cerca de 35%.

Os decks que seguiram são exatamente aqueles que você deve estar imaginando, mas nenhum deles chegou sequer perto da marca do Temur. Em segundo lugar esteve o Jund Sacrifice com um agregado de 12,6% entre o PTO1 e PTO2. Logo em seguida Sultai Ramp com 9,8%, carregando Baixas de Guerra para lidar com as permanentes mais problemáticas. Fechando os quatro decks mais populares ficou o Bant Ramp, novo melhor deck de Teferi, com 8,4%.

Outro dado alarmante e que vale prestar atenção é que 3 dos 4 decks mais populares são decks de Espiral de Crescimento e Uro, Titã da Ira da Natureza, somando para cerca de 56% dos decks do campeonato.

Fatia de metagame não quer dizer muita coisa se o deck não performar bem, então vamos aos dados de embate dos dois campeonatos combinados, coletados pelo usuário do Twitter Alonso Astroza. Aqui vemos outra clara dominância de Temur Reclamation, o deck que mais venceu no fim de semana, 57% das partidas.

Dados de Embate PTO 1 e 2

Entre os decks mais jogados somente um outro esteve acima dos 50% e este foi o Bant Ramp, que venceu 53% de suas partidas. Tão importante quanto isso é o fato de que ele foi o único entre os mais populares que teve um embate favorável contra o Temur.

Esses dados são ótimos para um olhar geral do formato, mas para ganhar um campeonato são necessárias performances individuais. E o Temur Reclamation também foi muito bem servido nesse quesito no que foi realmente um fim-de-semana singular para o deck.. No PTO1 o deck tomou 6 das vagas para o Top 8 e no PTO2 4 das vagas ficaram com ele. 

Não parando nisso o deck seguiu avançando no mata-mata de forma que a final dos dois campeonatos foram partidas mirror. Com uma dominância desse calibre pelo menos é um alívio que o mirror é interessante de se assistir. Assim Elias Watsfeldt e Ryuji Murae foram vencedores dos Players Tour Online 1 e 2 respectivamente com o Temur. Parabéns aos campeões!

O que esperar do futuro, então? Bem, o deck deve ter mais uma semana sem ser afetado, já que temos mais dois Players Tour Online no fim-de-semana seguinte. A previsão otimista é que talvez o Bant Ramp, com algum ajuste fino, consiga ameaçar a posição do Temur Reclamation, o que seria interessante pois o deck não parece se segurar de pé contra o Jund Sacrifice, que por sua vez parece fraco contra o Sultai Ramp. De todas as formas não faz mal se preparar para mais um banimento.

Previews Básicos de M21

Estamos nos aproximando do fim da temporada de previews da Coleção Básica 2021 e a esta altura as cartas de planeswalkers restantes foram propriamente reveladas, então boas vindas as novas versões de Garruk e Chandra.

Garruk e Chandra em M21

Entre os reprints vemos mágicas reativas muito poderosas, o que deve se provar útil, já que as remoções também vêm para impactar, e desta vez com potencial para incomodar os planeswalkers.

Respostas e remoções em M21

Também podemos nos animar pelas cartas novas, pois algumas têm potencial para afetar tanto o Standard quanto outros formatos, como Modern, Pioneer e até o Legacy!

Novidades de M21

Ainda faltam algumas cartas a serem reveladas e depois disso os previews de Jumpstart começam sem tempo para pausa. Acompanhe!

Assim encerramos mais um Boletim. O que achou dos Players Tour Online? Gostou do modelo de competição e transmissão? E sobre o Temur, acha que vai dominar mais um fim-de-semana? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook, Twitter ou Instagram. Obrigado pela leitura.

Thiago Santos dos Artesãos do Magic

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.