Boletim dos Artesãos - Eventos Físicos Cancelados | Magic

Escrito por
Publicado em 01/06/2020
857 Visualizações, 0 Comentários.

Olá e sejam bem-vindos a mais um Boletim dos Artesãos, preparado com o que de mais importante acontece no mundo de Magic: the Gathering. Nessa edição, quebrando a sequência de eventos anunciados, temos más notícias a respeito dos futuros eventos físicos do jogo. Por outro lado, nesse fim de semana tivemos o primeiro Aberto do Arena, o primeiro evento da plataforma a premiar com dinheiro. Então vamos às notícias!

Grandes Eventos Físicos Cancelados

Na sexta-feira a notícia que todos estavam temendo, mas já esperando, finalmente chegou. Por meio de uma carta Elaine Chase, Vice-Presidente de Esports do Magic, comunicou que todos os eventos grandes e de alto-nível do jogo físico estão cancelados em 2020. “Sem dúvida nossa grande prioridade é com a saúde e segurança dos jogadores, apresentadores, artistas, equipes do evento e todos os outros que fazem o jogo competitivo do Magic possível e maravilhoso” disse Chase no comunicado.

Como consequência todas as mais de 20 MagicFests que ainda compunham o calendário de 2020 estão agora canceladas, algumas delas sendo alguns dos eventos mais aguardados do ano, como a MagicFest Las Vegas, que ocorreria em agosto.

Agenda Original de MagicFests

Ela reforçou que isso não significa o fim do jogo competitivo no Magic, já que mudanças foram feitas para que esse tipo de experiência continue de modo seguro mesmo em tempos de pandemia. Exemplos disso são a transição dos eventos da Temporada Parcial 2020 para o Arena, como vimos aqui semana passada, o MagicFest Online e o FNM de Casa.

E as mudanças e novos oportunidades de jogo online vão continuar sendo anunciadas. A maior delas é que o calendário competitivo do jogo vai abandonar o modelo anual e adotar um modelo de temporada baseado em sets começando na primavera com a Temporada de Ascensão de Zendikar. Este novo modelo tem a intenção de ser mais flexível e adaptável às condições da pandemia e do próprio feedback dos eventos.

Embora não muito mais tenha sido revelado sobre o modelo, num outro artigo sobre a Temporada Ranqueada no Arena foi confirmado que a Temporada de Zendikar terá um torneio no estilo suíço com prêmios a serem disputados, cobertura do evento e alimentado por qualificatórias.

Neste mesmo artigo foi confirmado que os melhores 1200 jogadores de ranque Mítico no Arena continuarão sendo convidados para qualificatórios que os levarão ao alto nível de competição do jogo nos meses de junho, julho e agosto. Embora não tenha sido explicitamente citado é provável que sejam os mesmos torneios citados anteriormente.

Finalmente, quando perguntado se os eventos físicos retornarão em 2021 o perfil do Magic Esports no Twitter nos deu uma perspectiva não muito boa dizendo que quando o jogo competitivo físico retornar, a expectativa é que ele acontecerá em comunidades hiper-locais, mas só quando e onde a realização seja segura. Ele ainda finalizou dizendo que “Ficaríamos muito agradavelmente surpresos se chegássemos nesse ponto em 2021.”

Importante salientar que tudo isso se aplica somente aos grandes eventos competitivos do Magic. O jogo em loja deve voltar respeitando as condições sanitárias e exigências de cada região individualmente.

Elaine Chase terminou sua carta afirmando que o Magic não vai parar. “Nós mudamos, nós nos adaptamos, nós continuamos jogando.” Ela ainda disse que o Magic e sua comunidade são fortes. Este desafio será superado, torçamos para que seja o mais breve.

Os Decks do Aberto do Arena

Como trouxemos aqui semana passada neste sábado tivemos o primeiro Aberto do Arena, o primeiro evento da plataforma a premiar as melhores performances com dinheiro. O evento inovou em sua fórmula ao trazer o Standard nos dois dias de competição, mas mudando de melhor-de1 para melhor-de-3 na segunda fase do torneio. Outro detalhe interessante do torneio foi a possibilidade de disputar quantas vezes fosse necessário o Dia 1 até conseguir a classificação.

Aberto do Arena

Mudar de melhor-de1 para melhor-de-3 pode parecer uma diferença sutil, mas é muito importante para os jogadores mais experientes, ainda mais quando decks diferentes podem ser registrados nas diferentes fases do torneio, o que tornou a decisão de deck um ponto de escolha interessante no Aberto do Arena.

Em geral no jogo melhor-de-1 uma das rotas mais confiáveis é escolher o deck que vença mais rápido ou mesmo o que menos se importe com a interação do oponente, o que nem sempre se alinha com ser o melhor deck do formato no melhor-de-3. Assim, uma grande parte dos jogadores se decidiu se concentrar em torno de Winota, Agregadora de Forças ao invés de optar por Jeskai Lukka.

A versão mais recente do deck chefiado pela Agregadora de Forças abandona a simplicidade das cores Boros ou mesmo Jeskai e adiciona o Verde, não buscando mais interação, mas sim consistência. A adição dá ao deck acesso a 4 Neoformar que se torna as cópias 5-8 de Winota quando se tem um dos múltiplos drop-3 em campo de batalha. Fora isso o deck funciona como sempre, tentando maximizar uma Winota tão cedo como Turno 3 para começar a tomar o controle das permanentes do oponente com o Agente da Traição.

Winota e Neoform

Entre os grande nomes que escolheram o deck estão o membro da MPL Lee Shi Tian e Seth Manfield e os Rivais Kai Budde, Sebastián Pozzo e Kenji Egashira.

Passando para o Dia 2, no entanto, a presença do sideboard se faz valer e não há construção melhor que o Jeskai Lukka no formato atualmente. E assim concordam uma grande quantidade de jogadores, incluindo alguns membros da MPL, como Ondřej Stráský e Paulo Vitor Damo da Rosa, e confirmado pelo relato dos participantes.

A grande questão é se estes decks sobreviverão a esta segunda-feira, já que uma atualização de Banidas & Restritas que abrange o Standard e o Histórico, e também abordará a mecânica de Companheiro foi marcado para hoje. O curioso é que tanto Winota quanto a combinação Lukka, Pária Gibão de Cobre + Yorion, Nômade Celeste são fortes candidatos ao martelo em ambos os formatos.

Agora, se você busca uma um deck fora do radar dos resultados do Aberto do Arena, Willy Edel pode ter o deck certo para você. O padrinho do Magic competitivo brasileiro fez um perfeito 7-0 no Dia 2 com o deck que ele vêm aprimorando, o Simic Mutate.

 

Assim finalizamos mais um Boletim dos Artesãos. O que você achou do cancelamento dos grandes eventos físicos? Compartilha da visão da Wizards de que eles não voltarão tão cedo? E o que espera do Standard depois da B&R de hoje? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook, Twitter ou Instagram. Obrigado pela leitura.

Thiago Santos dos Artesãos do Magic

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.