Appliancer: O Deck dos Eletrodomésticos | Yu-Gi-Oh!

Escrito por
Publicado em 02/06/2020
1154 Visualizações, 0 Comentários.

Salve duelistas, como vão vocês?

Foi anunciado a alguns dias atrás, na coleção Collection Pack 2020 que será lançado em poucos dias no OCG o Deck Appliancer. Eles foram usados por Roboppy, no Anime Yu-Gi-Oh! VRAINS e acabaram caindo nas graças de boa parte do público por conta da sua jogabilidade e pelo seu design simples, mas que mistura elementos da natureza e mitologia com equipamentos eletrodomésticos. O Arquétipo é formado por monstros do Tipo Máquina, onde grande maioria são do Atributo TREVAS, e o seu estilo de jogo consiste em Invocar rapidamente os seus monstros de Main Deck com o intuito de fazer um Link Spam de monstros do Arquétipo, que possuem efeitos variados a depender se estão ou não co-linkados. Tá afim de conhecer um pouco mais do Deck? Então, venham fazer um test drive!

Para começar, vamos falar dos dois principais monstros do Main Deck. O Appliancer Socketroll é um monstro de Nível 1 (assim como os demais monstros de Main Deck até então) com 100 de ATK e DEF. Caso você controle um monstro "Appliancer" (incluindo ele mesmo), você pode Invocá-lo por Invocação-Especial da sua mão. Uma vez em campo, caso você Invoque por Invocação-Especial outro "Appliancer Socketroll", você pode Invocar 1 "Appliancer Socketroll" do seu Deck. Esse efeito sozinho pode trazer até três monstros para o campo, e dá a ele o status de "estrela" do Deck. Entretanto, ele não precisa fazer tudo sozinho. O Appliancer Copybokkle que possui 0 de ATK e DEF é um monstro que caso esteja na sua mão, te permite dar alvo em um monstro "Appliancer" no campo, e depois é Invocado por Invocação-Especial. Ao entrar em campo, ele o nome dele é tratado como sendo o do monstro que ele deu alvo, o que também desencadeia o efeito do Socketroll caso ele seja o alvo desse efeito. Além disso, ao ser banido do Cemitério, o Copybokkle te permite dar alvo em um "Appliancer" no campo, e Invocar 1 monstro de mesmo nome da mão ou do Cemitério, o que acelera e muito as jogadas do Deck, já que pode reutilizar recursos.

O último monstro de Main Deck até então é o Appliancer Breakerbuncle. Ele não é tão versátil quanto os outros e nem ajuda tanto assim no spam, e ainda é um monstro de ÁGUA, mas tem sim as suas utilidades. Ao descartá-lo, você pode evitar que um monstro "Appliancer" seja destruído em batalha e também não sofre nenhum dano dessa batalha. Esse efeito é muito útil tendo em vista o baixo poder de ataque dos monstros do Arquétipo. Ele também pode se banir do campo ou Cemitério para proteger um monstro "Appliancer" de ser destruído por efeitos, outro efeito importante que protege o Deck de algumas situações desagradáveis. Vale lembrar que nenhum desses efeitos é uma vez por turno, então você pode utilizá-lo quantas vezes puder e quiser.

Partindo para o Extra Deck, começaremos pelos melhores monstros dele. O Appliancer Celtopus é um monstro de Link-2 (único do Arquétipo até então) que necessita de 2 monstros "Appliancer" para ser Invocado. Primeiramente, é importante salientar que caso ele esteja linkado (apontando) para algum monstro, ele não pode ser alvo de ataques ou efeitos, o que é válido já que ele possui 0 de ATK. Depois do campo estabelecido, ele proporciona dois efeitos muito bons para o Arquétipo. O primeiro efeito diz que, quando um monstro "Appliancer" batalhar, ele ganhará 1000 de ATK para cada monstro co-linkado com essa carta. Isso pode gerar um boost de até 2000 de ATK, o que pode ser muito interessante e auxiliar num possível OTK. Já o seu segundo efeito diz que, uma vez por turno, caso um monstro "Appliancer" que não esteja co-linkado a ele for destruído, você pode comprar 1 carta. Ambos os efeitos são muito bons, e aumentam tanto o poder ofensivo quanto o defensivo do Deck.

Já o Appliancer Laundry Dragon pode parecer controvérso, mas não é. Assim como os outros monstros de Link-1 do Arquétipo, ele não pode ser usado como Matéria Link no turno em que é Invocado por Invocação-Link. Pelo seu efeito, nenhum jogador sofre dano de batalha por ataques que o envolvem, e não, isso não é ruim já que ele possui outros efeitos que compensam essa desvantagem para você. Uma vez por turno, depois do cálculo de dano, se ele estiver co-linkado e batalhou com um monstro, você pode banir aquele monstro sem dar alvo. Isso é forte, e pode lidar com muitas coisas do jogo que são imunes a destruição ou a serem alvos de efeitos (eu preciso dizer, Avramax?). No entanto, se ele não estiver co-linkado e batalhar com um monstro, você pode destruir aquele monstro (também não dá alvo) e infligir dano ao oponente igual ao ATK original do monstro destruído. O mais interessante é que o próprio Arquétipo oferece maneiras para que você use ambos os efeitos no mesmo turno.

Como eu havia dito, o próprio Arquétipo oferece maneiras de que você use os dois efeitos dos seus Monstros Link no mesmo turno. Tudo isso é possível graças ao Appliancer Dryer Drake. Uma vez por turno, durante a Fase de Batalha, se ele estiver co-linkado, você pode inverter a posição de dois monstros "Appliancer" que estão na Main Monster Zone (incluindo o próprio Dryer Drake) e o outro monstro que foi invertido de posição por esse efeito pode atacar de novo. Ou seja, se utilizado juntamente com o Laundry Dragon você pode banir e destruir 1 monstro no mesmo turno, e ambos ganharão 2000 de ATK graças ao efeito do Celtopus. Outro fato importante é que, caso não esteja co-linkado e seja alvo de um ataque, o Dryer Drake pode negar esse ataque, afinal ele tem 0 de ATK não é mesmo? Ah, e caso ele esteja linkado, também ganhará 1000 de ATK. Talvez não seja tão relevante assim, mas é importante citar isso, meu caro.

Precisa recuperar seus monstros para prosseguir com suas jogadas? Não tem problema! O Appliancer Kappa Scale é o monstro "vapt-vupt" do Arquétipo, já que ele tá sempre atrasado e com pressa, e quase nunca vai ficar no campo. Caso esteja co-linkado, você pode Tributá-lo para dar alvo em um Monstro Link "Appliancer" no seu Cemitério, exceto ele mesmo, e Invocá-lo por Invocação-Especial. Isso é importante para reviver monstros como o Laundry Dragon que pode ter sido destruído em alguma batalha. Ainda assim, caso não esteja co-linkado, você pode Tributá-lo para Invocar por Invocação-Especial 1 monstro "Appliancer" de Nível 4 ou menor do Cemitério, que poderá ser utilizado como Matéria Link. Basicamente, com esse monstro, você terá acesso aos melhores Monstros Link do Arquétipo.

O último Monstro Link do Arquétipo é o Appliancer Vacculephant. Ele é o único que possui um efeito que pode ser ativado independemente ou não de estar co-linkado, mas assim como os outros, também possui dois efeitos distintos para cada situação. Caso ele não esteja co-linkado, poderá atacar diretamente, e isso o torna outro alvo interessante para o efeito do Dryer Drake. No entanto, caso ele esteja co-linkado, possui um efeito ainda mais interessante, já que simplesmente pode dar alvo em um monstro do oponente e destruí-lo. Sem mais, nem menos. Ele simplesmente chega com tudo. E o seu outro efeito, que ativa independemente de onde ele esteja, diz que, ao descartar 1 carta você pode dar alvo em uma carta do oponente e destruí-la. Literalmente, ele quer "aspirar" o campo do oponente, mas você só pode usar 1 desses efeitos por turno.

Tá faltando aquela peça chave pro seu combo? Não faz mal. A Appliancer Electrilyrical World é uma Magia de Campo que ajuda e muito o Arquétipo. Ao ser ativada, ela te permite adicionar 1 carta "Appliancer" do Deck à sua mão, exceto uma Magia de Campo. Isso aí, possibilita que suas jogadas sejam estendidas, e claro deixa o Deck mais consistente. Pra variar, essa carta também facilita o uso dos efeitos do Laundry Dragon já que quando um monstro declara um ataque, você pode mover 1 monstro "Appliancer" para outra zona no campo. Banir ou destruir, fica por sua conta. E, caso você faça uma Invocação-Link de um "Appliancer" pode adicionar 1 "Appliancer" do Cemitério para à mão, o que de novo, serve para optimizar suas jogadas.

Tá pensando que acabou!? Quase, quase.... mas, antes é necessário falar sobre as duas últimas cartas do Arquétipo até então. A Appliancer Reuse pode reviver 1 "Appliancer" do Cemitério, com a condição de retorná-lo para o Deck quando ele deixar o campo. Isso não é uma vez por turno, e pode inclusive ser abusada dentro do Arquétipo, sendo utilizada para trazer monstros que serão utilizados como matéria para Invocações-Link de monstros mais fortes, como os Knightmares. Já a Appliancer Test revive tantos monstros de Link-1 do Arquétipo quanto forem possíveis nas zonas em que algum Link Appliancer apontar. Com isso, você pode revivê-los em zonas onde o Celtopus aponta, utilizar os seus efeitos e depois utilzá-los como matéria para outras Invocações-Link, já que eles serão banidos durante a Fase Final pelo efeito da Test se permanecerem em campo.

PARAPARAPARAPARAAAA!

Ainda não acabou! Se você ficou curioso e deseja conhecer mais do Arquétipo e todos os seus possíveis combos, te convido a assistir o vídeo que irá ao ar amanhã no canal Cyberse Team BR, às 07h00! E claro que, não deixe de conferir os preços mais baixos do mercado aqui na plataforma!

Até a próxima galerinha!

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.