Boletim dos Artesãos - Jogo Organizado no Arena | Magic

Escrito por
Publicado em 25/05/2020
970 Visualizações, 0 Comentários.

Olá e sejam bem-vindos a mais um Boletim dos Artesãos, preparado com tudo o que de mais importante acontece no mundo de Magic: the Gathering. Tivemos uma semana muito movimentada e especialmente boa para o Arena, com grandes torneios sendo anunciados para a plataforma. Isso não foi tudo, no entanto, pois tivemos anúncio de B&R e de produto novo. Vamos logo nos inteirar sobre estes assuntos.

Companheiros Banidos no Legacy e Vintage

Já na segunda-feira, dia 18, tivemos a atualização da lista de Banidas & Restritas que fomos prometidos, e como já sabíamos de antemão quais formatos receberiam mudanças ficou bem fácil advinhar quais cartas seriam banidas: Lurrus da Toca Onírica recebeu o martelo em ambos Legacy e Vintage, enquanto Zirda, o Brilho da Aurora foi banida apenas no Legacy. O motivo também é bastante evidente para quem vem acompanhando minimamente os formatos.

Lurrus e Zirda

Desde o lançamento de Ikoria: Terra de Colossos Lurrus tomou quase por completo estes dois formatos, que têm sua base de cartas o mais ampla possível num jogo de Magic, contendo inúmeras permanentes poderosíssimas e de baixo custo, exatamente as que fazem um par perfeito com o Companheiro.

Sendo assim o suposto custo de revelar o felino no começo do jogo era ínfimo em comparação com a vantagem obtida em usá-lo. Lion's Eye Diamond e Black Lotus não precisavam de Lurrus para ser algumas das cartas mais poderosas do jogo, mas aceitaram a ajuda de bom grado.

O resultado foi que os decks com Lurrus no Sideboard chegaram a mais de 55% de vitórias em ambos os formatos e fizeram isso representando uma grande parte do Metagame. Todos esses são motivos mais que suficiente para o banimento.

O caso de Zirda é diferente, no entanto. Embora tenham uma boa taxa de vitórias os decks da raposa ainda não chegaram a ser expressivos no Metagame. A Wizards considera que isso seria apenas questão de tempo, pois a combinação com Monolito Sinistro é forte demais para passar despercebida, de forma que optou por já banir a carta.

Ainda tivemos dois outros banimentos no Brawl. Magistrado de Drannith, de maneira parecida com Luneta Enfeitiçada invalida completamente os comandantes, neste caso os impedindo de sequer serem conjurados, então foi banido. Winota, Agregadora de Forças por sua vez se mostrou popular demais entre os jogadores experientes e seu banimento busca aumentar a diversidade no formato.

Magistrado de Drannith e Winota

Foram apenas esses banimentos nessa rodada, mas, se formos ouvir as reclamações dos jogadores, mais virão chegando até no Standard. Por hora vamos aguardar!

O Jogo Organizado Volta no Arena

Tivemos grandes anúncios de grandes campeonatos chegando no Arena nessa semana. Na terça-feira, dia 19, tivemos mais um Estado do Jogo, que anunciou os Abertos do Arena, com o primeiro ocorrendo já nesse sábado, dia 30.

Os Abertos do Arena serão campeonatos competitivos perfeitos para os jogadores que buscam experiências que requerem alto nível de habilidade, o que se reflete na entrada, 20.000 ouro ou 4000 gemas. No Dia 1 joga-se Standard melhor-de-1 até 7 vitórias ou 3 derrotas, com a 7ª vitória dando vaga no Dia 2. O Dia 2 muda para Standard melhor-de-3 com jogadores competindo até 7 vitórias ou 2 derrotas.

Os prêmios também são destaques no evento com os jogadores que alcançarem 6 e 7 vitórias no Dia 2 recebendo U$1000,00 e U$2000,00 respectivamente. Para a participação é necessário ser maior de 18 anos. Os demais termos e condições você encontra aqui.

Quem achou que este seria o grande anúncio da plataforma na semana se enganou, pois já no dia seguinte a Wizards comunicou a retomada do Jogo Organizado em 2020. Todos os eventos cancelados e futuros do Players Tour, incluindo as Finais, e os Invitacionais Míticos da Coleção Básica 2021 e de Ascenção de Zendikar serão substituídos por versões online no Magic Arena.

Importante notar que todos os convites dados para os eventos que serão substituídos serão honrados através dos torneios do Magic Arena, seja qual for a origem do convite. Além disso esses convites não poderão ser passados para eventos futuros.

Para os eventos do Players Tour as Séries 2 e 3 foram fundidas em uma série de eventos no Magic Arena. Para o que seriam os análogos dos eventos regionais, acontecerão 4 Players Tour no Arena nos fins de semana de 13 e 19 de junho. Todos usarão o Standard melhor-de-3 como formato, com 15 rodadas de suíço e um Top 8, e terão premiação total de U$150.000. Os jogadores com 33 pontos ou mais ganham vaga para as Finais.

Seguindo então para as Finais do Players Tour ela ocorrerá em 25 e 26 de julho com o mata-mata uma semana depois, no dia 1 de agosto. O formato também será o Standard melhor-de-3, mas com 14 rodadas de suíço antes do Top 8. A premiação total do evento é U$250.000.

O Invitacional Mítico, por sua vez, será de 28 a 30 de agosto e este traz uma novidade um tanto quanto inesperada: pela primeira vez veremos o Histórico num campeonato de alto nível. Em termos de estrutura essa é basicamente a única diferença entre este evento e as Finais do Players Tour, já que ele também terá 14 rodadas de suíço antes do Top 8 e premiação total de U$250.000.

Esse ainda não é o fim da temporada, pois a Wizards decidiu criar um novo evento, as Grande Finais da Temporada 2020. Detalhes como data e estrutura do evento ainda não foram revelados, mas já sabemos que os Top 16 tanto das Finais do Players Tour quanto do Invitacional Mítico se classificam para esse campeonato de premiação total de U$250.000.

Caminho da Temporada 2020 no Arena

Este anúncio, que é provavelmente a última tentativa da Wizards de salvar o ano, não foi tão bem recebido pelos profissionais. Entre as reclamações está o imenso corte em premiação que todos os torneios sofreram, a impossibilidade de passar os convites para eventos futuros e o atual estado do Arena, que torna torneios dessa escala impraticáveis remotamente.

Da perspectiva de espectador a notícia da volta dos campeonatos é muito animadora, desde haja cobertura apropriada, outro fator que ainda falta ao Arena. A Wizards ainda tem algum tempo para aparar arestas antes que os torneios aconteçam. Vamos acompanhar por aqui como a situação vai se desenvolver.

Anunciado Double Masters

Depois de anúncios tão grandes ainda tivemos na quinta-feira, dia 21, o anúncio do retorno das coleções Master com o set Double Masters, uma coleção com o dobro de raras, de foils e de box-toppers. O lançamento está agendado para 7 de agosto.

Colosso de Aço Nefasto, Atraxa e Temporada da Multiplicação

Double Masters terá 332 cartas e boosters de 15 cartas com 2 raras e 2 foil em cada. Além disso as caixas da coleção virão com 24 boosters e dois box-toppers e ao draftar o set cada jogador selecionará não uma, mas duas cartas com a primeira escolha de cada pacote. Algumas cartas já foram reveladas em sua versão normal e também em arte alternativa, como virão nos box toppers.

Kalia e Cripta de Mana

Os previews de Double Masters chegam no fim de julho!

Assim se encerra mais um Boletim dos Artesãos. O que achou dos Companheiros banidos no Legacy e Vintage? Acha que acontecerão em outros formatos? E quanto aos torneios do Arena está empolgado? E ainda o que espera que esteja em Double Masters? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook, Twitter ou Instagram. Obrigado pela leitura.

Thiago Santos dos Artesãos do Magic

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.