Boletim dos Artesãos - Lukka Toma o Standard | Magic

Escrito por
Publicado em 18/05/2020
513 Visualizações, 0 Comentários.

Olá e sejam bem-vindos a mais um Boletim dos Artesãos, fechado com o de mais importante acontece no mundo de Magic: the Gathering. Na edição de hoje temos mais um adiamento, ainda que curto, causado pela pandemia e resultados do Standard com o primeiro Qualificatório Internacional do Red Bull Untapped. Vamos às notícias!

Secret Lair: Ultimate Edition Adiada

Um dos itens mais aguardados do ano, exclusivo das lojas que fazem parte da Wizards Play Network, o Secret Lair: Ultimate Edition, teve seu lançamento adiado por duas semanas. A pandemia do covid-19 causou um atraso na manufatura do produto, que tem sua data mudada de 29 de maio para 12 de junho.

O produto, sobre o qual já falamos sobre aqui, traz o tão aguardado reprint das fetchlands de combinação inimiga, originalmente vistas em Zendikar e com um único reprint em boosters em Modern Masters 2017. Estes terrenos são basicamente onipresentes e imprescindíveis na construção das bases de mana dos formatos Eternos, no entanto, a celebração sobre Secret Lair: Ultimate Edition não foi geral.

Secret Lair: Ultimate Edition

A primeira falha apontada pelos jogadores é que o produto dificilmente teria algum impacto sobre os preços destas cinco cartas, ou seja, não tem valor como política de reprint. Isso se dá pelo fato de que cada Secret Lair: Ultimate Edition contém apenas uma cópia de cada terreno, sendo necessário comprar 4 unidades para adquirir um playset de cada.

O problema ainda é agravado, pois, a princípio, as lojas receberão um limite de 10 unidades do produto, muitas vezes até menos, o que é um limitante severo na oferta e praticamente impossibilita a compra de múltiplos.

A segunda ofensa de Secret Lair: Ultimate Edition foi no preço. No vídeo de anúncio do produto Blake Rassmussen indicou que esperava que o produto tivesse preço um pouco acima de Commander Anthology, que teve preço sugerido de U$165,00. O que aconteceu na verdade foi muito longe disso.

As primeiras listagens de Secret Lair: Ultimate Edition colocaram o produto na casa dos U$400,00, mais que o dobro do valor esperado. Isso enquanto comprar cada uma das cartas individualmente somava para um número em torno de U$250,00. Dessa forma o preço pode ser considerado uma falha terrível.

Agora Secret Lair: Ultimate Edition abaixou para em torno de U$350,00 no site da TCGPlayer, mas esse é um valor ainda muito superior ao citado. Aqui no Brasil o produto é listado com valor médio de R$ 1.455,30 na Liga Magic, enquanto as singles podem ser compradas por em torno de R$900,00.

As críticas talvez possam levar a Wizards a repensar sua política de reprints e lançamento de produtos como a Ultimate Edition. Por outro lado a caixa esgotou rapidamente em várias lojas. Estaremos aqui para acompanhar como a questão se desenvolverá no futuro.

Lukka Dominante

Em nossa última visita ao Standard, pouco depois do lançamento de Ikoria: Terra de Colossos, Keruga, o Macrossábio era o Companheiro que reinava, com um deck que dissemos estar quase finalizado em Jeskai Fires. Muita coisa mudou no formato desde então e agora vemos um cenário em que o Companheiro que se assenta no topo é Yorion, Nômade Celeste e a versão mais popular de um deck com Fogos da Invenção é o Jeskai Lukka.

O deck, como padrão, é repleto de encantamentos com habilidades poderosas que se ativam quando entram no campo de batalha e são reutilizadas quando o Companheiro se junta à festa. Aliado a isso temos os efeitos de Teferi, Manipulador do Tempo e o último capítulo de Elspeth Derrota a Morte para fazer com que a aparição de Yorion não seja algo que ocorre apenas uma vez por jogo, mas sim um mecanismo confiável que afoga o oponente pouco a pouco.

O ponto de virada do deck, no entanto, está no planinauta Lukka, Pária Gibão de Cobre. Com ele em campo todos os tokens gerados por seus encantamentos, além do Castelo do Vale Arden, se transformam imediatamente no humano favorito do Standard, Agente da Traição. Este por sua vez pode ser integrado ao mecanismo citado acima de forma brutal, tomando controle de todas as mais preciosas as posses do oponente.

Se isso não bastar o sideboard do deck é meticulosamente preparado. A partir dele o deck pode se transformar num Jeskai Control, trazendo suas contra-mágicas, que fazem um ótimo par com Teferi, ou ainda trazer remoções e efeitos de cólera para lutar contra estratégias centradas em criaturas.

Deck Jeskai Lukka - Arena Standard

KENICHIRO OMORI, 2º Lugar Red Bull Untapped International Qualifier I

Autor: artesaosdomagic

 

Juntando tudo você tem um deck realmente formidável que é tido como indubitavelmente o melhor deste Standard. Porém ter um alvo nas suas costas não é o suficiente para pará-lo, como indicam os dados do Qualificatório Internacional I do Red Bull Untapped, que contou com 2467 inscrições.

Na análise do Metagame vemos Jeskai Lukka no topo com cerca de 19% do campo, quase o dobro do segundo arquétipo mais popular, Boros Cycling, que teve cerca de 9%. Completando os decks mais jogados do campeonato tivemos Temur Reclamation e Mono-Red Obosh com cerca de 8%, Bant Yorion com cerca de 4% e Lurrus Rakdos Sacrifice com cerca de 3%.

Quando um deck chega no nível de popularidade que Lukka chegou neste campeonato se espera que as partidas mirror puxem sua porcentagem de vitórias para baixo, especialmente quando o número de jogadores vai diminuindo nas diferentes fases do torneio e elas se intensificam. Jeskai Lukka, no entanto, não mostrou nenhuma consideração por esse obstáculo conseguindo incríveis 61% de vitórias em suas partidas.

A resiliência e refino na construção do deck é mostrada quando vemos que ele ganha uma porção parecida de jogos antes e depois do sideboard. Dos decks citados acima o que mais se aproxima em porcentagem de vitórias é o Temur Reclamation, que ganhou cerca de 54% de suas partidas.

Mesmo com números tão incríveis o deck não conseguiu agarrar o título, que ficou para um deck que performou mal no campeonato, o Azorius Yorion, o que pode ser de certa forma um alívio. No entanto, se há um deck no Standard capaz de dominar o formato, e talvez até atrair alguns banimentos, este seria o Jeskai Lukka.

Encerramos assim mais um Boletim. Hoje é dia de Banidas & Restritas e você provavelmente já viu o que mudou. E então, o que achou das mudanças? Teria feito mais alguma? E no Standard, acha que vai acontecer algum banimento em breve? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook, Twitter ou Instagram. Obrigado pela leitura.

Thiago Santos dos Artesãos do Magic

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.