Boletim dos Artesãos - Os "Ses" e "Quandos" do Magic | Magic

Escrito por
Publicado em 11/05/2020
686 Visualizações, 0 Comentários.

Olá e sejam bem-vindos a mais um Boletim dos Artesãos, que leva a você tudo o que de mais importante acontece no mundo de Magic: the Gathering. Nesta semana apresentamos as novas opções de conteúdo que a Wizards tem colocado no ar para tentar manter o engajamento com a temporada paralisada e também todas as cartas da Antologia do Histórico 3. Além disso trazemos as impressões de Mark Rosewater sobre o futuro do Magic com perguntas enviadas pelos jogadores no seu mais recente “Se/Quando”. Vamos lá!

Vídeos em Abundância

Todos sabemos que em virtude da pandemia do covid-19 a temporada profissional do Magic foi cancelada e o jogo em loja foi suspenso, o que acarretou no adiamento de vários lançamentos, incluindo o de Ikoria: Terra de Colossos no físico e o de Jumpstart num geral. Assim, a Wizards se viu numa situação muito delicada, pois além de gerir a crise a empresa tem de se preocupar em manter o engajamento da comunidade, mesmo que nada do que seria a normal esteja disponível no momento.

Dessa forma a Wizards vêm tentando prover novos conteúdos e ela acaba de anunciar mais um lote de atrações no Youtube que podem te manter entretido de segunda a sexta. Importante notar que todas essas séries são no idioma inglês, o que dificulta seu acesso para os não falantes da língua.

Para os que gostam de personalidades, às segundas-feiras no canal oficial do Magic Esports, Rich Hagon, que você deve reconhecer da mesa de apresentação de torneios, vai estar com os jogadores que formam o topo do Magic na série Pro Files. Na terça vamos ao outro canal oficial do Magic aprender mais sobre Limitado com o comentarista e host do podcast Limited Resources, Marschall Sutcliffe, na série Outside Notes.

Na quarta-feira, AliasV e Paul Cheon nos mostram as inovações e criatividade dos formatos com decks que, a princípio, podem parecer azarões na série Rogue Refiner. Quinta-feira, a série Advanced Bar, apresentada por Cedric Phillips, Maria Bartholdi, Corbin Hosler, Riley Knight, e Corey Baumeister nos atualiza sobre o que está vencendo no momento, quais são os melhores decks e previsões sobre os avanços dos formatos.

Fora desse circuito temos também o desenvolvedor e personalidade do Magic, Gavin Verhey, em seu próprio canal, Good Morning Magic. Lá ele deve postar de tudo um pouco, desde histórias do ofício a dicas de construção de decks.

Mesmo que estejamos passando por um período de distanciamento social ainda há muito conteúdo de Magic para ser consumido e de várias formas diferentes, desde os nossos textos a streams, vídeos e podcasts. Fiquem ligados!

Se ou Quando?

Algumas semanas atrás Mark Rosewater, líder do desenvolvimento que serve como o atual rosto do jogo, fez mais uma edição de um Se/Quando em seu blog no Tumblr e suas respostas, embora tenham o fim de entreter, não sendo de maneira alguma promessas, são um bom termômetro para avaliar a possibilidade de execução de alguns dos desejos da comunidade. As respostas foram reunidas nesta thread do reddit e continuam disponíveis no blog, então vamos dar uma olhada.

As regras do jogo são simples: você faz uma pergunta de “se ou quando” e Mark dá sua impressão sobre o assunto baseada em sua experiência. As perguntas podem ser respondidas de quatro maneiras de acordo com o grau de possibilidade das proposições um dia acontecerem, variando de Se a Quando e de Grande a Pequeno.

Um Grande Quando significa que Mark tem absoluta confiança de que isso irá acontecer no futuro. Um Pequeno Quando indica que ele acredita que irá acontecer, mas sem tanta confiança. Um Pequeno Se mostra dúvida sobre a possibilidade, mas com boas chances com uma boa oportunidade. Já um Grande Se significa que Mark não acha que isso irá acontecer, ou só aconteceria num cenário muito específico.

Dadas as regras vamos às perguntas e os jogadores mostraram muita preocupação sobre seus planinautas favoritos. A reaparição de Davriel, personagem popular devido à novela Children of the Nameless (“Filhos do Inominável”) escrita por Brandon Sanderson, na qual é protagonista, e visto em Guerra de Centelha, foi marcada como um Grande Quando.

Davriel

Da mesma forma foram tratadas coleções com foco em Garruk e Ajani. Mark também tem certeza que veremos Nahiri e Sorin juntos em uma coleção e que os Sentinelas, a equipe de planeswalkers centro do último arco da história, voltarão, algo esperado, já que tantos anos foram investidos em seu desenvolvimento.

Rosewater não está tão empolgado sobre termos mais de Angrath, Capitão do Caos, o planinauta minotauro que conhecemos em Ixalan, dando um Pequeno Quando. Outro aspecto que não inspira muita confiança no desenvolvedor é conhecermos os planos natais de alguns planinautas, já que ele marcou que os planos de Elspeth e Garruk como um Pequeno Se e o de Ashiok como um Grande Se, afinal o mistério é parte integral do personagem.

Já que estamos falando de planos, retornos a Ravnica, Innistrad e Tarkir estão todos na categoria Grande Quando, enquanto Amonkhet e Alara estão nos Pequenos Quando. Entre os menos prováveis podemos colocar um plano cyberpunk, Fiora, plano das coleções Conspiracy, Lorwyn e Kamigawa, pois todos são Pequenos Se.

Produtos também foram um grande foco das perguntas. Talvez devêssemos largar mão de ver um produto suplementar focado no Pauper, que recebeu um Grande Se, mas podemos nos animar com as bordas prateadas de uma possível nova coleção Un e de um Modern Horizons 2, que receberam Grande Quando.

Um ponto que volta e meia retorna e Rosewater tem que reforçar é o Grande Se do retorno de Gideon. O planinauta cumpriu sua missão e teve seu ato final em Guerra da Centelha. Por mais que doa Gideon está mesmo morto.

Descanse em Paz, Gideon

Muitas outras questões interessantes foram respondidas, como a confiança de MaRo no retorno da mecânica Energia, marcadores de venenos e um plano inspirado na mitologia nórdica. Se você tem alguma pergunta do tipo pode ir direto à fonte e talvez também receba uma resposta animadora!

Antologia do Histórico 3 Revelada

Na última sexta, dia 8, as 27 cartas da Antologia do Histórico 3 foram reveladas. Embora tenha começado com duas bombas, como vimos semana passada, a antologia como um todo não teve um nível de poder tão grande.

Dos três ciclos principais que foram trazidos o de Sacrários de Kamigawa é sem dúvida o com o menor nível de poder bruto, mas ainda pode render um deck muito divertido. No ciclo incompleto de cartas com Reciclar os representantes de tribos preto e vermelho podem ser boas adições aos tribais de Zumbis e Goblins respectivamente e o efeito de Reforma Tectônica talvez brilhe em um formato com nível de poder reduzido. Já no ciclo de cartas com Recapitular Ritos de Desenterro já se mostrou um bom facilitador para estratégias Reanimator no passado, assim como Édito de Chainer é uma carta poderosa que normalmente vem dos sideboards.

Antologia 3

Fora destes ciclos também tivemos boas cartas, sendo que a mais impressionante deve ser Canção do Cisne. Uma contra-mágica de custo tão baixo não deve ser nunca subestimada. Zigurate Antigo e Aço Temperado também valem destaque, pois podem fortalecer algumas estratégias menos populares.

A lista completa das cartas que formam a Antologia do Histórico 3 você pode encontrar aqui.

Assim colocamos ponto final em mais um Boletim. Você tem consumido algum novo conteúdo de Magic? Qual pergunta você queria ter respondida por Mark Rosewater? O que achou das cartas da Antologia do Histórico 3? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook, Twitter ou Instagram. Obrigado pela leitura.

Thiago Santos dos Artesãos do Magic

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.