Boletim dos Artesãos - Adeus aos Planeswalker Points | Magic

Escrito por
Publicado em 04/05/2020
459 Visualizações, 0 Comentários.

Olá e sejam bem-vindos a mais um Boletim dos Artesãos, finalizado com o que de mais importante acontece no mundo de Magic: the Gathering. Na edição dessa semana trazemos o fim dos queridos Planeswalker Points e números DCI. No campo do Arena algumas novidades que chegam no fim deste mês e do mês que vem foram adiantadas. Vamos às notícias!

Ponto Final para DCI e Pontos Planeswalker

Na última terça-feira, dia 27 de abril, a Wizards comunicou por meio de uma publicação em seu site o fim dos Pontos Planeswalkers e do acesso ao seu respectivo site. O sistema será substituido por uma estrutura mais moderna e estará disponível para consulta até o dia 27 de maio.

O sistema de Planeswalker Points foi introduzido em 2012 como uma forma de incentivar e premiar jogadores a participarem de eventos. Todos os eventos sancionados, desde o mais casual evento de pré-lançamento até o mais competitivos dos Mundiais, distribuíam pontos e, ao chegar a certas quantias, seu nível no programa subia, indo de Prodígio a Arquimago.

Níveis Planeswalker Points

Junto com os Pontos de Planeswalkers, os números de DCI também chegarão ao fim. Esses números serviam como sua identificação em torneios, sendo necessários para o jogo sancionado e vistos como uma parte integral do Magic até agora.

O maior ponto negativo da mudança é que a base de dados que contém todas resultados de todos eventos jogados por jogadores ficará inacessível. Com isso uma parte significativa da história do jogo seria irreversivelmente perdida.

Como paliativo a Wizards ainda deixará o site no ar durante o mês seguinte, para que os jogadores possam dar uma última olhada em seus dados antes que eles sumam, mas para uma parte da comunidade só isso não é suficiente, então eles apelam para que a Wizards mantenha esses históricos ativos e de forma acessível.

Para eventos futuros ao invés do número DCI será requerida uma Conta Wizards, a mesma necessária para o MTG Companion e que será usada no novo Event Reporter que deve estar disponível às lojas ainda este ano.

De forma geral, mesmo que a modernização do sistema seja uma mudança positiva, ela deixa um gosto amargo, principalmente para os jogadores veteranos, por significar o fim de uma era do Magic, especialmente pelo fato do histórico ficar inacessível.

Red Bull Untapped de Volta em 2020

Para quebrar um pouco a rotina na última quinta-feira, dia 30 de abril, tivemos novos torneios anunciados para 2020! A série Red Bull Untapped volta esse ano com formato diferente, focada no jogo online e através do Magic Arena.

A série de torneios terá uma premiação total de U$200.000, sendo que U$125.000 estarão distribuídos em 16 qualificatórios e U$75.000 estarão em disputa nas Finais, que ocorrerão em 1 de novembro e também darão ao campeão vaga em um dos eventos de alto nível de Magic ainda a anunciar.

Premiação Untapped

Quanto aos qualificatórios teremos duas modalidades, Internacionais e Regionais, mas todos serão disputados online pelo Magic Arena e usarão o Standard Melhor-de-3 como formato. Os Regionais serão restritos a jogadores de um certo país ou região, enquanto os Internacionais estarão abertos a todos os jogadores.

Seis qualificatórios já tiveram seus detalhes revelados, três deles Internacionais. Para todas as informações sobre os torneios acesse a página oficial do Red Bull Untapped.

Mais Histórico e Cubo no Arena

Também na última quinta-feira tivemos a presença de Andy Clautice, Desenvolvedor de Eventos do Arena, no Weekly MTG e ele adiantou algumas das funcionalidades que chegarão ao Arena em breve. O destaque maior foi ao formato nativo da plataforma, o Histórico, que receberá mais uma onda de incentivos.

O primeiro ponto é que a Antologia do Histórico 3 já vem aí, chegando ao jogo no update de 21 de maio. Dessa vez serão 27 cartas adicionadas ao formato, duas a mais que a antologia anterior, mas o preço continuará o mesmo, 25.000 de ouro ou 4.000 gemas.

Andy Clautice também nos deu uma pequena amostra do que estará na antologia revelando duas cartas que têm potencial para balançar o formato, Obliterador Phyrexiano e Ulamog, a Fome Interminável.

Obliterador Phyrexiano e Ulamog

Clautice comentou as cartas dizendo que o Obliterador Phyrexiano “serve um deck que não é prevalente no formato agora. Não há um Mono-Black forte fazendo ondas no formato". Sobre Ulamog ele confirma que o Titã Eldrazi gera um “impacto imenso”, mas reforçou que você deve ter mana para isso, então deve ir para os decks de Ramp mais dedicados.

Ele ainda disse que “o histórico terá um papel maior no Arena neste lançamento” e reforçou a singularidade do formato dizendo que ele é “um formato nosso [do Magic Arena] para esculpir e transformar em algo realmente legal” e que as antologias são um ponto chave nisso.

A Antologia do Histórico 3 também terá outra coisa especial: seu próprio dia de previews. As demais 25 cartas que estarão na coleção serão reveladas no dia 8 de maio.

Isso não foi tudo para os fãs de Histórico, no entanto, pois também foi anunciado que o formato ganhará um modo de jogo Ranqueado permanente. Até então essa modalidade era temporária, durando aproximadamente dois meses entre os lançamentos de coleção para o Standard.

Este cronograma não combinará com o formato este ano, pois muito mais conteúdo está chegando, disse Clautice, incluindo Jumpstart, Amonkhet Remasterizada e Pioneer Masters. A partir do update de maio o Histórico “está aqui para ficar”, disse ele.

Mudando de foco, outro evento foi adiantado por Clautice, o Draft de Cubo, mas esse só chega ao Arena dia 21 de junho. Clautice comentou que o Cubo Selado foi um sucesso, mas espera que a modalidade Draft seja bem mais popular.

O Cubo será atualizado para incluir cartas de Ikoria: Terra de Behemoths e cartas mais difíceis de conjurar num ambiente selado, como Marechal de Benália. Outra notícia boa é que todos os jogadores receberão sua primeira entrada no Draft de Cubo de graça.

Assim o Arena mantém a tradição de nos dar algo para esperar. Vamos aguardar os previews da Antologia do Histórico 3 e qualquer outra novidade que possa vir com o Estado do Jogo deste mês!

Chegamos ao final de mais um Boletim. Você vai sentir saudade do seu número de DCI? Qual carta você quer que esteja na Antologia do Histórico 3? E está empolgado para jogar o Draft de Cubo? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook, Twitter ou Instagram. Obrigado pela leitura.

Thiago Santos dos Artesãos do Magic

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.