Boletim dos Artesãos - Avanços no Magic Arena | Magic

Escrito por
Publicado em 20/04/2020
653 Visualizações, 0 Comentários.

Olá e sejam bem-vindos a mais um Boletim dos Artesãos, que reúne o que de mais importante aconteceu no mundo do Magic: the Gathering. E se na semana passada o foco foi no Magic Online, nesta edição nos aprofundamos sobre as mudanças que chegaram no Magic Arena com o lançamento de Ikoria e os próximos passos para a plataforma. Vamos lá!

Redução na Maestria

Como já haviamos falado aqui, Ikoria chegou às plataformas digitais na quinta-feira passada, dia 16, e, como acontece em todos os lançamentos no Arena, recebemos uma renovação no sistema de Maestria. No entanto, o que era para ser uma transição pacífica se transformou num ponto de discussão quando a Wizards anunciou os prêmios dessa temporada.

O problema já começou nos número da premiação gratuita, disponível para todos os jogadores. Em Ikoria 30 boosters estarão disponíveis no sistema, continuando a tendência de redução que vimos em Theros, que continha 39 boosters, acentuada na comparação com Eldraine, 46 boosters.

Indo para a premiação do Passe de Maestria, adquirido com gemas, Ikoria retorna aos jogadores um máximo de 800 gemas, quantia muito menor que Theros, 1800 gemas, e Eldraine, que dava um máximo de 2000 gemas.

Todos os outros prêmios, que incluem sleeves, estilos, ouro, entradas para Draft e boosters de sets anteriores, mantiveram a mesma fórmula. O mesmo acontece com o preço do Passe de Maestria que custa 3400 gemas para as três coleções.

A justificativa oficial da Wizards em uma thread no Reddit é que a redução foi intencional devido à menor duração da Maestria de Ikoria (70 dias, comparados aos 91 dias de Theros e 112 dias de Eldraine). E que a Maestria de Theros já havia sido generosa de forma não intencional ao dar uma entrada para Draft Tradicional quando o plano era para um Draft Ranqueado.

Porém a maioria dos jogadores recebeu a declaração com incredulidade, indicando que, se a menor duração causa uma redução nos prêmios também deveria causar nos custos, o que não ocorreu. Além disso o corte do valor dentro da Maestria foi superior ao do tempo em que ela estará disponível, especialmente nas gemas (corte de 23% em boosters e de 55% em gemas comparado com corte de 22% na duração em relação a Theros).

As reclamações não terão efeito em Ikoria, mas são importantes para os sets vindouros. Vamos ver como a Wizards vai reagir com o Sistema de Maestria da Coleção Básica de 2021.

Godzilla no Arena

Mudando para assuntos mais felizes temos uma nota rápida para aqueles que estavam empolgados com a Série Godzilla: todas as artes dos monstros foram confirmadas como estilos no Magic Arena! Conseguí-las é bem fácil e possível de duas maneiras e a primeira maneira é comprar os bundles de booster de Ikoria.

Godzilla no Arena

A forma mais fácil, no entanto, e disponível a qualquer jogador, mesmo aqueles que não querem investir dinheiro na plataforma, é apenas participar de um evento Limitado da coleção. Ao fazer isso um dos estilos será incluído na premiação. Contudo fique atento, pois a oferta será limitada, apenas até 21 de maio!

Chega o Verdadeiro Draft

Chegamos então ao carro chefe da última atualização do Magic Arena, uma funcionalidade pedida desde o dia 0, basicamente. O Draft de Jogadores, com mesas de 8 pessoas finalmente está disponível na plataforma e em ambas versões melhor-de-1 (Bo1) e melhor-de-3 (Bo3)!

Em ambas as versões a parte de Draft se dá de forma igual. Assim que você completa uma inscrição você se junta a uma mesa virtual, e quando ela tiver 8 jogadores prontos passa para a seleção de cartas como usual. Para manter o ritmo do evento você terá um limite de tempo para cada escolha. Daí você procede para montar o deck e ir para o jogo.

Draft com Jogadores

Nesse ponto é importante ressaltar que se você entrou num Draft de jogadores enfrentará somente oponentes que se inscreveram no mesmo tipo de evento, mas eles não serão os mesmos da sua mesa, da mesma forma que acontece nas ligas do Magic Online.

A modalidade de Draft com bots foi mantida, mas apenas no melhor-de-1, e renomeada para Draft Rápido. Ela continua com a mesma estrutura, custo e premiações de antes e ainda conta para o seu Ranque Limitado.

O Draft com pessoas tem custos iguais seja no melhor-de-1 ou melhor-de-3, 1500 gemas ou 10.000 ouro, sendo que ambos são direcionados a jogadores mais experientes, o que é refletido no custo, mas também nas premiações, e serão referentes ao set mais recente. O melhor-de-1 foi chamado de Draft Premium e segue o formato de 7 vitórias ou 3 derrotas.

Já o Draft Tradicional mantém o nome, mas muda completamente de estrutura, se assemelhando mais ao formato adotado pelas lojas. Nele você jogará apenas 3 rodadas e sempre enfrentará oponentes com o mesmo desempenho que você. Ao final você recebe premiação de acordo com o número de vitórias. Além disso, essa modalidade não será ranqueada.

Ikoria já pode ser draftada com pessoas e a sua primeira experiência será gratuita! Ao entrar na plataforma até 30 de abril você ganha uma entrada para um Draft com jogadores. Já a modalidade com bots só chega em duas semanas, ainda seguindo uma alternância bi-semanal com outros sets. E não se esqueçam do código que dá direito a 3 boosters: PLAYIKORIA.

Próximos Passos

Antes de finalizarmos vamos passar por algumas funcionalidades do Arena que foram dadas destaque no último Estado do Jogo e que são um sucesso e estão sendo continuadas ou mesmo podem chegar à plataforma num futuro próximo.

A primeira delas é o FNM de Casa, renovado para maio. Ele continua sem custo de entrada, mas agora provê até duas cartas individuais em suas primeiras vitórias. Depois disso você poderá se conectar a uma loja local e ela poderá te dar um código que resgata um Pacote Promocional com dois itens estéticos, como avatares, sleeves, estilos e até bichinhos.

Pacote Promocional Arena

Outro sucesso tem sido as Antologias do Histórico e você pode esperar mais uma em maio, a terceira. Além disso o Arena continuará se expandindo e fortalecendo formatos eternos. Rumo ao Pioneer, finalmente temos uma data, ainda que vaga, para Amonkhet Remasterizada, o nosso inverno desse ano (verão nos EUA).

Outra coisa que deve chegar no nosso inverno é uma versão do jogo para o macOS. Isso mesmo, ela sai ainda esse ano e estava presa na transição da plataforma para uma versão 64-bit, que ocorre em junho.

E falando em novas versões do Arena a versão mobile que adiantamos aqui teve lançamento planejado confirmado para 2020, mas só para os últimos momentos do ano. Mesmo assim é bom ficar otimista, pois ela vai permitir o jogo multi-plataforma e acesso a suas cartas, decks, modos de jogo e mais em formato portátil.

Há muitas coisas para se empolgar com o Arena, seja agora ou no futuro. Vamos acompanhar e torcer pelo desenvolvimento da plataforma!

Arena no Mobile

Assim acaba mais um Boletim, cheio de novidades. Você já jogou Ikoria no Arena? Gostou do draft com jogadores? E para o futuro do jogo o que te deixa mais empolgado? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook, Twitter ou Instagram. Obrigado pela leitura.

Thiago Santos dos Artesãos do Magic

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.