Boletim dos Artesãos - Chegando a Ikoria | Magic

Escrito por
Publicado em 30/03/2020
958 Visualizações, 0 Comentários.

Olá e sejam bem-vindos a mais um Boletim dos Artesãos, que contém tudo o que de mais importante acontece no mundo de Magic: the Gathering. Continuamos firmes no isolamento social, mas isso não significa que o Magic parou, pois Ikoria: Lar de Colossos já está chegando. Além disso os primeiros resultados dos Super Qualificatórios do Magic Online ajudam a ilustrar o estado do Pioneer. Vamos entender mais sobre tudo isso agora.

Chegando a Ikoria

Estamos oficialmente na semana de início dos previews de Ikoria: Terra de Colossos, então não se esqueça de sintonizar no canal oficial do Magic na Twitch na quinta-feira, dia 2 de abril, às 11:00 da manhã para ver as novidades em primeira mão, incluindo o trailer da coleção. Enquanto o dia não chega a Wizards divulgou mais algumas informações sobre o lançamento do set e da ficção que o acompanha.

Começando pela notícia difícil, na última quinta, dia 26, a Wizards revelou uma série de mudanças nas datas de lançamento de Ikoria pelo mundo, mais uma consequência da pandemia do covid-19.

Quanto ao lançamento físico a Wizards está adiando para 15 de maio o lançamento da coleção nas Américas, Europa, e vários dos países da região Ásia-Pacífico — Austrália, Nova Zelândia, Brunei, Indonésia, Malásia, Filipinas, Tailândia, Singapura, e Vietnam.

Já para os demais países asiáticos, especificamente Japão, Coréia do Sul e China, Taiwan e Hong Kong, o lançamento está marcado para 17 de abril. Além disso, a Wizards está unindo as datas do pré e do lançamento oficial globalmente.

Em comunicado a empresa disse: “Enquanto algumas partes do mundo se recuperam do covid-19, outras ainda lidam com números crescentes de casos, de forma que tivemos que aceitar que não podemos celebrar o lançamento de uma coleção da maneira uniforme com que estamos acostumados”.

Todas essas datas ainda estão sujeitas a mudanças enquanto a situação está sendo monitorada e é muito importante se atentar que elas também se referem à disponibilidade dos decks de Commander que serão lançados junto ao set.

No que consta às plataformas digitais, o Magic Arena e o Magic Online, nada muda e Ikoria: Lar de Colossus estará disponível para jogo no dia 16 de abril.

Lançamentos de Ikoria

Não ficaremos só com notícias ruins, no entanto, pois os detalhes da ficção que acompanha Ikoria: Lar de Colossos foram revelados e se trata de um ebook chamado Sundered Bond (“Vínculo Despedaçado”) e escrito por Django Wexler. Ele estará disponível a partir de 7 de abril por U$3,99.

Essa é a segunda peça de ficção que Wexler escreve para o Magic. A primeira foi The Gathering Storm (“A Tempestade que se Forma”), prequela para o romance A Guerra da Centelha, que foi lançada de forma pouco usual tanto no formato, através de uma newsletter por email, quanto no momento de publicação, entre os dois livros de Greg Weisman, sendo que cronologicamente precedia ambos.

De forma geral este último trabalho foi bem recebido e brilha em comparação com a recepção das publicações de Weisman. Ainda foi indicado que Wexler pode estar trabalhando em mais peças que serão publicadas pela Wizards no futuro, sinalizando que a empresa está satisfeita com o autor.

Sundered Bond só será lançado daqui a uma semana, mas as pré vendas já estão disponíveis!

Capa de Sundered Bond

Pioneer Reajustado

Já estamos há algumas semanas sem falar do caçula dos formatos Construídos, o Pioneer, de fato desde os Players Tour não o citamos, mas chegou a hora de corrigir isso. Depois de passar incólume por um anúncio de Banidas & Restritas, o formato encontrou um novo ajuste.

O grande foco do formato no último período foi o bicho papão revelado nos Players Tour, Dimir Inverter. Na última vez que falamos dele o deck enfrentava grande oposição de um novo arquétipo pronto para tomar seu trono, o Lotus Breach. A aposta não vingou, no entanto, e ele acabou por manter e solidificar seu posto no topo do formato.

O deck, que aposta no combo entre Inversor da Verdade e Oráculo de Tassa, foi logo cedo apelidado de Splinter Twin do Pioneer e aproveita de uma resiliência impressionante além da velocidade e até imprevisibilidade para realizar o combo. Assim foi grande o choque de parte dos jogadores quando nenhuma peça do deck foi banida no dia 9.

Com o aviso de que o formato não sofreria mudanças até as, agora adiadas, Finais de Players Tour, os jogadores não tiveram escolha a não ser se acostumar com a presença intimidadora do deck, que neste momento tem um pouco mais de 15% do Metagame na página do MTGGoldfish, e se adaptar em torno dele.

Para encontrarmos as respostas desenvolvidas pelos jogadores vamos procurar nos resultados de torneios do formato realizados no Magic Online recentemente, mais especificamente os novíssimos e recentes Super Qualificatórios da última semana, dos dias 21, 23 e 28 (2).

Top 8 Super Qualificatórios

Se usarmos Top 8 como critério de sucesso, o que é comum no Magic e suficiente para uma análise superficial, tivemos 9 pilotos de Dimir Inverter no mata-mata dos últimos 4 Super Qualificatórios, o que soma para cerca de respeitáveis 28%, bem característico de um arquétipo dominante e o que se esperaria de um tão temido.

A oposição ao Inverter é também grande por sua vez, mas ao invés de se concentrar num salvador ou mesmo em alguns pilares, como acontece em muitos formatos, se pulverizou. Mesmo nessa descentralização quem comanda é outro combo, o Heliode, Coroa de Sol + Balista Ambulante, que depois de ficar de lado por algumas semanas, retomou o fôlego para se solidificar no formato, como vemos nos seus 12,5% nestes últimos torneios.

Nenhum outro deck ficou acima dos 10%, em verdade temos mais 5 arquétipos empatados com um pouco mais de 6%, incluindo o Lotus Breach, que depois de todo o alarde no PT acabou caindo para o meio do formato. Os outros em maioria são decks Aggro que tentam finalizar os pontos de vida do oponente antes que ele possa estabelecer seu combo. É o caso do Mono-Red, que até ficou um pouco acima, Mono-Black, Gruul e Ensoul.

Falando agora de decks mais recentes temos o Mono-Green Walkers indo por um outro caminho. O deck é em sua base um deck de Ramp, se aproveitando de Nyktos, Santuário de Nyx e Nissa, Abaladora do Mundo para conjurar mágicas pesadas como a Hidra Voraz, mas com a virada adicional de usar seus planinautas Vivien, Patrulheira do Arco Bestial e Karn, o Grande Criador para buscar criaturas gigantes, como Ulamog, a Fome Interminável, ou respostas situacionais, como Lodo Necrófago, diretamente do sideboard.

Deck Green Walkers - Pioneer

Mlgb92 (6th Place) Pioneer Super Qualifier #12117241 on 03/28/2020

Autor: artesaosdomagic

 

Já acima desse bolo fica o que seria a atual terceira força do formato, o Sultai Delirium, que também fez sua revelação nos PTs ganhando o título em Bruxelas, como vimos aqui, e trabalha numa versão revisada de um sucesso do Standard. O deck ainda precisa encher seu cemitério para maximizar o uso de Emrakul, o Fim Prometido, Ishkanah, Viúva-do-cemitério e, mais importante, Atravessar Ulvenwald, mas agora também conta com  Uro, Titã da Ira da Natureza como uma ameaça extra saindo do cemitério.

Esses são apenas alguns exemplos de decks viáveis, pois o formato ainda se expande muito, contendo, por exemplo, decks no espectro do controle, que teve apenas um representante nos torneios acima. Vamos acompanhar o desenvolvimento do Pioneer enquanto aguardamos o retorno de campeonatos físicos de alto nível como os Players Tour.

Assim chega ao fim mais um Boletim dos Artesãos. Qual o seu deck preferido no Pioneer? Acha que o Inverter merecia um banimento? E o que espera de Ikoria? Está empolgado para conhecer os monstros desse plano? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook, Twitter ou Instagram. Obrigado pela leitura.

Thiago Santos dos Artesãos do Magic

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.