Boletim dos Artesãos - Jumpstart, Formatos dos PTs e Arena no Mobile | Magic

Escrito por
Publicado em 24/02/2020
829 Visualizações, 0 Comentários.

Olá e sejam bem vindos a mais um Boletim dos Artesãos, finalizado com o que de mais importante acontece no mundo de Magic: the Gathering. Depois de três semanas intensas de competição com quatro campeonatos importantíssimos, os Players Tours regionais e o grandessíssimo Mundial de Magic, vamos poder finalmente nos acalmar um pouco. Isso não significa que ficamos sem novidades, pois um novo produto foi anunciado e informações sobre os próximos PTs reveladas. Então vamos a elas.

Magic Temático com Jumpstart

Na última quinta-feira, dia 20, a Wizards anunciou mais um produto. Jumpstart é uma coleção de boosters que chega em 3 de julho e tem algumas características que garantem que ela não será confundida com nenhuma outra coleção até então. A primeira delas é que Jumpstart não foi feita para ser draftada.

Jumpstart

Os boosters de Jumpstart são diferentes dos boosters de dratft que estamos acostumados. Eles vêm com 20 cartas e todas elas são focadas em um tema específico. Os temas são variados, indo de conceitos simples, como “Piratas”, a alguns mais curiosos, como “Doutor”. Não sabemos ainda todos eles, mas sabemos que, incluindo todos os temas e suas variações, será possível encontrar 121 listas de 20 cartas nos boosters da coleção.

Para se jogar Jumpstart é muito simples, basta pegar dois boosters da coleção e combiná-los, formando assim um deck único. Assim você pode acabar com um deck de Garruk Phyrexiano ou ainda Unicórnios Piratas! São muitas possibilidades.

Os temas dos boosters serão aleatórios, mas discretamente visíveis, de forma que tanto quem procura um tema específico, quanto quem quer uma experiência sem saber nada serão atendidos. Além disso, 1 a cada 3 booster terá uma rara extra e todos têm, é claro, terrenos básicos que combinam com o tema.

Quanto ao conteúdo da coleção, sabemos que ela estará recheada de reprints, que somam mais de 500, e que a ela, embora seja um produto por si só, está bem integrada com a Coleção Básica de 2021. Além dos reprints teremos 37 cartas inéditas, que serão legais em Legacy, Vintage e Commander.

Jumpstart chega às lojas em 3 de julho com eventos de pré-lançamento em 20 e 21 de junho

Formatos dos Players Tours de 2020

Os Players Tours regionais da Série 1 foram um sucesso e, embora suas consequências para o Pioneer continuem rendendo discussões, é hora de olhar para as próximas competições. Assim a Wizards, na sexta-feira, dia 21, revelou os formatos que serão usados em todos os PTs e Finais de 2020.

Começando pelo mais próximo, as primeiras Finais de Players Tour do novo sistema, que acontecem em Houston de 24 a 26 de abril, usarão um duplo Construído como formato, com Standard e Pioneer.

Vale nota a estrutura do campeonato, que divide igualmente os formatos na etapa de suíço e inova com os formatos revezando entre partidas na parte de mata-mata, mas falaremos mais sobre isso quando nos aproximarmos do evento.

A introdução do Standard no campeonato de Houston não é um mero capricho. O formato retoma seu lugar como foco do Jogo Competitivo, pelo menos na versão física, e estará em todos os Players Tour das Séries 2 e 3, incluindo as Finais.

Formatos Séries 2 e 3

Na Série 2 um outro formato Construído dividirá os holofotes com o Standard, o favorito dos fãs, Modern. A decisão foi comemorada por alguns, certamente pelos adeptos dos formatos em questão, mas criticadas por outros pela falta de um formato Limitado na Série.

Um dos pontos que pode ter levado a essa mudança é o recente declínio da popularidade da cobertura em vídeo dos campeonatos, sendo que as rodadas de Limitado sempre foram tímidas nesse quesito. Na contra-mão, tivemos uma das melhores coberturas de Limitado já vistas no Mundial da última semana e o formato é uma parte importante para os profissionais do jogo. Vamos ver quem ganha essa queda de braço.

De qualquer forma, o Limitado retorna ao foco na Série 3, com Draft de Ascensão de Zendikar dividindo espaço com o Standard, isso pelo menos para os eventos regionais, já que as Finais ficam para 2021.

Não temos dúvida de que Magic de alto nível será disputado nestes campeonatos. Esperamos que os formatos e estruturas escolhidos rendam um bom espetáculo!

Inovações no DreamHack

Continuando nessa pegada de Jogo Competitivo, tivemos o DreamHack Open Anaheim neste fim-de-semana, um dos campeonatos terceirizados pela Wizards, mas com grandes prêmios, nesse caso U$30.000 e vaga direta para Invitacional Mítico Ikoria.

Pulando direto para o final, tivemos um Top 4 muito interessante, composto pelos jogadores número 1, Aaron Gertler, e 2, Mani Davoudi, atualmente nos ranques do Magic Arena e pelos jogadores número 1, Allen Wu, e 2, Austin Bursavich, no projeto ELO de Magic, considerando os campeonatos físicos.

Gertler e Davoudi no Top 4
Mani Davoudi e Aaron Gertler mostram seus ranques

Também muito interessante era o deck pilotado por Aaron Gertler, que acabou vencendo o campeonato, um Temur Clover, fortemente baseado na mecânica Aventura, mas numa combinação de cores pouco usual até agora. A aparição do deck no topo de um campeonato é um alívio para quem achou que o formato estava decidido pelo Mundial. Ainda há espaço para inovações e para decks ascenderem no formato.

Deck Temur Clover - Arena Standard

Aaron Gertler 1º Lugar DreamHack Anaheim

Autor: artesaosdomagic

 

 

Arena no Mobile

Desde seu lançamento para PC uma das perguntas que mais surge quanto ao Magic Arena é quando ele será lançado para outras plataformas, afinal esse era um dos objetivos iniciais no desenvolvimento do jogo. Ano passado recebemos uma resposta vaga de que o jogo chegaria ao Mac logo depois de chegar à Epic Game Store, o que deve ser logo. Agora recebemos mais uma dessas respostas quanto às plataformas mobile.

No relatório de ganhos da Hasbro de 2019 o CEO da empresa, Brian Goldner, revelou que o Arena ganharia uma versão mobile ainda em 2020 e que proveria mais informações na Feira de Brinquedos de Nova Iorque, que ocorreu na sexta-feira. No entanto, nenhuma nova informação foi dada no evento, embora Goldner tenha reforçado a afirmação do lançamento.

Arena no Mobile

De qualquer maneira essa é uma notícia muito animadora! A chegada do Arena nas plataformas mobiles passa de um assunto que sequer era discutido oficialmente para uma promessa feita por uma liderança da Hasbro.

A expansão seria um grande avanço para conquistar novos jogadores além de um passo importante, se não necessário, para se solidificar nesse mercado e competir com jogos como o Lendas de Runeterra, que também tem seu lançamento mobile programado. Aguardamos ansiosos mais informações!

Assim acaba mais um Boletim. O que você achou dos formatos dos PTs? Está empolgado para jogar Jumpstart? E Arena na tela do seu celular?  Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook ou Twitter. Obrigado pela leitura.

Thiago Santos dos Artesãos do Magic

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.