ADP/Zacian : O novo BDIF? | Pokémon

Escrito por
Publicado em 21/02/2020
3043 Visualizações, 0 Comentários.

No momento em que este texto está sendo publicado, provavelmente deve estar acontecendo a edição 2020 do OCIC (Oceania International Championships), um dos maiores eventos de Pokémon TCG do mundo e o primeiro no qual a coleção Espada e Escudo torna-se legal para uso em competições oficiais. Então os olhos do mundo estão voltados para qual deck vai conseguir sobrepujar os existentes e ganhar a alcunha de BDIF ou Melhor Deck do Formato.

E principal candidato é justamente ADP/Zacian que une a vantagem absurda da carta Arceus & Dialga & Palkia-GX 156/236  e seu ataque Origem Alternativa GX que (ao custo de uma energia de Metal) permite que os ataques dos seus Pokémon causem 30 de dano a mais e (por mais uma energia de água) permite comprar um prêmio a mais a cada nocaute dos Pokémon do oponente por ataques dos seus Pokémon com o poder e flexibilidade de Zacian V 138/202 .

O lendário de Galar só tem vantagens: sua habilidade Espada Intrépida permite olhar as 3 primeiras cartas do deck e anexar a ele qualquer número de energias de metal encontradas e colocar o restante na mão, finalizando o turno em seguida. Ótimo para usar no início do jogo para acelerar a energização e, caso dê errado, pelo menos te garante uma compra de 3 cartas adicionais. O principal ataque do Zacian V também será o que queremos usar ao longo do jogo será o Lâmina Valente que causa 230 de dano (260 com ajuda do bônus concedido pelo ataque GX do ADP) e o pokémon não poderá atacar durante o próximo turno.

Nesse meio tempo, você pode aproveitar para energizar outro Zacian V com energias do deck, usando o ataque Raio Supremo do ADP ou do descarte, usando o item Disco de Metal 170/202. Para garantir a efetividade do Disco de Metal, priorizamos no baralho a energia de metal em detrimento a energias de água. Contudo, para ainda se ter certeza que vai ser possível usar o ataque GX do ADP no segundo turno, levamos Energia da Aurora 186/202 , facilmente buscada com Guzma e Pandam 193/236 e que pode ainda ser usada para descartar recursos como energias de metal que possa ser recuperada com Disco de Metal.

Mesmo assim, ainda deu problema na energização? Dá para atrasar o oponente retirando energias com Martelo Esmagador 159/202, causando disrupt na mão do oponente com Marine 169/202 e Carimbo de Recomposição 206/236, removendo o efeito de ferramentas com Laboratórios Lysandre 111/131, além de Absol 088/181 para atrapalhar estratégias baseadas em Jirachi e Phione 057/236  para retirar barreiras do caminho como Pokéboneco e Obstagoon. Santuário da Punição 143/168 atua para enfraquecer estratégias baseadas em GX, tornando os nocautes mais fáceis. Para efeitos de Gust, o deck ainda leva 3 Pegador de Pokémon 175/202  e 1 Pegador Gigante 192/236 para buscar o alvo certo e na hora certa (caso não goste de Pegador de Pokémon, Pegador Personalizado 171/214 pode ser ainda uma estratégia viável). Completam a lista Substituição 183/202 e Jirachi 099/181 + Skate de Fuga 122/156  que ajudam na mobilidade, com Jirachi dando um bom complemento na consistência.

Enfim, ADP/Zacian é uma máquina: rápido, poderoso, consistente e com respostas para a grande maioria dos decks do formato, o que o garante um belo lugar nos primeiros lugares dos torneios que estão por vir.  Mas, para quem quer montar este deck formidável, vale o aviso: Como o Zacian V está super valorizado no mercado, é bom estar com as finanças em ordem e carteira preparada porque não vai sair muito barato.

 

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.