Boletim dos Artesãos - Bagunça de Player Points e Rota do Arena | Magic

Escrito por
Publicado em 13/01/2020
390 Visualizações, 0 Comentários.

Olá e sejam bem vindos a mais um Boletim dos Artesãos, amplo com o que de mais importante aconteceu no mundo de Magic: the Gathering na última semana. E o ano já começa a ficar agitado nas primeiras semanas com anúncio do Jogo Organizado sendo feito e logo depois revertido, uma recusa para a Liga de Rivais e as novidades que chegam ao Magic Arena no update de janeiro. Vamos logo nos inteirar sobre esses assuntos.

Vai e Volta de Player Points

Na sexta-feira passada, dia 10, a Wizards publicou um artigo comunicando um teto de Player Points que poderiam ser obtidos por participantes de Grand Prixes que já começaria neste último fim de semana, no GP Austin, primeiro do ciclo qualificatório para a Série 2 de Players Tour deste ano. O anúncio, no entanto, teve vida curtíssima, e foi rapidamente revertido no dia seguinte.

O que mudaria? De forma simples, apenas os Player Points adquiridos por cada jogador nos dois primeiros Grand Prixes que competissem em cada ciclo contariam para seus respectivos ranquementos. Os torneios subsequentes não contribuiriam para o cálculo dos ranques, ou seja, não teriam influência na classificação do jogador seja na MPL, Rivais ou entre os Desafiantes.

Um ponto importante é que um competidor, em qualquer momento antes do início do torneio, poderia notificar Wizards por email que não desejaria seus Player Points advindos do evento em questão computados para o ranque, competindo apenas pela premiação em dinheiro e convites. Isso permitiria que um GP futuro fosse usado para sua classificação, dando mais controle aos jogadores.

O anúncio foi extremamente repelido pela comunidade. Uma das principais reclamações foi o momento inoportuno do anúncio, inacreditavelmente em cima da hora, basicamente no mesmo dia do primeiro torneio afetado. Isso não permitiu aos jogadores decidir sobre a participação no GP Austin de forma informada, sabendo de todos os aspectos em jogo.

Um segundo ponto importante de reclamações foi o próprio fato de resultados de GPs contarem para as classificações para as ligas MPL e Rivais, que tem o potencial de causar alguns problemas no sistema de Jogo Organizado. O principal deles, é claro, é a disparidade de oportunidades desse tipo de competição entre as regiões.

É fato conhecido que os jogadores que moram nos EUA têm muito mais opções de GPs por ano nos mais diversos formatos e localidades do país, o que os dá muito mais poder para escolher quais eventos contariam para o ranque. Enquanto isso os jogadores da América Latina e da Ásia têm de se contentar com menos de um punhado de MagicFests locais por ano (o Brasil terá apenas um em 2020, como comentamos aqui).

Sendo assim a Wizards admitiu falha em ambos estes pontos, especialmente quanto ao momento do anúncio, e reverteu a mudança para a Temporada Parcial de 2020. No entanto ela mantém a intenção de implementar o sistema na Temporada 2020/2021. O objetivo é responder ao feedback de que os jogadores desejam que suas performances no jogo físico, incluindo GPs tenham importância.

Ao fim ficou o compromisso de dialogar e tratar desse assunto nesses meses que precedem a Temporada 2020/2021, com um anúncio completo e em tempo hábil sendo esperado.

Savjz Recusa os Rivais

Nesse fim de semana aconteceu o primeiro Qualificatório Mítico do Arena, evento de um dia aberto a todos os jogadores que estiveram entre os 1200 melhores da plataforma no Construído ou Limitado entre outubro e dezembro do ano passado.

É esperado que os jogadores da Liga de Rivais participem do evento, mas, enquanto sabemos da maioria do composição da liga, alguns nomes ainda faltam, os convites discricionários. Entre os jogadores que sabemos que receberam o convite, fomos comunicados de uma recusa na semana passada por parte de Janne “Savjz” Mikonnen.

Savjz no Invitacional

O jogador disse em seu comunicado que “se competisse, gostaria de dar seu 100%. Mas para focar totalmente na produção de conteúdo, eu decidi recusar”. Ele ainda afirmou que “a combinação de streams e depois praticar para jogar em alto nível seria demais”.

Savjz conseguiu sua vaga na MPL ano passsado através de um convite depois de uma campanha espetacular de terceiro colocado no Invitacional Mítico. Ele foi incapaz de repetir o sucesso na MPL, no entanto, não avançando para nenhum Dia 2 de Campeonato Mítico e, ao final, tendo a pior campanha da liga.

Além disso o jogador se tornou o foco de reclamações sobre a MPL, especialmente sobre convites discricionários, sendo muitas vezes assediado nas redes sociais, o que com certeza não foi a mais saudável das experiências.

O convite de Savjz muito provavelmente passará a ser mais um nome à escolha da Wizards ainda a ser anunciado. Boa sorte ao jogador em seus projetos futuros!

Atualização de Rota do Arena

Mais um mês, mais um update e um Estado do Jogo do Magic Arena. Nesse mês não temos novidades revolucionárias, mas temos algumas notícias muito importantes para a plataforma, a primeira delas, a mais óbvia, é a chegada da nova coleção Theros: Além da Morte, com novas cartas, mecânicas e animações.

Outra novidade que chega com o update é que o Magic Arena estará disponível na Epic Game Store a partir dessa quinta, dia 16 de janeiro. Isso não deve mudar nada para os atuais jogadores da plataforma, já que jogadores compartilharão os eventos e filas de jogo não importando por onde ele seja baixado, mas pode ser um importante avanço para o crescimento do Arena.

Em termos de eventos, como dissemos aqui, o Histórico Ranqueado desaparece por um tempo, sendo substituído por eventos de Histórico Construído e Histórico Construído Tradicional. Além disso o Brawlidays foi considerado um sucesso e está de volta nos mesmos moldes, entrada por 10.000 de ouro, e premiando com uma carta, dessa vez Talrand, Invocador Celeste, a primeira vitória.

Talrand, Invocador Celeste

Finalmente, fomos atualizados sobre o roteiro de lançamentos do Magic Arena. Quais recursos devem ser introduzidos na plataforma e seu atual estado de desenvolvimento.

Entre os recursos que já estão em desenvolvimento, ou seja, já têm recursos destinados e tarefas sendo cumpridas para o lançamento, estão as Mensagens entre Amigos, a próxima funcionalidade social que deve chegar ao jogo, e mais cedo do que tarde pelo que indicaram, e a versão da plataforma para os sistemas macOS.

Já na fase de planejamento temos alguns itens promissores. Entre novos eventos estão listados Draft de Cubo e o tão pedido Draft de 8 Jogadores (pod Draft). Para além disso consta na lista os sets remasterizados para o Pioneer, sendo que uma nova versão do bloco de Amonkhet foi nominalmente citada no artigo.

Roteiro Arena

Embora o Arena possa ser considerado um sucesso, ainda faltam muitos aprimoramentos e ainda há muito espaço para expansão. Vamos acompanhar o desenvolvimento da plataforma!

Assim terminamos mais um Boletim dos Artesãos. É fim de semana de pré-lançamento! Está empolgado para finalmente jogar a nova coleção? Também é segunda de B&R, então o que você esperava e o que achou do anúncio? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook ou Twitter. Obrigado pela leitura.

Thiago Santos dos Artesãos do Magic

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.