Boletim dos Artesãos - Theros: Além da Morte se Desvela | Magic

Escrito por
Publicado em 06/01/2020
887 Visualizações, 0 Comentários.

Olá e sejam bem-vindos ao primeiro Boletim dos Artesãos do ano, pronto para te munir com o que de mais importante aconteceu no mundo de Magic: the Gathering. Começamos 2020, ano que promete muito com uma miríade de novos produtos e um novo programa de Jogo Competitivo. No Boletim de hoje o foco serão os previews de Theros: Além da Morte, que começaram propriamente, e novidades que chegaram ao Magic Companion. Vamos lá!

Companion na Vanguarda

Algumas novidades chegaram ao MTG Companion nos últimos meses, incluindo melhorias internas nos processos da ferramenta de criação e administração de torneios, que são importantes para uma experiência satisfatória, mas não imediatamente visíveis para os usuários. Nesse aspecto modificações foram feitas em pontos de aleatorização dos jogadores em torneios de Draft.

Num primeiro momento, ao iniciar um Draft, o Companion estava atribuindo os assentos para o jogo em ordem de chegada, ou seja, o primeiro jogador a se registrar ficava com o Assento 1, o segundo com o Assento 2 e assim por diante.

Com assentos atribuídos dessa forma a estrutura da mesa pode ser facilmente explorada com jogadores combinando assentos a fim de conseguirem receber melhores cartas ao longo do Draft. Assim o programa foi modificado e os assentos agora são atribuídos aleatoriamente.

Na contramão dessa atualização um ajuste foi feito no pareamento dos jogadores para a primeira rodada de jogos. O Companion estava realizando este pareamento aleatoriamente, enquanto que o sistema mais comumente adotado pareia jogadores que estejam o mais distante possíveis na mesa.

Esse sistema tem influência na forma como os jogadores cooperam no Draft e também garante que você viu o menor número de cartas possíveis que foram passadas para seu oponente de primeira rodada, então a plataforma foi ajustada para também funcionar dessa forma.

A última mudança, por outro lado, é uma que qualquer usuário do Companion pode ver de imediato e uma funcionalidade que muito em breve também estará nos campeonatos de lojas, quando a nova versão do Wizards Event Reporter for disponibilizada.

Antes no Companion apenas um jogador criava o torneio e era responsável por inserir resultados e divulgar as informações de pareamento e classificação para os participantes, tal como fazem as lojas hoje. Isso mudou, pois agora o aplicativo possui uma funcionalidade que permite que todos os participantes possam inserir seus próprios resultados e consultar as informações do campeonato assim que elas estiverem disponíveis.

Isso funciona de maneira bem simples. Assim como antes um jogador cria o torneio pelo Companion. Nesse momento ele recebe um código e o distribui para os participantes, que podem então inseri-lo na aplicação em seus próprios dispositivos para se registrarem, sem que o organizador precise fazer mais nada.

A partir daí, quando o evento começar, as informações de pareamento estarão disponíveis na tela de cada participante usuário do Companion. Eles também terão o papel de partirá disponível na aplicação, podendo submeter o resultado direto da mesa, e poderão ver o tempo restante da rodada e também a classificação sem precisar procurar muito.

Telas Companion

Essa é uma mudança que melhora imensamente a qualidade dos torneios, com as informações estando sempre disponíveis, de fácil acesso e atualizadas. Caso haja alguma divergência o organizador ainda pode ser contatado para que o problema seja solucionado.

Do modo que está agora o Companion já é uma ótima maneira de organizar torneios de até 16 jogadores, com funções que já devem fazer sua transição para as lojas ainda esse ano. Ele está em fase de Beta Aberto tanto no Android quanto no iOS.

A aplicação está longe de estar completa no entanto, e as “funções de engajamento” são aguardadas. Acompanharemos esse desenvolvimento!

Revelando Theros: Além da Morte

O ano virou e os previews de Theros engataram um bom ritmo que deve continuar até que eles se esgotem. Uma boa parte da coleção já foi revelada e já podemos ter uma ideia mais acertada sobre as estruturas, mecânicas e arquétipos que serão apoiados.

Como sabemos, Theros é um plano inspirado na mitologia greco-romana e essa é nossa segunda visita a ele. Embora muito da estrutura do primeiro bloco seja ainda visível, como a ênfase na tríade Deuses, Heróis e Monstros, Além da Morte diverge ao lançar luz no submundo do plano, que foi propositadamente omitido nas coleções anteriores.

E falando em Deuses os cinco deuses mono-coloridos continuam os mesmos, Heliode, Tassa, Érebo, Púrfuro e Nileia, e continuam com as mesmas características: são indestrutíveis; precisam de ao menos 5 de devoção de sua cor para se tornarem criaturas; têm uma habilidade passiva, seja desencadeada ou efeito contínuo, e também uma habilidade ativada.

Deuses TBD 1

Entre os cinco Heliode e Tassa se destacam por terem já de cara usos claros em formatos competitivos. Heliode possui uma interação fortíssima com Balista Ambulante, gerando tiros infinitos para o construto, e Tassa têm boa afinidade com efeitos de entrar no campo de batalha, em especial Mestre das Ondas.

Deuses TBD 2

Uma nova deusa também foi revelada na combinação GR, a mesma do falecido Xenagos. Ela é Klothys, a deusa do destino, que se encontrava antes presa no submundo. A carta em si tem status decentes, um custo de mana atrativo e uma habilidade relevante num mundo de Escapatória, mas, para contrabalançar, ela necessita ao menos 7 de devoção, como é de praxe para os deuses multicoloridos.

Klothys

Pelo que sabemos da história, os deuses estão em guerra e cada um escolheu seu campeão, os transformando em um semideuses. Já conhecemos três destes, o campeão de Heliode, Daxos, que já havíamos visto por aqui, a campeã de Tassa, Callafe, e o de Érebo, Tymaret.

Semideuses TBD

Eles fazem parte de um ciclo incomum e todos têm um de seus status, poder ou resistência, dependente da devoção para suas cores, sendo que eles já contribuem com no ao menos dois para isso, e também uma outra habilidade.

Um bom set tem bons reprints e Theros: Além da Morte tenta não decepcionar nesse quesito. Tutor Idílico é uma staple absoluta no Commander e beirava na casa dos U$30 por ter até agora apenas sua impressão original. Gray Merchant é uma carta que carrega consigo a fama de uma mecânica inteira, a Devoção, e Field of Ruin uma excelente carta para por em cheque bases de mana muito ousadas e terrenos muito poderosos.

Reprints TBD

Finalmente, um último destaque para um reprint funcional. No lançamento de Mystery Booster foi dito que alguns dos conceitos vistos nas Cartas de Testes poderiam chegar ao jogo numa versão que pudesse ser usada em torneios. Pois algumas semanas se passaram e já temos o primeiro exemplo.

De Mystery a TBD

O lançamento de Theros: Além da Morte se aproxima, dia 24 de janeiro, mas ainda há bastante a se revelar. Acompanhe a temporada de previews e fique por dentro!

Finalizamos assim mais um Boletim. O que você está achando de Theros: Além da Morte? Está gostando dos personagens que fazem seu retorno? E o que pensa sobre os novos? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook ou Twitter. Obrigado pela leitura.

Thiago Santos dos Artesãos do Magic

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.