Boletim dos Artesãos - MOCS 2020 e o Pioneer sem Oko | Magic

Escrito por
Publicado em 30/12/2019
831 Visualizações, 0 Comentários.

Olá e sejam bem-vindos ao último Boletim dos Artesãos do ano, armado com o que de mais importante aconteceu no mundo de Magic: the Gathering. Nessa semana temos um pouco de tudo com a reformulação do Programa de Jogo Premier do Magic Online (MTGO) e o como está o Pioneer após os mais recentes banimentos e antes da primeira B&R do ano. Então vamos logo saber sobre as últimas notícias do ano.

O Novo Programa de Jogo Premier

No começo deste mês, no dia 5, a Wizards revelou seu novo Programa de Jogo Premier para sua plataforma digital mais antiga, o Magic Online (MOL). O objetivo dessa reformulação era abandonar a complexidade do sistema anterior, que utilizava várias moedas diferentes para eventos semelhantes, e ao mesmo tempo integrar o circuito do MOCS e do Players Tour.

Uma das mudanças notáveis do novo programa é a adoção de um sistema de temporadas. Cada temporada terá em torno de 17 semanas e seus próprios eventos, que culminarão em convites para um novo tipo de torneio, o Champions Showcase (“Vitrine dos Campeões”), e para as Finais do Players Tour.

Antes de chegarmos ao que é esse novo torneio vamos primeiro aos caminho de classificação que o novo sistema oferece. O primeiro detalhe importante é que, seja qual for o formato ou a estrutura, apenas uma moeda será usada ao entrar nos eventos Premier e ela será chamada de Pontos Qualificatórios (“Qualifier Points” ou QPs).

As formas de se conseguir esses QPs são uma das partes mais naturais do programa, já que utiliza de estruturas que os jogadores já estão acostumados em algum nível. A primeira e mais simples delas é entrando nas populares Ligas ou Queues de Limitado, onde as boas performances serão premiadas.

A segunda maneira é com os eventos Preliminares, antes só vistos no Limitado, mas que agora se expandem também ao Construído. Standard, Pioneer, Modern, Legacy, Vintage, Pauper e o formato Limitado primário de um dado período (mais comummente o set mais recente) terão vários desses eventos de cinco rodadas cada agendados na temporada, onde jogadores que saírem invictos (5 vitórias) ou com 4 vitórias recebem 40 QPs, o suficiente para entrar em qualquer evento Premier.

A última fonte imediata de QPs é os Desafios de Formato, que continuam semanalmente para todos os formatos Construídos. Nesses eventos todos os jogadores que alcançarem o Top 8 receberão Pontos Qualificatórios, sendo que o 1° e o 2° recebem 40 desses pontos.

Fontes de QPs em 2020

E onde usar esses QPs tão duros de conseguir? Nos eventos Premier, é claro. O primeiro deles e também o mais direto, são os Qualificatórios de Players Tour (PTQs), que, como sabemos, premia o vencedor com um convite a um Players Tour.

Serão em torno de 25 PTQs por temporada, todos com custo de entrada de 40 QPs e divididos entre os vários formatos do Construído e Limitado. Note, no entanto, que não haverão PTQs de Vintage, embora o formato seja usado para adquirir QPs.

O segundo braço dos eventos Premier é o circuito do Magic Online Champions Showcase, o novo MOCS, com uma série de eventos relacionados. Para começar temos os Desafios Showcase, que três vezes por temporada substitui os Desafios de Formato, exceto Vintage, e dá ao seu Top 8 convites para o Qualificatório Showcase do respectivo formato.

Também temos Eventos Showcase de Última Chance, que ao final da temporada substituem os Preliminares e premia os jogadores invictos também com uma chance nos Qualificatório Showcase. A intenção é que esses eventos sejam a última oportunidade de usar os QPs de uma temporada.

Chegamos então aos Qualificatório Showcase, que serão seis: Standard, Pioneer, Modern, Legacy, Pauper, e Limitado. O campeão desses eventos recebe um convite para participar do MOCS da temporada.

Finalmente, teremos dois Abertos Showcase, nos quais qualquer jogador pode tentar sua chance a uma classificação sem nem mesmo precisar de um deck, já que esses eventos usarão o formato Selado. O campeão de um Aberto recebe vaga para o MOCS e para um Players Tour, enquanto o segundo colocado só para o Players Tour.

Tudo isso para nos leva ao Magic Online Champions Showcase, o MOCS que fecha a temporada. Esses serão eventos de oito jogadores (um de cada Qualificatório Showcase e um de cada Aberto Showcase), presencial e, muito provavelmente, transmitido. Uma ótima oportunidade de fazer brilhar os talentos da temporada.

Os MOCS terão premiação total de U$70.000 e, como adiantamos, o campeão recebe convite para Finais de Players Tour.

Premiação MOCS

A Temporada 1 do Programa de Jogo Premier do Magic Online começou dia 10 de dezembro e vai até 15 de abril de 2020. Os detalhes e datas dos eventos podem ser encontrados aqui. Participe!

O Pioneer Após Oko

No dia 16 de dezembro Oko, Ladrão de Coroas e Nexo do Destino foram banidas do Pioneer. Os decks Simic que comandavam, Simic Food Ramp e Simic Nexus respectivamente, se mostraram fortes demais para o formato, conquistando muito mais campanhas invictas em ligas e destruindo os adversários em combates diretos.

Os banimentos abriram porta para que novos tipos de estratégias aflorassem, já que ambas as cartas eram travas para o avanço uma quantidade enorme de decks. Oko, Ladrão de Coroas como uma ameaça extremamente forte que chegava tão cedo como turno dois era uma pedra grande no sapado dos Control, e o núcleo de Comida que o cercava uma parede na frente dos Aggro. Já Nexo do Destino completamente inviabilizava o jogo de atrito com seus infinitos turnos. Então como os decks estão aproveitando a ausência de seus citados malfeitores?

Decks Pioneer

O UW Control subiu para se tornar o deck definitivo do arquétipo nesse período. Sem ter que lidar com Oko, Ladrão de Coroas, Veredito Supremo brilha como uma das formas mais eficientes de se lidar com um campo de batalha mais dependente de criaturas.

Deck UW Control - Pioneer

https://www.mtggoldfish.com/deck/2594655#paper

Autor: artesaosdomagic

 

Além dele temos o pacote clássico de contra-mágicas e vantagem de cartas para assegurar a vantagem conseguida por seus próprios planeswalkers poderosíssimos, Teferi, Manipulador do Tempo, Narset, Rasgadora de Véus e Jace, Arquiteto do Pensamento. Para fechar o jogo o deck pode depender do famoso loop de Teferi, Herói de Dominária, que fez estrago no Standard, ou confiar em algumas escassas cópias de criatura, seja um Caloteiro Descarado // Pequeno Furto ou um finalizador clássico como Mecanotitã Torrencial.

Na vertente diametralmente oposta temos os decks Vermelho Aggro, que vêm numa variedade muito grande, mas todos apostando em cartas que já tiveram sucesso em outros formatos. Há versões mais voltadas para o Burn, com alto número de mágicas de dano direto e quase que certamente Lança Veloz do Monastério entre suas criaturas e Fundição Sagrada em sua base de mana, dando acesso a Amuleto Boros.

Deck Mono-Red Aggro - Pioneer

https://www.mtggoldfish.com/deck/2602033#paper

Autor: artesaosdomagic

 

Deck Burn - Pioneer

https://www.mtggoldfish.com/deck/2594654#paper

Autor: artesaosdomagic

 

Há também versões mais focadas em criaturas, com poderosos drop-3 em Gigante Esmaga-ossos // Pisar e Goblin Líder da Plebe. Essas versões tem uma curva mais alta, podendo jogar um jogo mais longo e com mágicas de alto impacto, incluindo algumas cópias de Chandra, Chama da Rebeldia.

Se o seu forte for Combo, no entanto, o deck que no momento representa o arquétipo é o Lotus Storm. O combo que, no papel, parece complicado, nada mais é do que emendar mágicas e habilidades que te permitem desvirar Campo de Lótus, como Amarras Ocultas e Vizir das Areias Correntes, gerando uma quantidade absurda de mana que culmina em uma jogada que finalize o jogo.

Deck Ral Lotus Storm - Pioneer

https://www.mtggoldfish.com/deck/2596137#paper

Autor: artesaosdomagic

 

Para essa última jogada alguns jogadores confiam em Ral, Conduíte da Tempestade e uma Expansão // Explosão gigante. Outros preferem um plano mais sofisticado, com Fadina dos Desejos // Concedido buscando Adentrar o Infinito e Jace, Manipulador de Mistérios do sideboard, habilitados por uma Onisciência no caminho.

Semana que vem teremos o primeiro anúncio de B&R do ano, que poderia voltar a agitar o formato, mesmo que ele tenha caído num estado que favorece estratégias mais “justas” pela primeira vez desde sua criação. Todos os jogadores estão atentos, pois o anúncio terá fortes implicações para a primeira série de Players Tour de 2020.

Assim finalizamos mais um Boletim dos Artesãos, o último de 2019. Desejamos a todos um excelente 2020 e espero que nos vejamos no ano que vem. Novidades sobre esse jogo que tanto gostamos com certeza não faltarão! Quais são os seus desejos para esse ano novo? O que foi muito bom em 2019? E o que ainda precisa de melhoras? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook ou Twitter. Obrigado pela leitura.

Thiago Santos dos Artesãos do Magic

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.