Boletim dos Artesãos - Commander 2020, Convite Fracionado e MPL Pérola | Magic

Escrito por
Publicado em 04/11/2019
575 Visualizações, 0 Comentários.

Olá e sejam bem-vindos a mais um Boletim dos Artesãos, pronto para te suprir com o que de mais importante aconteceu no mundo do Magic: the Gathering na ultima semana. Nesse período tivemos boas novidades para o Commander e para o Jogo Competitivo além da rodada da MPL e dos momentos de antecipação para o Campeonato Mítico VI em Richmond. Então vamos logo ficar por dentro disso tudo.

2020, o Ano do Commander

Na quarta-feira passada, dia 30, Gavin Verhey revelou um anúncio que mapeia os lançamentos voltados para o formato Commander no ano que vem, e eles vão muito além dos tradicionais decks pré-construídos.

No artigo ele aborda pontos importantes sobre o formato que fizeram a Wizards dar esse passo. O primeiro deles é que o Commander cresceu em populariade e importância, sendo uma das maiores demandas no Magic atual. O segundo, um dos aspectos mais comentados, é que o formato precisa desesperadamente de reprints para suprir essa demanda. O último aspecto é que o Commander se tornou uma porta de entrada para o jogo, apesar de sua complexidade. Esse é um fator novo e que também necessita atenção.

Lançamentos Commander 2020

Mas o que afinal foi anunciado? Começando com o básico, teremos, sim, a coleção Commander (Edição 2020), mas com algumas diferenças em relação às edições anteriores. A começar, Commander (Edição 2020) será lançada juntamente com outra coleção, Ikoria: Lar de Behemoths, no dia 24 de abril.

Além disso, serão 5 novos decks, ao invés dos 4 que se tornaram usuais, com 71 cartas inéditas entre eles. Todas essas cartas inéditas serão sobre o plano de Ikoria, mas é importante avisar que elas não serão legais no Standard, só nos formatos Eternos, e não estarão nos Boosters de Draft da coleção.

O último aspecto é que Commander (Edição 2020), cujo código é C20, substitui os Decks de Planeswalker de Ikoria: Lar de Behemoths.

Outra coleção que também terá seus decks de Planeswalker substituídos por Commander ano que vem será Ascenção de Zendikar, mas não na mesma magnitude que Ikoria. Serão dois decks pré-construídos lançados concomitantemente com a coleção, cada um com 3 cartas novas e código de coleção ZNC.

Esses decks tem a intenção de ser uma boa forma de se iniciar no formato, além de criar uma nova janela de novidades para os jogadores de Commander depois do lançamento de C20.

Ainda não é o fim, na verdade estamos longe disso. Ano que vem teremos o lançamento de um produto novo, a Commander Collection (“Coleção Commander”). Este produto se assemelha aos Spellbooks lançados anteriormente, mas se focam em uma cor ao invés de uma personagem, sendo a primeira edição focada na cor Verde.

Commander Collection: Green, código CC1, terá oito cartas, todas reprints e todas com arte nova. O produto só estará disponível nas lojas da WPN, incluindo uma versão com todas as cartas foil para as lojas com status Premium.

Arte de carta presente em CC1

E agora finalmente o último, e talvez mais importante, anúncio. Em 2020 teremos o lançamento da coleção Commander Legends, de código CMR, que promete ser a “Commander Masters” que todo fã do formato esperava e mais.

Essa será uma coleção feita para se draftar e cada um dos boosters conterá 20 cartas, incluindo sempre uma foil e duas criaturas lendárias. E teremos muitas criaturas lendárias no set, mais de 70, incluindo personagens antigos e novos.

Barão Sengir em CMR
Uma nova versão de Barão Sengir estará em Commander Legends

E é claro que Commander Legends terá seus próprios decks pré-construídos, cinco deles, nos mesmos moldes dos de Ascensão de Zendikar. Cada um com 3 cartas inéditas que não estarão nos boosters e um próprio código de coleção, CMC.

Com todos esses anúncios em mente é difícil não pensar de que este é um momento muito bom para ser um jogador de Commander. No entanto, se você não faz parte desse grupo ainda saiba que oportunidades não faltarão!

Convites Fracionados

Dando uma virada brusca no assunto, vamos ao Jogo Competitivo! Na última terça, dia 29, saiu mais uma Atualização de Esports com algumas novidades. A primeira delas é que o Campeão Mundial terá vaga garantida na MPL da temporada seguinte, uma das requisições dos jogadores sobre as formas de se classificar para a liga.

Além disso recebemos mais informações sobre o sistema de convites fracionados mencionado anteriormente. Nesse sistema uma boa performance em um GP ou Players Tour te dá uma porcentagem de convite para o próximos Players Tour e quando essa porcentagem chega a 100% você está classificado.

Porcentagens Convites Fracionados
Porcentagens de Convites Fracionados obtidas em diferentes performances em GPs e Players Tour

Um detalhe importante é que o sistema olha a porcentagem conseguida pelo jogador nas últimas duas rodadas de classificação. Por exemplo, para conseguir uma vaga na Série 3 o sistema checa a soma das porcentagens dos eventos classificatórios tanto da Série 3 quanto da série anterior, no caso, a Série 2.

O sistema ainda está incompleto e planeja-se integrá-lo tanto aos outros eventos classificatórios, como PTQs e Magic Premier Series, quanto às próprias Finais do Players Tour. Mudanças ainda serão feitas, mas esse é um começo animador.

Shota Yasooka vence na Divisão Pérola

Esse fim de semana tivemos mais uma disputa de divisões da Magic Pro League! E tivemos pela primeira vez o uso da nova regra de classificação para a fase de mata-mata, com 5 jogadores chegando no sábado.

Em primeiro lugar tivemos Shota Yasooka (5-2) com um Simic Food e logo atrás Shahar Shenhar (5-2) com Sultai Food. Os outros três jogadores tiveram campanha 4-3. Nos critérios de desempate Matt Nass ficou em terceiro com seu Sultai Food, deixando para Andrew Cuneo com Selesnya Adventure, e Andrea Mengucci, com Sultai Food, o embate antes de comecar o Top 4 de eliminação dupla propriamente dito.

Infelizmente para Cuneo seu deck destoante não rendeu os resultados que ele esperava e ele perdeu a primeira partida do dia para Mengucci. Felizmente para Yasooka ser apenas um pouco diferente rendeu bons resultados e ele passou por Shenhar para chegar à Grande Final.

Shenhar esperaria um mirror de qualquer forma já que todos os outros jogadores levavam o mesmo arquétipo. Nass levou a melhor no confronto contra Mengucci e manteve a energia para enfrentar e também vencer Shenhar, subindo para enfrentar Yasooka.

A expectativa de Matt Nass era que um piloto diferente levasse a um resultado diferente no embate de seu Sultai Food contra o Simic Food de Shota Yasooka. Suas esperanças não se concretizaram, no entanto, e Yasooka saiu vencedor e campeão da Divisão Pérola na Etapa de Eldraine.

Com a vitória Shota Yasooka se classifica diretamente ao Dia 2 do MCVII. A MPL terá uma pausa para o MVI, mas retorna na semana do dia 16 de novembro com a Divisão Esmeralda.

Assim terminamos mais um Boletim dos Artesãos. Essa semana tem Campeonato Mítico VI em Richmond e a partir de sexta os jogadores competirão nos formatos Standard e Draft de Trono de Eldraine! Mais informações sobre o torneio você encontra neste artigo. Você empolgado para o campeonato? Para quem vai torcer? O que achou das novidades para o Commander? E dos Convites Fracionados? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook ou Twitter. Obrigado pela leitura.

Thiago Santos dos Artesãos do Magic

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.