Pouso de Emergência!! | Yu-Gi-Oh!

Escrito por
Publicado em 27/10/2019
1704 Visualizações, 1 Comentários.

1. Introdução ao Arquétipo

Sejam bem-vindos todos os pilotos, aeronautas e curiosos construtores de convés! Deixando o hangar, os Mecha Phantom Beast estão na pista se preparando para decolar! Porém isso só pode acontecer se nós, os jogadores fomos capazes de construir e pilotar essas máquinas gigantes, e esse é o objetivo desse post. A mecânica desse Deck é diferente de qualquer outra; os "pilotos" vencem os duelos gerando fichas, e depois utilizam-as para alimentar vários efeitos, nos ajudando a criar uma nova frota. Todos os monstros Mecha Phantom Beast são imunes à destruição enquanto houver uma Ficha em campo, mesmo que seja apenas um Bode Expiatório. Esse modelo de jogo nos oferece um controle de campo, onde o oponente sempre está em nossa mira. Outro efeito característico do Deck é que os seus monstros aumentam os seus Níveis com base nos Níveis combinados de todas as "Fichas de Besta Fantasma Mecha" no seu campo. A qualquer momento durante do duelo, os seus monstros podem estar entre os Níveis 3, 4, 6, 7, 9 ou 10, e até mesmo podem superar a barreira do Nível 12, permitindo que você os use como uma caixa de ferramentas, dependendo do seu estilo de jogo. Quase todos os monstros do Arquétipo geram Fichas de alguma forma, então você sempre terá ferramentas para trabalhar. A flexibilidade do Arquétipo permite que os melhores pilotos do mundo deixem sua criatividade subir aos céus! Junte-se a nós nessa discussão!

2. Aeronaves prontas para a ação!

É hora de analisar as principais cartas do Arquétipo, e se você não sabe por onde começar, temos a aeronave perfeita para o trabalho. O Besta Fantasma Mecha Lobo‑corrente  tem um efeito simples, porém muito eficaz. Ao ser Invocado por Invocação-Normal, você pode Invocar por Invocação-Especial 1 Ficha Besta Fantasma Mecha para o campo. Essa carta é sólida porque ao criar um Token gera pressão ao oponente, tendo em vista que o Tetherwolf pode Tributar 1 Token e ganhar 800 de ATK, matando qualquer coisa com 2500 ou menos de ATK, ou até mesmo te fazendo ganhar tempo.

Outra ótima opção para o Deck é o Besta Fantasma Mecha Raiten. Um monstro de Nível 4, e que ao custo de descartar 1 carta (sendo útil para encher o Cemitério), permite ao jogador Invocar por Invocação-Especial 1 Ficha de Besta Fantasma Mecha. Esse efeito não é uma vez por turno, e por esse fato, pode e deve ser abusado. Tokens podem ser usados como matéria para Invocação-Link, e só isso já é algo mais do quê suficiente para o uso dessa carta no Deck. Além disso, como qualquer outro membro do Arquétipo, essa carta ganha Nível igual ao Nível desses Tokens, e não pode ser destruída por batalha ou efeitos enquanto você controlar qualquer Token. E assim que um Token for Invocado no campo, você pode se usufruir do efeito de Besta Fantasma Mecha Megarraptor, que poderá Invocar outro Token para o campo. É uma carta que por si só não poderá trazer um Token em sua Invocação, mas ao se juntar com outras cartas do Arquétipo favorece e muito no Spam de Tokens em campo. Entretanto, ele é extremamente forte pois é o buscador do Deck. Ao Tributar um Token, você pode adicionar 1 monstro "Mecha Phantom Beast" do Deck à mão.

.O Deck também conta com um poderoso monstro. O Besta Fantasma Mecha Hamstrat, que apesar de ser um monstro com um efeito de virar, funciona muito bem no Deck. Ao ser virado com a face para cima, ele permite ao jogador que o controla, Invocar por Invocação-Especial 2 "Fichas Besta Fantasma Mecha". Além disso, ele permite ao jogador, que ao custo de Tributar 1 Token, um "Mecha Phantom Beast" possa ser revivido do Cemitério, sendo um gatilho para o efeito do já citado Megarraptor. E pra fechar a trinca mais poderosa do Deck, também temos o Besta Fantasma Mecha Colt-wing, que ao ser Invocado por Invocação-Especial quando já controlamos outro Mecha Phantom Beast (por isso, a importância do Hamstrat), podemos Invocar por Invocação-Especial 2 Fichas Besta Fantasma Mecha para o campo, não perdendo absolutamente nada de recursos. Além disso, uma vez por turno, podemos Tributar 2 Fichas para banir 1 carta que o oponente controla. Vale citar ainda o uso do Besta Fantasma Mecha Leosaqueador, que pode ativar seu efeito quando uma Ficha for Tributada, e Invocar outra Ficha de Besta Fantasma Mecha, além de também Invocar monstros por Invocação-Especial da mão.

Vale citar também o Besta Fantasma Mecha O-Leão, que é o principal Tuner do Deck, e por algum tempo, foi utilizado como engine no jogo. Seu efeito é simples, ao ser enviado ao Cemitério o jogador por Invocar por Invocação-Especial 1 Ficha Besta Fantasma Mecha. Com essa carta é possível começar muito dos combos do Deck, como o já citado acima, e tudo isso de maneira extremamente fácil. O seu outro efeito, nos permite Invocar por Invocação-Normal (de modo adicional) um monstro Mecha Phantom Beast da nossa mão, ao custo de baní-lo do Cemitério. Isso pode parecer irrelevante, mas é exatamente o que o Deck precisa para estabelecer o seu campo e alinhas suas principais aeronaves na pista de decolagem. 

3. Extra Deck - Os Melhores Boeings

Assim como qualquer Deck lançado na era ZEXAL, os Mecha Phantom Beasts giram em torno do seu Extra Deck, apesar de conseguirem se manter em campo por um bom tempo sem ele. Entretanto, uma hora ou outra o seu usuário precisará acessar novas opções, que irão finalizar o jogo. O melhor monstro do Arquétipo é o Besta Fantasma Mecha Dracossack. Dracossack é um Monstro Xyz de Classe 7, com 2600 de ATK e 2200 de DEF. Seus dois efeitos caem como uma luva no Deck, e podem combar entre si. Ao desassociar 1 matéria, o seu controlador pode Invocar por Invocação-Especial 2 Ficha Besta Fantasma Mecha para o campo, e ao Tributar 1 monstro "Mecha Phantom Beast" (incluindo os Tokens Invocados), você pode escolher 1 carta no campo e destruí-la. Com isso, é possível triggar outros efeitos, como o do Leosaqueador ou Megarraptor, já citados no post. Vale lembrar que outra ótima opção para o Deck é o uso do Número 11: Grande Olho, um poderoso monstro de Classe 7 que pode roubar monstros do oponente.

O Deck também conta com dois Monstros Sincro, o Besta Fantasma Mecha Concoruda e o Besta Fantasma Mecha Jaculuslan. O primeiro é um Monstro Sincro de Nível 7, que pode ser feito facilmente utilizando o Blue Impala e qualquer outro Mecha Phantom Beast e possui um efeito simples e efeito. Os Tokens no campo não podem ser destruídos por batalha ou efeito. Com isso, os seus monstros serão praticamente invencíveis, já que os Tokens serão responsáveis por proteger seus monstros de Main Deck. Já o outro efeito do Concoruda é ativado quando o mesmo é destruído (seja por batalha ou efeito), e ao Tributar todas as Fichas Besta Fantasma Mecha, é possível trazer de volta ao jogo outro Mecha Phantom Beast do Cemitério. Já o Jaculuslan pode Tributar todas as Fichas Besta Fantasma Mecha no campo, e descartar um número igual de cartas da mão do oponente, sendo extremamente forte para controlar o jogo, mas extremamente arriscado contra Decks com vantagem de Cemitério. Além disso, ele oferece proteção a todos os outros monstros Mecha Phantom Beast, permitindo com que eles não possam ser destruídos em batalha ou efeito. E por fim, ao deixar o campo, permite ao seu controlador que coloque 1 Quick-Play Spell em campo diretamente do Deck, sendo um efeito genérico, mas com um alvo específico dentro do Arquétipo.

4. Magias/Armadilhas - Força Total!

A torre de controle ordena... Decolar!! Decolar!!. O Boeing sai do chão, e segue sua viagem rumo a Terra da Vitória. A melhor Spell Card do Deck sem dúvidas é a Scramble!! Scramble!!, e é ela o principal alvo para o efeito do Jaculuslan. Seu efeito é bem situacional, porém bastante forte, e basicamente é o que faz o Deck rodar. Se o número de monstros do oponente for maior que o número de monstros não-Ficha que você controla, você pode Tributar qualquer número de Fichas Besta Fantasma Mecha e Invocar um número equivalente de monstros "Mecha Phantom Beast" do seu Deck, porém eles serão embaralhados no Deck na Fase Final. Entretanto, com essa carta você pode Invocar seus principais monstros, ativar seus efeitos e utilizá-los como matéria para Invocações-Link, Xyz e/ou Sincro, reduzindo qualquer prejuízo e adquirindo vantagem.

O Deck também conta com duas Armadilhas relativamente fortes. A primeira é a Loop e Giro, que nega ativação de efeitos de monstros, Spells ou Traps, ao custo de Tributar todas as Fichas Besta Fantasma Mecha no seu campo. O custo é pesado para o Deck, e apesar de ser uma ótima carta para negar efeitos e destruir as cartas negadas, outras cartas similares no jogo, como Julgamento Solene e Aviso Solene fazem a mesma função sem nenhum prejuízo material para o Deck em si. Ainda assim, vale a pena usar 1 cópia dessa carta em suas builds, já que ela cai como uma luva em diversas situações. A outra carta, talvez a melhor do Deck é a Recarga Aérea. Seu efeito permite ao seu controlador Invocar por Invocação-Especial 1 Ficha Besta Fantasma Mecha (inclusive durante o turno do oponente), e com isso proteger seus monstros de destruição. Um efeito bastante simples, porém muito efetivo. Já o seu outro efeito, que na verdade é uma condição para permanecer em campo, pode ajudar o Deck, ao enviar monstros como o O-Leão para o Cemitério, aumentando ainda mais o nosso arsenal de Tokens no campo.

5. Mayday! Mayday!

Apesar de ser um Deck extremamente interessante, e trabalhar de forma intensa com Tokens, Mecha Phantom Beast não é um Deck forte para o formato Link, pelo menos, não usado de forma pura. Como é de conhecimento público, os Tokens podem ser utilizados como matéria para Invocações-Link, e por conta disso cartas como Bode Expiatório, que até então eram inofensivas, acabaram caindo nas graças da Banlist, sendo limitada. Além disso, outros monstros como Dandylion acabaram banidos pelo mesmo propósito. Mas então, porque diabos Mecha Phantom Beast não funciona mesmo tendo uma mecânica tão bem aproveitada pelos Links? É simples e fácil de responder, ele é um Deck extremamente lento, e não consegue se sustentar por si só. Para fazer o campo necessário, é necessário muitos turnos, e num jogo competitivo, não temos tempo para isso. Além disso, o Deck em si não tem nenhuma proteção que não seja depender de Tokens, quando os mesmos tem 0 de ATK/DEF e podem ser facilmente destruídos. Cartas como Matemático e Scrap Recycler ajudam o Deck de maneira absurda, mas não conseguem fazer nada sozinhos. A questão é, o que fazer quando só houverem Tokens em campo? Como se livrar de determinadas situações? O que fazer se o oponente estiver cheio de Backrows? Enfim, o Deck é bom, mas não consegue se livrar de situações comum do cenário competitivo de forma rápida, e por isso, não vingou mesmo no melhor formato para o Deck. A Konami também tem uma parcela de culpa, já que não deu nenhum suporte decente para o Deck durante todo o período. Infelizmente a Aeronave caiu, e não há sobreviventes.

De todo modo, se você é um jogador 4fun, recomendamos o uso do Deck. Sua mecânica inovadora e sua inspiração em aviões o torna extremamente divertido e satisfatório, e quem sabe um dia, com o suporte correto, o Deck não suba de patamar? Se você gostou, não deixe de ler outras publicações do nosso time aqui no blog, e também, visite nosso canal no YouTube. Se houve algum interesse em comprar as cartas, procure por aqui mesmo na MYPCards, quem sabe você não encontre-as por um preço camarada? Até a próxima galera!

Att, Cyberse Team BR!

Comentários

Sturmo comentou em 22/04/2021 10:30:33

AMEI o artigo! Principalmente por ter este meu main deck. Não pretendo usar no competitivo, mas quero que a Konami cria suportes baseado no meta atual XD

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.