Boletim dos Artesãos - Qualificatórios 2020 e Etapa de Eldraine | Magic

Escrito por
Publicado em 30/09/2019
424 Visualizações, 1 Comentários.

Olá e sejam bem-vindos a mais um Boletim dos Artesãos, que dispõe o que de mais importante aconteceu no mundo do Magic na última semana. E a edição de hoje tem o foco no Jogo Organizado e no Magic Competitivo, com mais informações reveladas sobre o novo modelo a ser adotado a partir do ano que vem e também detalhes sobre a Etapa de Eldraine da MPL. Vamos lá!

Premiando Consistência

Um dos tópicos mais discutidos quando o documento sobre o futuro do Magic Esports (que também abordamos aqui) foi lançado foi a falta de incentivo à jogadores que têm bons resultados com frequência, mas que de alguma forma falham em converter esses resultados em títulos. No anúncio dessa semana a Wizards abordou, ainda que de maneira pouco clara, esse tópico em suas duas modalidades de competição: o digital, com o Magic Arena, e o físico.

No digital a Wizards disse que está explorando maneiras de garantir que jogadores com bons desempenhos consistentes em Mythic Point Challenges e Qualificatórios Míticos de um dado Invitacional participem da próxima sequência destes eventos ligadas ao próximo Invitacional. Além disso, foi dito que 4 vagas em cada Invitacional Mítico provavelmente serão destinadas aos jogadores consistentes da plataforma.

Paralelamente, a Wizards vem trabalhando nesta mesma questão nos GPs e Players Tours. O modelo citado como o favorito para solucionar o problema é o de Convites Fracionados. Nele os jogadores que ficaram muito perto da qualificação, mas falharam (por uma ou duas derrotas) receberiam um Convite Fracionado que poderia ser combinado a outras boas performances para gerar um “convite inteiro” para um Players Tour ou mesmo um Players Tour Finals.

Ambos os modelos não estão em suas versões definitivas e precisam ser calibrados, mas o anúncio mostra que a Wizards está, sim, atenta a essa questão.

Classificatórios para os Players Tours

Semana passada falamos aqui as datas dos primeiros Players Tours de 2020 e agora sabemos também mais detalhes sobre os eventos classificatórios. Eles acontecerão de 5 de outubro a 22 de dezembro e são de três tipos:

  • Qualificatórios WPN (WPQ): são eventos que ocorrem em lojas locais aprovadas pela WPN. Eles podem acontecer diretamente em uma etapa ou usar de um evento WPN Preliminar, com a segunda fase podendo ser aberta ou fechada, a depender do organizador.
  • Qualificatórios Player Tour (PTQ): São os eventos mais tradicionais, com um dia longo de competição e um mínimo de 128 participantes.
  • Qualificatórios da Magic Premier Series (MPS): São qualificatórios integrados a eventos de terceiros, como o Circuito Star City Games e o LaTam Magic Series.

Qualquer jogador pode participar de um MPS, mas somente aqueles que ainda não estão classificados para um Players Tour podem jogar um PTQ ou WPQ. Além disso todos PTQ’s e WPQ’s serão disputados no formato Construído Standard. Os organizadores MPS’s tem mais liberdade para escolher o formato.

O único prêmio garantido nos Qualificatórios é uma vaga para um Players Tour dada ao campeão do torneio, que não inclui despesas aéreas, o que era comum até pouco tempo. O campeão pode escolher entre Américas, Europa e Ásia-Pacífico e só pode disputar um deles. Outros prêmios e também as taxas de inscrição estão à cargo dos organizadores, então é sempre importante lembrar que é necessário conferir as informações de cada qualificatório.

Os locais e datas específicos dos vários eventos você pode encontrar nesta página que será atualizada enquanto mais eventos forem organizados.

Promo Qualificatórios
A carta promocional para os Qualificatórios é Arcbound Ravager 

Já para se classificar pelo Magic Online há dois caminhos, o Construindo e o Limitado. Os Qualificatórios de Construído podem usar os formatos Standard, Modern, Pauper e Legacy. Os Qualificatórios de Limitado também tem eventos Preliminares, com apenas Selado, e Finais, com Selado na etapa de suíço e Draft no Top 8.

O custo de entrada para ambas as modalidades é de 30 Event Points ou 300 Play Points. Assim como nos torneios físicos o campeão ganha uma vaga para disputar um Players Tour na região de sua escolha.

As informações para os Qualificatórios do Magic Online você encontra aqui.

Começa a Etapa de Eldraine da MPL

O Magic Competitivo volta à ativa essa semana com o início da Etapa de Eldraine na disputa da MPL, a última Etapa da Temporada 2019. A estrutura geral da competição continua a mesma, com embates de todos contra todos durante a semana e um Top 4 de eliminação dupla no sábado, mas alguns detalhes foram alterados.

A primeiro mudança é na classificação para o Top 4. Antes tínhamos um corte seco considerando apenas os critérios de desempate para a classificação e isto ainda é verdade para os três primeiros colocados. A quarta vaga também segue esta regra se houverem quatro ou menos jogadores com campanha 4-3, mas se este número for maior que quatro haverá uma disputa entre os jogadores restantes para decidir quem é que fica com a vaga.

Também houve uma mudança na disputa das Grandes Finais do Top 4: agora elas serão sempre uma disputa de Melhor-de-3 partidas, ou seja, o primeiro a ganhar duas partidas será o campeão da divisão. Isso deve equilibrar melhor a competição quando um jogador saindo da parte de baixo (vagas 3 e 4) chegar a essa etapa do torneio.

A última mudança é também uma das mais importantes: não haverá mais troca de decks entre as etapas de todos contra todos e o Top 4. Os jogadores terão que confiar ainda mais em suas habilidades de prever Metagames para escolher decks que se saiam bem nas duas partes da competição.

Tudo que falta é conhecer a formação das divisões, que foram novamente reorganizadas de acordo com os Pontos Míticos da temporada.

A Divisão Safira é liderada pelo recém eleito ao Hall da Fama Reid Duke, pelo campeão de divisão na Etapa da Centelha Rei Sato e também conta com a presença do brasileiro Lucas Esper Berthoud. Os demais participantes são: Piotr Głogowski, Martin Jůza, Alexander Hayne, John Rolf e Jessica Estephan. As disputas dessa divisão são na semana do dia 5 de outubro.

Divisão Safira

Na Divisão Rubi temos o atual Campeão Mundial Javier Dominguez, Autumn Burchett, que venceu o Campeonato Mítico I, Ken Yukuhiro, vencedor de divisão na Etapa da Centelha, e o Jogador do Ano de 2018 Luis Salvatto. William Jensen, Jean Emmanuel-Depraz, Eric Froehlich e Grzegorz Kowalski completam a formação. Disputas na semana de 26 de outubro.

Divisão Rubi

Na Divisão o Pérola vemos Brain Braun-Duin que está empatado na liderança da MPL, o campeão do Invitacional Mítico Andrea Mengucci e o brasileiro Paulo Vitor Damo da Rosa. Finalizando temos Shahar Shenhar, Shota Yasooka, Janne "Savjz" Mikkonen, Matthew Nass, e  Andrew Cuneo. Disputas na semana de 2 de novembro.

Divisão Pérola

Encerrando, temos a Divisão Esmeralda com o maior número de campeões de divisão de todos, com Seth Manfield, Ben Stark, o brasileiro Carlos Romão, Lee Shi Tian e Brad Nelson. Os últimos participantes são Márcio Carvalho, Christian Hauck e Mike Sigrist. As disputas se dão na semana do dia 16 de novembro.

Divisão Esmeralda

Essa não é apenas uma oportunidade de conseguir vaga direta ao Dia 2 do Campeonato Mítico VII, mas a última chance de conseguir pontos para se manter na liga, já que os últimos 12 colocados vão para a Liga de Rivais. A disputa promete ser interessante, vamos acompanhar!

Assim colocamos um ponto final em mais um Boletim dos Artesãos. Semana passada foi a primeira experiência com Trono de Eldraine nas plataformas digitais e também no jogo físico! O que acharam do set? Quais cartas se destacaram? Vocês esperam que ele tenha um bom impacto no Standard? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook ou Twitter. Obrigado pela leitura.

Thiago Santos dos Artesãos do Magic

Comentários

MYPCards comentou em 04/10/2019 19:52:43

Ótimo resumo!

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.