Boletim dos Artesãos - Eldraine, Brawl e Coleções 2020

Escrito por artesaosdomagic
Publicado em 10/09/2019
158 Visualizações, 0 Comentários.

Olá e sejam bem vindos a mais um Boletim dos Artesãos, que te abastece com o que de mais importante aconteceu no mundo do Magic na última semana. Temos muitas novidades nessa edição, incluindo algumas para o futuro próximo e outras para um futuro um pouco mais distante, mas todas elas impactantes e empolgantes. Vamos logo saber o que aconteceu.

Conheçam Trono de Eldraine

Semana passada foi dado o pontapé inicial para a temporada de previews de Trono de Eldraine, que se estende ainda por essa semana e a próxima (se você quiser saber onde achar cada preview leia este artigo). Com tanta coisa nova o set acabou um pouco ofuscado, mas pudemos ver as cartas de dois dos planeswalkers que estarão no set, Oko e Garruk, e já falamos brevemente sobre como os dois se conheceram na história.

Oko e Garruk

Além disso conhecemos as mecânicas do set e são três as principais, Aventura, Obstinação e Comida.

Aventura é uma mecânica com elementos de cartas divididas em que metade é uma Criatura e metade é uma Mágica Instantânea ou Feitiço que sempre terá o subtipo de aventura. Você pode escolher conjurar qualquer uma das partes, mas quando uma Aventura resolve ela vai para o Exílio, não para o cemitério. O interessante é que se pode conjurar a parte de criatura de Aventuras resolvidas do Exílio em momentos posteriores do jogo. E um detalhe, em qualquer zona do jogo que não seja a pilha as cartas com Aventura são apenas de seus tipos de criatura.

A mecânica Obstinação se relaciona com as cinco côrtes de Eldraine, cada uma de uma cor, e te premia por ser um membro dedicado delas, o que acontece quando você paga ao menos três mana de uma cor para o custo da mágica correspondente. Quando essa condição é cumprida Obstinação pode melhorar os efeitos de uma carta ou ainda substituí-los por efeitos melhores.

Por fim, a mecânica de Comida cria fichas de artefato incolores predefinidas com “2, T, Sacrifique este artefato: Ganhe 3 pontos de vida”. A intenção é que você não fique usando Comida para ganhar vida, no entanto, pois há muitas cartas no set com outras finalidades para estes artefatos.

Mecânicas de Trono de Eldraine

Os previews de Trono de Eldraine continuam! A coleção será lançada em 26 de setembro.

É Hora do Brawl

Como já dissemos aqui, a Wizards está usando o lançamento de Trono de Eldraine como uma oportunidade de engatar o Brawl como um formato de vez. Dessa forma, eles não estão poupando esforços na tentativa de popularizar esse formato que em certo tempo foi dado como morto.

Nos anúncios dessa semana recebemos mais informações sobre as duas mais importantes iniciativas nesse sentido, que são os decks pré-construídos de Brawl que serão lançados para o jogo físico e a chegada do formato ao Magic Arena.

Quanto aos decks pré-construídos pudemos conhecer todas as lendárias que comandarão os produtos assim como as outras cartas que compõem cada deck.

Chulane, que já conhecíamos, comanda um deck de combinação Bant focado em efeitos criaturas e fazendo uso da mecânica de Aventura de Trono de Eldraine.

Korvold comanda, na combinação Jund, um deck focado em sacrifício de permanentes e para isso faz uso da mecânica de Comida de Trono de Eldraine.

Alela, de combinação Esper, por sua vez, é focada em mágicas de artefatos e encantamentos ao mesmo tempo que produz e fortalece criaturas evasivas com Voar.

Syr Gwyn, por fim, representa o aggro nestes pré-construídos, comandando um deck tribal de Cavaleiros na combinação Mardu e os associando à Equipamentos.

Comandantes de Brawl de Trono de Eldraine

Todas as cartas dos decks serão legais para jogo no Standard, embora não apareçam nos Boosters de Draft, aparecendo nos Boosters de Colecionador. Já as decklists, e também algumas histórias do desenvolvimento do produto, que foi liderado por Melissa DeTora, você pode ver aqui.

O outro grande aspecto é a chegada imediata do Brawl ao Arena através de um evento gratuito e de duração limitada que, infelizmente, acaba hoje. Nele você pode escolher um dos quatro decks acima e disputar partidas na modalidade 1 contra 1, ganhado playsets de cartas dos decks como recompensado pelas vitórias (apenas até a 6ª vitória).

Também obtivemos a informação que, embora sem data definida, o Brawl Construído, em que você faz seu próprio deck, é esperado para chegar no update de outubro. Além diso os decks pré-construídos físicos não terão códigos para serem resgatados no Arena.

O lançamento dos decks será dia 26 de setembro. Se você não sabe como funciona o Brawl, este artigo da Wizards explica o formato de forma simples.

O Padrão para 2020

Junto com as notícias sobre Trono de Eldraine a Wizards divulgou o nome das coleções e os planos que serão visitados em 2020. Como sempre, teremos 4 expansões ano que vem, incluindo uma coleção básica e desta vez teremos dois retornos e um plano novo e não ficaremos em nenhum plano por mais de uma coleção.

Coleções Standard 2020

O ano começa com Theros Além da Morte (Theros Beyond Death) e poderemos ver o submundo do plano e finalmente saber o que aconteceu à planinauta Elspeth Tirell, que está lá desde o final da história de nossa primeira visita.

O ano continua com um plano inédito na coleção Ikoria Lar de Behemoths, um plano focado em monstros onde poderemos jogar com eles e também criá-los. Logo depois vem a Coleção Básica de 2021 e aparentemente ela será focada no planeswalker Teferi.

O ano termina com mais um retorno na coleção Ascensão de Zendikar (Zendikar Rising) e, depois da pequena presença do plano na Coleção Básica de 2020, poderemos ver em detalhes como ele ficou depois que os Eldrazi foram extirpados de lá.

Lee Shi Tian Ganha na Divisão Pérola

Terminando com uma nota de Jogo Competitivo, semana passada tivemos mais uma disputa de divisão na Etapa Básica da MPL e o novo combo do momento, Kethis Combo, foi de longe o deck mais popular entre ao jogadores com cinco representantes entre ao oito primeiros.

Esses 62,5% dos jogadores se transformaram num incrível 80% no Top 4, já que Matt Nass, Lee Shi Tian e Ken Yukuhiro manteram o deck para essa fase. A única mudança foi com Brian Braun-Duin que escolheu o seu favorito Esper Hero para enfrentar a onda de Kethis. O detalhe é que Braun-Duin também jogou de Kethis Combo no todos contra todos e perdeu suas únicas partidas para os outros 3 classificados quando se enfrentaram no mirror.

A mudança de deck não teve o efeito desejado para ele, no entando, pois já foi eliminado em sua primeira partida, nos deixando num mar de Kethis mirror. Dentre esses Lee Shi Tian foi aquele que obteve a vantagem sobre seus semelhantes vencendo na final uma revanche contra Matt Ness, seu oponente na primeira rodada, e assim se tornando o primeiro a vencer saindo da parte de baixo da eliminação dupla.

 

Como recompensa pelo feito Lee Shi Tian se classifica diretamente ao Dia 2 do próximo Campeonato Mítico no Arena. Parabéns ao jogador!

As disputas na MPL continuam semana que vem na Divisão Rubi, com disputas de contra todos no meio da semana e Top 4 dia 14 de setembro, transmitido no canal oficial do Magic na Twitch.

Assim finalizamos este Boletim que assuntos que duram até o ano que vem! E você o que acha das coleções para o ano que vem? Quais suas impressões de Trono de Eldraine até agora? E está empolgado para o Brawl? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook ou Twitter. Obrigado pela leitura.

Thiago Santos dos Artesãos do Magic

Comentários