Boletim dos Artesãos - Banimento, Desbanimento, Alteração no Histórico | Magic

Escrito por
Publicado em 02/09/2019
781 Visualizações, 0 Comentários.

Olá e sejam bem-vindos a mais um Boletim dos Artesãos que oferta a vocês o que de mais importante aconteceu no mundo do Magic na última semana. Nas últimas edições destacamos que estávamos na calmaria antes da tempestade de mais um anúncio de Banidas & Restritas e essa tempestade chegou mais forte do que alguns esperavam. Além disso, mais um Estado do Beta chacoalhou a comunidade do Magic Arena. Então, vamos logo aos ocorridos.

Grande Rearranjo no Modern

Como todos já previam, o deck Hogaak foi atingido em cheio neste anúncio de Banidas & Restritas, desta vez com a carta que dá nome ao deck, Hogaak, Necrópole Erguida, recebendo a punição, o que coloca o prego definitivo no caixão do arquétipo.

A verdade é o que o deck dominou o Modern com tanta intensidade que o formato não conseguiu se adaptar mesmo depois do banimento de Ponte das Profundezas e que cartas anti-cemitério, com destaque a Linha de Força do Vácuo, começaram a deixar os sideboards e se tornar padrão nos decks principais. Essa era uma situação que não poderia ser mantida e o banimento foi uma unanimidade entre os jogadores.

No entanto, Hogaak, Necrópole Erguida, não foi a única carta a ser banida do Modern, pois sua companheira Pilhagem Infiel compartilhou do mesmo destino e por motivo semelhante. A dominância do Feitiço era bem mais ampla, abarcando basicamente qualquer estratégia que usasse o cemitério como recurso, como Hollow One, Izzet Phoenix e Dredge, e os dados colhidos pela Wizards no Magic Online e em torneios físicos mostravam que esses estavam sempre entre os decks mais vencedores do formato.

Aliado a decisão de banir Hogaak, a Wizards decidiu tentar mudar o foco do jogo no Modern do cemitério para outras zonas, o campo de batalha e a mão dos jogadores, e a maneira mais segura de fazer com que Pilhagem Infiel não ressurja com outra variante é banindo-a.

Hogaak, Necrópole Erguida, e Pilhagem Infiel estão BANIDOS
Hogaak, Necrópole Erguida, e Pilhagem Infiel estão BANIDOS

Se aproveitando das mudanças que os banimentos trariam e atenta o sucesso de casos como Jace, Arquiteto do Pensamento e Elfo Tranças-de-Sangue, a Wizards também decidiu examinar possíveis cartas para retirar da lista de banidas e seus olhos caíram sobre Místico Litoforjador, para a comemoração de uma parcela vocal de jogadores.

A decisão pode parecer um contrassenso, pois a carta, famosa por seus dias de glória no Standard de Caw Blade, é especialmente forte contra decks que tentam jogar de forma direta e pelo campo de batalha. A esperança da Wizards é que Místico Litoforjador não seja o suficiente para suprimir essas estratégias, se tornando uma boa opção no formato. De qualquer forma, se o pior acontecer, a carta retomará rapidamente seu lugar entre as banidas.

Místico Litoforjador está DESBANIDO
Místico Litoforjador está DESBANIDO

Restrições no Vintage

O segundo formato afetado pelo anúncio de B&R foi o Vintage, lar das cartas mais poderosas da história do jogo, como as Mox e, é claro, Black Lotus, e enquanto o formato parece saudável e equilibrado a Wizards percebeu, através dos jogadores, um aumento no número de vitórias efetivas nos turnos 1-2 e jogos menos interativos e que seria melhor corrigir isso.

Para tanto as cartas Karn, o Grande Criador, com sua habilidade estática fatal na terra de artefatos como os citados acima, e Forja Mística, expoentes dos decks Shops foram restringidas[*], reduzindo o número de jogos que terminam quando o primeiro Karn entra em campo de batalha e desacelerando o deck nos estágios finais do jogo, de forma que possa ser melhor abordado.

* Cartas restritas são limitadas a uma cópia por deck.

Karn, o Grande Criador, e Forja Mística estão RESTRITOS
Karn, o Grande Criador, e Forja Mística estão RESTRITOS

O deck Dredge também foi atingido, com a restrição de Trol de Túmulo Golgari, o que deve desacelerar o deck que recebeu um impulso pelo Mulligan de Londres e resposta às cartas anti-cemitério em Força do Vigor.

Trol de Túmulo Golgari e Lapso Mental estão RESTRITOS
Trol de Túmulo Golgari e Lapso Mental estão RESTRITOS

A próxima restrição foi para Lapso Mental, que a princípio parece uma carta interativa, mas, na verdade, se mostra mais poderosa quando é usada de forma disruptiva contra estratégias genuinamente interativas. A prevalência da carta chega ao ponto em que ela é primariamente incluída nos decks para combater as cópias que, com certeza, estarão presentes em outros decks.

A última mudança é com a carta Fastbond, que se torna irrestrita no formato. Como a maioria dos decks é provido de mana advinda de artefatos um deck com esta carta seria algo muito diferente do padrão atual do Vintage, o que pode ser interessante de se ver.

Fastbond está IRRESTRITA
Fastbond está IRRESTRITA

Liberdade no Standard

No último tópico sobre o anúncio de B&R chegamos ao Standard onde finalmente Ferocidonte Enfurecido foi desbanido. O dinossauro havia sido banido um ano e meio atrás junto do pacote que buscou enfraquecer os dois maiores decks do Standard da época: Temur Energy e Ramunap Red.

Ferocidonte Enfurecido está DESBANIDO
Ferocidonte Enfurecido está DESBANIDO

Com cerca de um mês para aproveitar antes da rotação, se espera que o Ferocidonte seja uma boa arma contra os atuais melhores decks do Standard, Bant Scapeshift e Orzhov Vampires, enquanto impulsiona os decks baseados em vermelho, que se distanciaram um pouco do topo do formato.

Mudanças no Histórico

Mais um Estado do Beta do Magic Arena foi ao ar na semana passada e mais uma vez fomos lembrados que a rotação se aproxima e também o lançamento de Trono de Eldraine. O que mais chamou a atenção dos jogadores, no entanto, foram informações sobre o novo formato da plataforma, Histórico, que permitirá aos jogadores continuar usando cartas que rotacionarem do Standard, e que já recebe mudanças antes mesmo de ser oficialmente lançado.

A começar pelo lado positivo, a Wizards voltou atrás na decisão de que não haveria jogo Ranqueado e na modalidade Melhor-de-3 para o formato. Em dezembro a opção de Histórico Tradicional Ranqueado estará disponível para os jogadores por um período de quatro semanas, contribuindo para sua posição no Ranking de Construído junto com o Standard.

O plano é que isso se repita trimestralmente, mas tanto a frequência do Histórico Ranqueado quanto a contribuição unificada com o Standard para o Ranking de Contruído são detalhes que podem ser modificados a depender do desempenho do formato no Magic Arena.

A Wizards também retrocedeu na decisão de não incluir cartas no Histórico imediatamente e anunciou que trimestralmente um conjunto de 15 a 20 cartas será incluído no formato independente de sua presença em coleções do Standard.

O objetivo é adicionar cartas divertidas e sem o ônus de ter de que introduzir coleções inteiras à plataforma. E os exemplos citados de cartas que poderiam estar nestas listas são cartas icônicas e poderosas da história do Magic, como Brainstorm, Firebolt, Máquina a Vorme Espiralado e Confidente Sombrio.

Porém o foco dos jogadores ficou em outro detalhe revelado para o formato. A partir de novembro, quando o Histórico será oficialmente lançado, a conversão de Wildcards para cartas do formato adotará uma proporção 2:1, ou seja, será necessário usar 2 Wildcards para receber 1 carta.

A justificativa oficial é que o Arena é uma plataforma com “foco no Standard” e que, mesmo com tendo o Histórico como opção eles querem que “os novos jogadores aprendam o jogo e comecem suas coleções com o Draft e o Standard como forma primária de jogo” deixando-o para “jogadores mais experientes que querem explorar mais da rica história do Magic”.

Há ainda a preocupações sobre o impacto que o Histórico terá na plataforma enquanto evolui para um verdadeiro formato não-rotacional e de que a base de jogadores fique muito diluída entre muitas opções de jogo.

Essa decisão não foi vista com bons olhos pelos jogadores, que reclamam que o formato será inacessível, tendo um custo já alto para jogadores ativos na plataforma e impossível para aqueles que estão iniciando sua coleção. Adicione a isso as cartas que serão adicionadas trimestralmente, que, se tornando staples do formato, podem fazê-lo ficar ainda mais caro.

Além disso, uma parcela vê com ceticismo as declarações da Wizards e a decisão de adotar uma proporção de Wildcards diferente para o Histórico como uma maneira de tentar tirar a maior quantidade de dinheiro possível de jogadores que decidam investir no formato.

Temos pouco menos de um mês até a rotação no Magic Arena, que ocorre em 26 de setembro e pouco mais de dois meses até que o Histórico seja oficialmente lançado. A Wizards já mostrou que é capaz de retroceder em alguns pontos, então vamos esperar que a decisão que ela tome seja a que mais beneficia os jogadores e o jogo.

Ficamos por aqui com mais um Boletim dos Artesãos com notícias que balançaram vários formatos, incluindo um que ainda nem foi lançado. E você o que achou do anúncio de Banidas e Restritas? Concorda com os banimentos e os desbanimentos? O que pensa sobre a proporção 2:1 no Histórico? E qual carta você quer ver no formato? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook ou Twitter. Obrigado pela leitura.

Thiago Santos dos Artesãos do Magic

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.