Boletim dos Artesãos - Pauper Unificado, Histórico e GPs | Magic

Escrito por
Publicado em 01/07/2019
1182 Visualizações, 0 Comentários.

Olá e bem-vindos a mais um Boletim dos Artesãos, trazendo o que de mais importante aconteceu no mundo de Magic: the Gathering nesta última semana. No Boletim de hoje temos mudanças em formatos amados, criação de novos formatos e mais um uptade ao Jogo Competitivo, desta vez ao calendário de GPs do último quarto deste ano. Então vamos a eles!

Pauper Finalmente Unificado

Depois de muitos anos e muitos pedidos por parte dos jogadores o Pauper finalmente teve suas versões físicas e digitais unificadas em um único formato, o que inclui a regra de legalidade, ou seja, as cartas disponíveis para jogo, e a lista de Banidas e Restritas.

Se você por algum motivo não conhece o formato, o Pauper foi criado primeiramente no Magic Online (MOL), sendo um formato que só permitia o uso de cartas da raridade Comum da plataforma, e logo conseguiu uma comunidade bastante ativa. A Wizards, no entanto, não o considerava um formato oficial de Magic, tanto que, por algum tempo, uma das poucas maneiras de se jogar Pauper na plataforma era pelas ligas casuais.

Isso não impediu que o formato continuasse ganhando adeptos e eventualmente fizesse seu pulo para o Magic físico, mas nesse ponto um empecilho surgiu: deveria se considerar apenas as cartas Comuns no MOL ou incluir as do jogo físico também? E a Banlist, deveria ser mudada? Acabou que essa decisão era tomada individualmente por cada evento, com a maioria deles permitindo também o uso de cartas que só eram Comuns no jogo físico. Isso criou uma divisão clara entre o Pauper Físico, em que cartas como Granada Goblin eram permitidas, e o Pauper jogado no MOL.

Mas isso finalmente acabou com o anúncio da última quinta-feira, pois a Wizards, além de decidir unificar as duas versões, deu ao Pauper o estado de formato oficial de Magic, o que significa que ele pode ser usado em qualquer evento sancionado, seja em lojas locais ou em campeonatos grandes.

Para que isso seja possível a legalidade do Pauper está sendo expandida para incluir qualquer carta que tenha sido produzida como Comum em qualquer produto, seja ele físico ou digital. Isso criará uma entrada de mais de 400 cartas que não estão ainda no MOL. Essas cartas serão gradualmente adicionadas à plataforma com prioridade aos pedidos da comunidade, então, se você quer jogar com alguma carta o mais rápido possível, envie seu pedido para [email protected].

Quanto à lista de Banidas e Restritas, três cartas foram preventivamente banidas: Sinkhole, Hymn to Tourach e High Tide. O formato será acompanhado para averiguar se mais banimentos serão necessários, mas o plano é deixar o formato evoluir e os jogadores se acostumarem com o novo estado do formato antes de fazer qualquer mudança.

Sinkhole, High Tide e Hymn to Tourach banidas no Pauper

O Histórico está Chegando

Quinta-feira passada foi mesmo um dia recheado de novidades, pois além do anúncio do Pauper, tivemos também mais um Estado do Beta do Magic Arena, antecedendo a atualização do dia 2 de Julho, que incluirá a Coleção Básica de 2020 na plataforma. No entanto, mesmo com alguns anúncios que entram em ação já semana que vem, que você pode ler no artigo oficial ou em nosso Twitter, o que chamou mais a atenção dos jogadores foi a preparação que a plataforma está fazendo para enfrentar a rotação, quando Ixalan, Rivais de Ixalan, Dominária e a Coleção Básica de 2019 deixarão o Standard.

Essa será a primeira vez que o Arena verá coleções saírem do Standard, já que a última rotação coincidiu com a transição entre Beta Fechado e Beta Aberto, que limpou a conta de todos os usuários. Com a promessa de que nenhuma limpeza será feita no futuro próximo do Magic Arena, há a necessidade de se criar uma forma de os jogadores usarem suas cartas que não são legais no Standard. Para isso um novo formato será criado e ele foi chamado de Histórico.

O Histórico será o formato não-rotacional do Arena, permitindo que o jogador use qualquer carta que esteja presente na plataforma, exceto as que estão na lista de Banidas e Restritas, que será independente, mas ainda não foi revelada. A princípio ele será, como dissemos, apenas uma forma de os jogadores usarem suas cartas, então será oferecido de forma casual, tanto nas opções Melhor-de-3 e Melhor-de-1, e associado aos outros formatos casuais da plataforma, como Singleton, Momir e Pauper. Ou seja, nada de ranqueado para o formato.

A princípio o formato será quase que exatamente como o Standard atual, a única mudança sendo a inclusão da coleção de outono deles, nossa primavera, de codinome “Archery”, sendo que nenhuma outra coleção será adicionada ao Arena por enquanto. As coleções dos blocos de Kaladesh e Amonkhet, que já estão programadas na plataforma e puderam ser usadas no Beta Fechado, terão que esperar mais um pouco até seu retorno, pois os desenvolvedores veem que o Histórico já será um formato “pesado” em seu início e é melhor dar tempo para que ele evolua. Enquanto a adição dessas coleções é uma questão de tempo, não há planos para a inserção de sets mais antigos que isso.

O anúncio pegou muitos de surpresa por ser feito com tanta antecedência da rotação, mas de todo modo já era esperado, já que os usuários estavam ansiosos em saber o que aconteceria com suas cartas quando o evento chegasse, e recebeu reações mistas, sendo que mesmo antes de ser lançado, o Histórico já recebe sua cota de críticas.

A maioria delas é direcionada a natureza casual do formato. Os jogadores apontam que não haverá incentivo algum em jogar o Histórico, sendo que ele será tão parecido com o Standard e este último te dará recompensas infinitamente superiores, incluindo um caminho para a classificação para um Campeonato Mítico. Outra crítica forte é quanto a decisão de não incluir nenhuma outra coleção ao formato imediatamente, visto que o Standard será um formato estável e resolvido nas vésperas da rotação e a inclusão de apenas uma coleção, a “Archery”, provavelmente não terá impacto suficiente para mudar isso.

Há muito tempo ainda para a rotação, tempo suficiente para que ajustes sejam feitos no Histórico. Vamos aguardar e ver como a equipe do Magic Arena responde ao feedback inicial que o formato recebeu.

Calendário de GPs Atualizado

Os formatos das MagicFests do quarto trimestre de 2019 foram anunciados pela ChannelFireball, organizadora dos eventos! Haverá muito Limitado e Standard nos meses de Outubro e Novembro, que sucedem o lançamento do já citado aqui set “Archery” o que inclui o MF São Paulo em 16 de novembro, cujo formato será Standard.

Fora isso a grande curiosidade é a MF de Bolonha que será jogado no formato Legacy, quase uma raridade hoje em dia. A pouca presença de Modern no quarto trimestre, somente na MF Columbus, pode ser explicada pela grande presença do formato no terceiro trimestre, muito em virtude do lançamento de Modern Horizons. Além disso uma MF, a de Portland, continua com formato misterioso. Qual será ele?

Calendário de GPs para o quarto trimestre de 2019

E acaba aqui mais um Boletim dos Artesãos com muitos questionamentos para o futuro próximo. Qual das cartas recém-adicionadas você vai construir primeiro no Pauper? E seria a MF Portland a primeira com o formato Pauper no evento principal? O que acha do novo formato, Histórico? Sinta-se livre para nos contar usando a seção de comentários. Você também pode nos alcançar por nossa página no Facebook ou Twitter. Obrigado pela leitura.

Thiago Santos dos Artesãos do Magic

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.