Terceira Semana de Testes e Avaliação Parcial: BS Unleashed | Battle Scenes

Escrito por
Publicado em 21/06/2019
1551 Visualizações, 0 Comentários.

Olá pessoal!

Hoje eu trago à vocês os dois novos decks testados na terceira semana de testes do BS Unleashed, realizado na Ilusões Industriais e com o apoio do pessoal do MYP Cards. Gostaria de agradecer ao pessoal da Tropa DeadPOA pela participação nestes experimentos, pois sem eles nada disso seria possível. Além dos decks novos que surgiram na terceira semana, faço também uma avaliação parcial dos decks apresentados ate agora, focando nos cards mais usados. Vamos lá?

1) Novas Listas: BS Unleashed Semana 3

Deck (Unleashed) Magia v2 - Casual

BS Unleashed 15/06

Autor: TiagoS

Main (60 cards)

1 Inspiração Cármica (59/112) 0,05 1 Câmeras de Vigilância (57/100) 2,95 1 No Lugar Errado (61/100) 0,29 1 Em Meio à Multidão (59/100) 0,65 1 Retirada Estratégica (50/100) 0,08 1 Invocar o Relâmpago (PROMO 19) 8,99 1 União Inabalável (PROMO 28) 7,00 1 Decisão Extrema (BATTLE BOX 14) -
2 Superstição Induzida (108/112) 0,49
1 Boneco Vodu (92/112) 3,00 1 Joia do Infinito - Alma (111/112) - 1 Joia do Infinito - Mente (112/112) 50,00 1 Bloodstone (85/112) 2,00 1 Cajado do Absoluto (86/112) 3,00 1 Cetro de Watoomb (87/112) 2,50 3 Coleção Mística (88/112) 2,25 2 Faixas de Cyttorak (90/112) 1,50 1 Orbe de Agamotto (92/112) 5,00 1 Transcendência Superior (94/112) 0,29 1 Seduzir (97/100) 25,00 2 Investigação Silenciosa (99/100) 0,50 2 Ventos de Watoomb (86/100) 2,00 1 Manto de Levitação (84/100) 1,00 1 Joia do Infinito - Tempo (99/100) - 3 Invasão Etérea (84/100) 0,15 1 Livro de Vishanti (85/100) 1,00 1 Olho de Agamotto (86/100) 2,00 1 Cubo Cósmico (BATTLE BOX 5) 3,00 1 Mystério / Quentin Beck (044/112) 0,75 2 Clea / Clea (8/112) 1,98 3 Irmã Grimm / Nico Minoru (22/112) 1,85 3 Dr. Estranho / Stephen Strange (9/112) - 1 Cassandra Nova / Cassandra Nova (BOX) 7,99 1 Hela / Hela (20/100) 3,00 1 Rei das Sombras / Amahl Farouk (38/100) 0,50 1 Nico Minoru / Nico Minoru (35/100) 0,39 1 Dr. Estranho / Stephen Strange (10/100) 8,99 3 Mystério / Quentin Beck (28/100) 10,90 1 Dr. Estranho / Stephen Strange (BATTLE BOX 12) 45,00 1 Gerador de P.E.M. (PROMO 26) 5,00 1 Tumba do Drácula (BATTLE BOX 17) 3,00
 

Deck (Unleashed) Toolbox Leadership - Casual

Autor: danielbdrpg

 

2) Avaliação dos Cards Usados: Qual o Impacto da Remoção do Banimento?

A proposta dos testes feitos com decks sem uma lista de card banidos era avaliar a viabilidade do jogo em um ambiente "descontrolado", por assim dizer. Quando o jogo foi descontinuado, apesar de todos os pesares, passamos a ter um ambiente estável - sem a presença de novas coleções, o ambiente de jogo naturalmente entraria em estase - ou seja, muito pouco variaria - e, com as coleções mais recentes, certas estratégias já haviam demarcado sua posição como predominantes no cenário. Desta forma, a pergunta que fiz foi: e se o equilíbrio desse ambiente fosse alterado, o que apareceria de novo?

Bom, a avaliação que faço abaixo sobre os cards mais populares entre os decks testados são uma primeira tentativa de responder à questão formulada. Com certeza, essa avaliação não é definitiva e ela apenas representa o ambiente de jogo de Porto Alegre. Para podermos ter uma resposta mais ampla, que envolva mais regiões onde o jogo ainda é jogado seriam necessários mais dados. Em última análise, a proposta do BS Unleashed é plantar uma ideia em outros locais. As respostas que encontrei - até agora - representam apenas o metagame local. Elas podem servir de base para experimentos em sua região e, honestamente, eu gostaria muito que outras pessoas se propusessem a realizar estes testes em suas respectivas regiões e publicassem os dados para que uma avaliação mais ampla pudesse ser feita. Eu disponibilizo meu tempo e apoio para quem quiser replicar estes testes.

Uma coisa, no entanto, precisa ser dita: um formato competitivo saudável provavelmente precisa de uma lista de cards banidos. O BS Unleashed contribui em muito para a avaliação de que cards precisam ser removidos do ambiente para termos um metagame saudável. Talvez essa seja a real função destes testes. Mas só o tempo dirá. Por ora, peço para que apreciem minha avaliação.

3) Os Cards Mais Populares do BS Unleashed:

* Menções Honrosas: gostaria de começar a lista dos cards mais populares presentes nos decks com algumas menções honrosas. Os cards listados abaixo aparecem em 2, 3 ou 4 dos decks apresentados até agora.

Itens Mágicos - Os itens mágicos, como Manto de Levitação , Olho de Agamotto e Livro de Vishanti, assim como os mais novos - Boneco Vodu, Cetro de Watoomb etc. - compõem a categoria, por assim dizer, mais comum nas listas. Os itens banidos, em especial, por darem poderes específicos aos personagens que os carregam, fora bônus menores (Manto dá +1 de Escudo, o Olho pela compra extra), e a interação com outros cards banidos, como Suborno, Resgate Enroscado e Investigação Silenciosa. Outras interações, clássicas (como Olho de Agamotto e Adaga Psíquica) e novas (Livro de Vishanti e Cetro de Watoomb), também servem para explicar a presença destes cards em algumas listas.

Fantasma do Espaço e Suportes de contenção - A força do Fantasma do Espaço não é novidade para ninguém. Graças à liberação de cards como Suborno, estratégias de controle estão em alta. Mesmo decks tidos como midrange clássicos, como as listas de Magia, fazem grande uso dos suportes de contenção - Armadilha Reforçada, Câmara Neutralizadora, Prisão 42 e Tumba do Drácula, para citar as mais populares. Outra poderosa influência observada foi o efeito da liberação do card Investigação Silenciosa: estratégias com personagens com a habilidade Liderar - em especial aqueles que possuem vôo - e Máquina de Bloqueio Mental proliferaram de uma forma impressionante. A MBM não se limita mais a decks de Inumanos: ela fez aparições em outros decks com personagens líderes que possuem formas de comprar cards abusivamente, seja com a já citada investigação, seja com Suborno e Resgate Enroscado.

Portal para o Microverso e as habilidades de Ataque Energético - Outro fenômeno interessante que surgiu foi a combinação de Portal para o Microverso com cards de Ataque Energético - em especial, Concentrar Poder e Chuva de Faíscas - que provaram ser letais em estágios mais avançados do jogo. A explicação para este fenômeno foi a extinção do banimento local do Portal. Um fator que ajudou a contribuir para o retorno desta estratégia foi a proliferação de estratégias não tribais e, consequentemente, a diminuição do uso de União Inabalável. A surpresa aqui foi ver a popularidade dessa estratégia crescer mais do que a popularidade de Pyro e Adaga Psíquica, que até então andava junto com o combo.

Compras mais Eficientes - A popularidade de Tecnoassalto já era comum e esperada, ainda mais para lidar com os já citados suportes de contenção. Investigação Silenciosa e Suborno também não causaram espanto. O que me deixou bastante impressionado foi a relativa falta de popularidade de Resgate Enroscado quando comparados a estes cards. Talvez os jogadores não tenham avaliado corretamente o nível de poder deste card, ou talvez o espaço nos decks não permitem a mais estratégias de se comprometer com este card fantástico.

Mystério, Madame Teia e Cassandra Nova - A tríade de personagens populares do formato. Mystério é um dos, se não o, melhor tutor do jogo. Entra em cena já buscando um cenário, podendo ser devolvido para a mão com Retirada Estratégica no mesmo turno para entrar novamente e buscar um novo card se necessário (e potencialmente abusar de Adaga Psíquica, o combo Manto + Investigação Silenciosa, ou simplesmente uma das Joias do Infinito cuja ação compre card). Com a popularidade de cards de busca, Madame Teia ascende para um estado de popularidade absurdo, já que é a melhor resposta contra buscas no deck e ainda pode buscar um card - normalmente, outra cópia dela. Por fim, Cassandra Nova não é uma novidade. Seu texto é simplesmente uma das melhores contenções de personagem do jogo e o fato de ter sido reimpressa na Master Box Forças Estelares contribuem em muito para sua popularidade nos decks listados.

* Top 8 Cards mais Populares: Vocês verão que em quase todas as oito posições há cards empatados. Eu não entro no mérito de realizar o desempate, até porque não sei que critérios poderia usar para tal. Peço para que levem em conta esse detalhe. Como a avaliação é de popularidade de cards, o critério é a aparição destes cards em decks sem levar em conta o número de cópias, pois os Itens Únicos estariam em clara desvantagem na comparação.

Oitavo, Sétimo e Sexto Lugares - Cubo Cósmico, Joia do Infinito - Poder e Joia do Infinito - Tempo (5 aparições cada): Cubo Cósmico é, sem sombra de dúvidas, o melhor item mágico da lista de banidas. Além de conceder qualquer poder, o +1 nos danos contra os alvos das ações do personagem que o carrega é uma barganha e tanto. Combinado este último efeito com ações com Prontidão, como as de Ataque Energético graças à Concentrar Poder, o efeito é devastador. Isso ajuda a explicar a popularidade de Chuva de Faíscas. A Joia do Infinito - Poder também era esperada pelas possibilidades que traz, já que faz basicamente o que Concentrar Poder faz, mas para todas os outros poderes do jogo, fora transformar uma ação em antecipação pelo custo da Singularidade. Por fim, a Joia do Infinito - Tempo é natural aparecer por ser a melhor resposta para as ações imprevistas e com Prontidão - basicamente, anulando as estratégias recém citadas.

Quinto Lugar - Não Era Bem Isso... (6 aparições): Apesar de não ser tão eficiente quanto à Madame Teia, NEBI não tem o mesmo custo dela - uma vez que o provável destino da Madame é ser nocauteada. NEBI é uma resposta simples, eficiente e basicamente sem custo, já que dá uma compra. Com tantas habilidades e efeitos de busca de cards, me espanta que este card não seja mais popular.

Quarto e Terceiro Lugares - Câmeras de Vigilância e Retirada Estratégica (7 aparições cada): Ambos os cards são presentes em praticamente todas as listas, e a razão para tal é simples: Câmeras detém as ações com Prontidão do oponente sem atrapalhar as suas próprias como a Joia do Infinito - Tempo faz, enquanto que Retirada é a facilitadora de combos, como os clássicos Pyro, Adaga Psíquica, Suborno e Resgate Enroscado, bem como qualquer salvador de personagens e suportes em perigo iminente de serem destruídos.

Segundo e Primeiro Lugares - Joia do Infinito - Alma e Joia do Infinito - Mente (8 aparições cada): Outro empate já esperado. É difícil imaginar estratégias sem algumas das Joias do Infinito, em especial a da Mente que, além da compra na antecipação e na preparação, impede as habilidades e personagens Surpresas. A Joia da Alma, apesar de não funcionar na antecipação, permite trazer um personagem dos recursos em momentos críticos do jogo. Muitas vitórias (e, claro, derrotas) ocorrem quando um jogador com a mesa sem personagens falha em comprar um para estancar a contagem regressiva, perdendo por não ter mais cards para comprar. A Joia da Alma é uma das poucas formas de evitar este derradeiro destino.

4) O que pode mudar?

Como essa é uma avaliação parcial, há a possibilidade de muitas coisas mudarem até o fim. Eu espero algumas mudanças específicas, sendo elas:

Crescimento de Popularidade de Resgate Enroscado - Acho que, até o momento, o card vem sendo subestimado. Resgate Enroscado é poderoso pela recuperação de cards chave dos recursos e, eventualmente, a compra de card. Em decks como NLE, Resgate basicamente impede que você perca o jogo por deck over.

Adaga Psíquica e Pyro - Não que estes cards já não sejam populares, mas creio que serão ainda mais visto a eficiência que apresentam. Adaga Psíquica é bom para decks com Superstição Induzida que possuem poucas formas de fechar o jogo.

As Joias do Infinito - Algumas das Joias podem diminuir em popularidade conforme o metagame for tomando uma forma mais definida. Em apenas três encontros ficou claro que os jogadores estão testando muitas coisas ainda. Assim que o ambiente estiver mais definido, restarão as Joias mais apropriadas para responder as ameaças específicas.

Remoção de Cards - Efeitos de colocar cards carregados por personagens na base do deck do seu dono, como o texto do Colecionador, Mercenário V2 e Senhor das Estrelas V2 não tem sido utilizados por tantos decks assim. Até mesmo Artefato Falso é uma resposta esperada caso os Itens Únicos continuem em alta como estão.

5) Próximos Passos:

Temos somente mais um teste para acontecer ao longo da próxima semana antes do torneio dia 30/06. Com certeza ele será definidor para sabermos como será concluída está iniciativa da Tropa DeadPOA. Peço para que nos acompanhem nesta empreitada e convido a todos a repetirem o experimento em suas regiões. Se precisarem de ajuda, entrem em contato comigo por mensagem direta que responderei à dúvidas assim que possível. Se quiserem trocar experiência, sugerir mudanças ou de qualquer maneira ajudarem para que o BS Unleashed seja aprimorado e replicado, estarei à disposição! Obrigado por acompanharem até aqui e até a próxima!

 

Comentários

  • Adicionar a lista de desejos
    Shovel Crusher - VOL6-71950093 - Nova | Outros
    Em Outros

    Shovel Crusher - VOL6-71950093 - Nova

    14 Un. R$ 3,00
  • Adicionar a lista de desejos
    Masked Sorcerer - VOL5-10189126 - Nova | Outros
    Em Outros

    Masked Sorcerer - VOL5-10189126 - Nova

    12 Un. R$ 3,00
  • Adicionar a lista de desejos
    Set Coringa (Joker) | Set
    Em Set

    Set Coringa (Joker)

    1 Un. R$ 3,50
  • Adicionar a lista de desejos
    DECKBOX DARK HEX | Deck Box

    DECKBOX DARK HEX

    1 Un. R$ 60,00
  • Adicionar a lista de desejos
    Nordic \ Aesir | Set
    Em Set

    Nordic \ Aesir

    1 Un. R$ 39,90
  • Adicionar a lista de desejos
    Trio Primeval Planet Perlereino EN | Set
    Em Set

    Trio Primeval Planet Perlereino EN

    1 Un. R$ 450,00
  • Adicionar a lista de desejos
    Booster Invasion of Chaos. | Booster
    Em Booster

    Booster Invasion of Chaos.

    2 Un. R$ 169,99
  • Adicionar a lista de desejos
    Set Besta Heráldica (Heraldic Beast) | Set
    Em Set

    Set Besta Heráldica (Heraldic Beast)

    1 Un. R$ 15,75
  • Adicionar a lista de desejos
    Dado D6 - Duelistas Lendários: Temporada 3 - Neos, o HERÓI do Elemento - Azul | Dados
    Em Dados

    Dado D6 - Duelistas Lendários: Temporada 3 - Neos, o HERÓI do Elemento - Azul

    2 Un. R$ 12,00
  • Adicionar a lista de desejos
    (3x) Jarra Resgatável | Set
    Em Set

    (3x) Jarra Resgatável

    1 Un. R$ 2,99
  • Adicionar a lista de desejos
    Twin Long Rods 1 - B1-60589682 - Usada | OCG
    Em OCG

    Twin Long Rods 1 - B1-60589682 - Usada

    2 Un. R$ 14,00
  • Adicionar a lista de desejos
    Impidimp - Super Tag set 2 - (2-2-040) - (Pokemon Mezasta) | OCG
    Em OCG

    Impidimp - Super Tag set 2 - (2-2-040) - (Pokemon Mezasta)

    5 Un. R$ 5,00
Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.