Unleashed: NLE | Battle Scenes

Escrito por
Publicado em 27/05/2019
1401 Visualizações, 0 Comentários.

Olá pessoal!

Estou de volta para falar sobre a versão Unleashed de um deck famoso (ou infame?): o deck de No Lugar Errado!

1. Apresentação: Como funciona o deck? 

Basicamente, o deck é um toolbox que faz uso do cenário que lhe dá o nome e Superstição Induzida. O deck em si se mostrou bastante forte e competitivo no Battle Royal de 2017 devido ao grande número de decks tribais (em especial, Tentáculo) que estavam em ascensão no metagame da época. Colocar NLE em condições de sempre mantê-lo em jogo - graças à Superstição Induzida - era a forma de ganhar contra os ninjas e outros tribais da época, como Kree e Tropa Nova. O cenário, no entanto, age de forma simétrica: ele também faz com que seus personagens com uma das afiliações nomeadas também não possam agir. Para contornar esse inconveniente, o deck se valia de personagens sem afiliações (Alto EvolucionárioDrácula, Fantasma do Espaço, Motoqueiro Fantasma [Kenshiro]) e alguns outros personagens com afiliações diferentes entre si (várias opções, com Dr. Estranho e Cassandra Nova).

Para manter o deck rodando bem, duas coisas eram essenciais: compra de cards e controle de mesa. Cenários como Entrega Especial e Descobertas Infindáveis eram muito comuns de serem usados, assim como habilidades de Genialidade (Investigação Científica, Tecnoassalto e o excelente Planos De Infiltração). Para prover o controle, muitos decks se valiam de suportes como Armadilha Reforçada, Câmara Neutralizadora, Prisão 42 e Tumba do Drácula que, além de efetivamente atrapalhar os planos do oponente, serviam de base para colocar o Fantasma do Espaço em cena e - muitas vezes - finalizar as partidas. Haviam ainda personagens que eram excelentes para exercer o controle e pressão extra contra nossos oponentes: a já citada Cassandra Nova era a escolha óbvia, mas havia também opções como Rei das Sombras e até mesmo a Vampira v2(a minha lista do Royal 2017 ficou em 12º lugar usando Vampira v2, para espanto de alguns oponentes quando a viam entrar em cena). E não nos esqueçamos do Mercenário, que removia qualquer coisa que atrapalhasse nossos planos, como a Joia do Infinito - Tempo, ou mesmo uma Facção Mortal pronta para destruir nossa mesa.

2. Um exemplo de deck

Infelizmente, não disponho no momento das listas que usamos no Royal 2017 - em particular, a do Jonathan Bittencourt, parceiro da Tropa DeadPOA, que ficou em 7º e cravou sua marca no top 8. Então, vou apresentar minha atual, que uso nos torneios da Tropa aqui em Porto Alegre.

Deck Exemplo: NLE - Casual

Autor: Redzone

 

Essa lista se aproveita de várias ferramentas que não existiam na época do Royal 2017, como o Mystério v3 para atrasar personagens do oponente, além de eventualmente usar sua ação na falta de Superstição Induzida e, ainda, para se aproveitar da habilidade Metamorfo e colocar uma seguda cópia de Cassandra Nova ou Mercenário v2, uma vez que são personagens muito comuns no metagame. Plágio está para os suportes da mesma forma que o Mystério v3 está para os personagens, embora seja até mais fácil duplicar os suportes. Não Era Bem Isso... (NEBI, como ficou apelidada por aqui) e a Joia do Infinito - Mente são também excelentes adições, uma vez que conseguem lidar com as inúmeras cartas de busca e com os personagens/habilidades surpresas. Metástase Curativa possibilitou proteger o Drácula de antecipações, além de habilitar outros personagens que regeneram (como a Cassandra Nova) com Superstição Induzida dos recursos, capacitando-os e permitindo surpresas adicionais.

3. A Transformação - O que adicionar e o que tirar?

Então, como pudemos ver, o deck é uma caixa de ferramentas e diversas formas de buscá-las para os momentos em que precisamos. A pergunta agora é: como podemos tornar essa lista mais eficiente após removermos a restrição de cartas banidas?

É claro que há várias formas diferentes de criar a versão Unleashed do NLE, mas eu vou apresentar as seguintes alterações:

Habilidades: Suborno é uma excelente adição ao deck, gerando incapacitações e compras conforme os vilões com Genialidade do deck (Cassandra, Drácula, Fantasma do Espaço e Mystério) entram em cena. É uma excelente adição contra Sexteto, Simbiontes, Tentáculo e, eventualmente, contra outros NLE! Os itens mágicos, como Olho de Agamotto, Manto de LevitaçãoLivro de Vishanti e Cubo Cósmico ajudam a reconfigurar os personagens com os cards que estão carregando, fora os benefícios à parte (eventual compra com o Olho, +1 de Escudo com o Manto e o dano extra do cubo). No nosso caso, usaremos apenas o Cetro de Watoomb e o Livro de Vishanti, que juntos transformam um de seus personagens em um Dr. Estranho. Por fim, eu confesso que Resgate Enroscado é um card que deve sempre ser considerado nas listas de Unleashed pela compra de cards e recuperação de recursos (cenários, personagens, suportes). Como não contamos com personagens o suficiente com Elasticidade, o Simbionte - Venom é outra adição para a lista.

Para fazer as modificações propostas, eu decidi remover as habilidades Investigação Científica, Planos De Infiltração, além de remover as duas cópias do cenário Descobertas Infindáveis . O deck deverá ser capaz de fazer muito mais compras com Suborno e Resgate Enroscado, e eles não são parados por cartas como Howard - O Pato, Não Era Bem Isso... e Madame Teia. Com a recuperação de cards oferecida pelo Resgate, acredito que o benefício da Joia do Infinito - Alma seja bem menor agora, então eu a removi. Dessa forma, restou apenas as ações da Joia do Infinito - Mente e da Superstição Induzida com Singularidade.

Outras opções de alteração nas habilidades do deck, que eu não fiz por questões de espaço, é abraçar completamente a lista de banidas e adicionar Despedaçar a Realidade. Confesso que me sinto tentado a tentar usar esta carta, mas num deck tão focado no controle não me parece (pelo menos, por enquanto) tão necessário. Ela combina com um approach mais ofensivo, como Pyro, Selene, Adaga Psíquica, Portal para o Microverso e Retirada Estratégica. Para uma lista assim, olhem o deck do Suami da Tropa DeadPOA (no formato Unleashed já):

Deck (Unleashed) NLE + Adagas - Casual

Alterado em 21/06/19

Autor: Sscheide

 

Suportes: nessa minha versão, a única alteração que fiz foi remover uma Armadilha Reforçada para abrir espaço para as mudanças.

Cenários: além da remoção das Descobertas Infindáveis, como já expliquei antes, removi uma cópia de Câmeras de Vigilância para abrir espaço para as demais alterações, e troquei o Bater em Retirada e a Decisão Extrema por duas cópias de Retirada Estratégica.

Personagens: o Motoqueiro e o Mystério v1 foram embora para dar lugar para duas cópias da Madame Teia. Há algum tempo eu queria usá-la, mas não haviam bons motivos para tal. Com a adição dos itens mágicos, creio que ela poderá ficar um pouco mais na mesa e se valer de sua habilidade. O Mystério não tem muitos cenários para buscar mesmo e a uma cópia do Motoqueiro gera pouca vantagem sem os Planos De Infiltração e as Descobertas Infindáveis, fazendo suas saídas algo natural.

4. O Resultado Final - NLE Unleashed!

Contemplem, por fim, o resultado final:

Deck (Unleashed) NLE - Casual

Autor: Redzone

 

5. Evolução

Essa lista é a base para experimentação nos torneos BS Unleashed que faremos em Porto Alegre. Conforme os resultados apresentados - e os feedbacks dos leitores! - eu vou atualizando a lista e postando as principais alterações aqui, neste espaço. Até a próxima!

 

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.