Dinolutador - Um Arquétipo Pré-Histórico! | Yu-Gi-Oh!

Escrito por
Publicado em 16/05/2019
6356 Visualizações, 0 Comentários.

"Dinowrestler", também conhecido como "Dinolutador" nas nossas terras tupiniquins é um Arquétipo de monstros Dinossauro, usados por George Gore (Go Onizuka na versão japonesa) no Anime Yu-Gi-Oh! VRAINS, e que deram as caras para o jogo físico a algum tempinho, na coleção Fusão da Alma, no dia 19 de Outubro de 2018. De lá pra cá, não havia recebido nenhum suporte na coleção Ataque Selvagem, porém, na mais recente coleção, Neotempestade Negra, eles receberam suportes novos, e que dão uma nova cara ao Deck. E é sobre isso que vamos falar nesse post-análise de hoje, onde mostraremos um pouco mais da pré-história. Vem cá fazer um test drive!

- Conhecendo o Arquétipo -

Ao contrário do que muitos pensam, o nome "Dinowrestler" não é somente uma mistura de "Dinosaur" e "Wrestler", mas possui um trocadilho multilingual muito inteligente e interessante. A palavra "Dino", em grego significa, literalmente "terrível", mas no sentido sujo da palavra. Por esse motivo, o nome do Arquétipo pode ser traduzido como "Terrible Wrestler", o que talvez se dê ao fato de alguns monstro usarem uma espécie de "heel" em suas Artworks, que numa tradução literal, significa "salto alto", mas também se referem as táticas sujas e covardes dos monstros, que são relatadas nas Artworks das cartas Dino Deceit Dino Domain, que até o momento, são cartas exclusivas do anime. Os seus nomes também fazem referência a animais pré-históricos.

Os monstros Dinowrestler possuem efeitos focados em batalha; seus suportes oferecem aumento de ATK, assim como proteção contra destruição. O Arquétipo também foca em batalhas mano-a-mano com os efeitos de cartas como Dinolutador Rei T Wrextle e Mundo Dino Lutador. Muitos dos seus efeitos podem ser ativados e/ou servem de ignição caso o oponente controle mais monstros que o seu usuário, o que é capaz de criar um grande número de monstros no campo. Os monstros "bosses" do Deck possuem efeitos que não permitem o oponente ativar Spells/Traps, além de não deixar com que ele ataque outros monstros do Arquétipo, exceto ele mesmo, criando um Lock para o oponente se existirem ao menos 2 deles em campo.

Cartas Chave - Um Passo a Frente!

Assim como todos os outros Arquétipos do jogo, Dinowrestler sempre terá aquela carta que se destaca, as vezes até mesmo em outros Decks. Esse é o exemplo do Dinolutador Pancratops, um monstro muito usado até mesmo em torneios de grande porte, e sempre sendo muito útil em diversas situações, por esse motivo, sempre presente em muitos Side Decks por aí. Ele é um beatdown, com 2600 de ATK e de Nível 7 e que pode entrar em campo por Invocação-Especial se o oponente controlar mais monstros do que o seu usuário. Além de servir pelo seu alto poder de ataque e pelo Nível propício a Invocações-Xyz, ele também pode Tributar 1 monstro "Dinowrestler", o que inclui ele mesmo, e destruir 1 carta do oponente. É praticamente obrigatório seu uso em 3 cópias dentro do Deck.

Outra carta que tem bastante importância dentro do Arquétipo é o Dinolutador Sistegossauro. Ao ser Invocado por Invocação-Especial, ele irá buscar os nossos recursos Deck, podendo adicionar tanto a Mundo Dino Lutador como qualquer outro monstro do Arquétipo para as nossas mãos. É através dele que você irá buscar suas cartas mais fortes, e que podem entrar em campo com maior facilidade. Além disso, se ele estiver no Cemitério durante a Fase Final do turno em que foi enviado pra lá e o oponente controlar mais monstros: o seu usuário pode Invocar outro monstro Dinolutador do Cemitério, sem negar efeitos ou nenhuma outra restrição, mantendo sempre a boa presença de campo do Arquétipo.

O arquétipo também conta com uma carta que auxilia na limpeza de campo. O Dinolutador Capaptera é um monstro que pode enviar 1 monstro do oponente para o Cemitério caso ele controle mais monstros do que o seu usuário. Isso é muito útil para se livrar de monstros problemáticos do oponente, algo que o Deck faz muito bem. Além disso, caso o mesmo seja usado como matéria para uma Invocação-Link de um monstro Dinolutador, aquele monstro ganhará 1000 de ATK até o final do turno, favorecendo na batalha mano-a-mano do Deck. Além disso, ainda no Main Deck, também devemos citar o Dinolutador Celasilat, que veio na nova coleção. Ele é um Monstro Regulador de Nível 2, porém é genérico. Funciona muito bem para jogadores que preferem ir em segundo (aliás, o Deck é ótimo nesse quesito), pois ele possui uma condição muito parecida com o Dragão Cibernético, pois se o seu usuário não controlar monstros, pode Invocá-lo por Invocação-Especial, mas é uma pena que a Konami resolveu por algum motivo, limitar este efeito para uma vez por Duelo, ainda assim é uma ótima carta para fazer Invocações-Sincro e/ou Links do Arquétipo.

Poderes Especiais - Extra Deck!

Pra fechar a análise, devemos falar também das cartas de Extra Deck do Arquétipo. A primeira delas é o Dinolutador Quimera T Wrextle, um Monstro Fusão, com 3500 de ATK e que pode ser feito ao usar um "Dinolutador" Link e qualquer outro monstro "Dinolutador", normalmente usando a carta Fusão Dino Tirano (que protegerá o monstro de ser destruído em batalha). Assim como os outros monstros parrudos do Arquétipo, quando esse monstro ataca, o oponente não pode ativar nenhuma Magia/Armadilha até o fim da Etapa de Dano, e o seu oponente não pode atacar nenhum outro monstro, exceto ele (Invoque dois, e crie um Lockdown). Além disso, se ele atacar um monstro em Posição de Defesa, irá causar dano perfurante, e cada vez que destruir um monstro, ganha 500 ATK (permanente), deixando ainda mais difícil combatê-lo. E por fim, se ele for destruído por algum efeito de carta (detalhe: pode ser um efeito seu), ele destrói todos os monstros em Posição de Ataque do oponente.

Além disso, o Arquétipo também conta com dois Monstros Link, mas o de maior relevância é o Dinolutador Terra Parkourio. Apesar de ser um Link-2, e não partilhar um efeito de batalha, tampouco contar com um grande poder de ATK, ele é de grande ajuda para manter o campo estabilizado. Quando a Magia de Campo for ativada, o seu dono pode escolher 1 Dinolutador no Cemitério e adicioná-lo para à mão, além disso, quando o Parkourio deixar o campo para uma Invocação-Link (de qualquer monstro), você pode escolher 1 monstro Dinolutador no Cemitério, e Invocá-lo por Invocação-Especial, negando o seus efeitos, e só podendo Invocar monstros Dinolutador pelo resto do turno. Porém, isso serve como um ótimo gatilho para Invocar o Quimera T Wrextle, já que, você terá um Link Dinolutador, e outro Dinolutador em campo, facilitado por este efeito.

Mas, sem sombra de dúvidas, o melhor ficou para o final. Dinolutador Giga Espinosavate é sem dúvidas o melhor monstro para esse Deck até o momento. Um Monstro Sincro de Nível 8 e com 3000 de ATK, que pode ser facilmente Invocado ao usar 1 Regulador Dinosauro e 1 ou mais não-Reguladores, o que inclusive, o deixa livre para ser usados em outros Decks. Assim como o Quimera, ele também possui um efeito que, ao atacar, o seu oponente não poderá ativar Magias/Armadilhas até o fim da Etapa de Dano, e também não poderá atacar nenhum outro monstro, exceto ele. Claro que não é uma jogada tão fácil de se fazer no primeiro turno, mas se conseguir deixar o Link-3, a Fusão e/ou Sincro em campo simultaneamente, o oponente não poderá atacar. Além disso, uma vez por turno, o Espinosavate pode destruir 1 monstro do oponente. Simples e rápido. E por fim, ele também possui um efeito de proteção que diz, que caso ele estiver para ser destruído em batalha ou efeito, você pode destruir outra carta que você controla, em vez dele. Isso serve de gatilho para ativar o efeito do Quimera T Wrextle, mas em Decks mixados com Shaddoll ou Dino, também pode engatilhar diversos outros efeitos. 

Considerações Finais

Sem dúvida, o Deck Dinolutador é um dos Decks mais interessantes dessa nova geração, porém ainda apresenta muitas falhas. Ele é um Deck que ainda funciona de forma lenta e previsível: não possui jogadas diferentes, que possam surpreender o oponente, assim como, demoram para manter um campo fixo. Entretanto, o Deck está melhor do quê quando começou, e com os suportes que chegaram (e os que ainda virão) o Deck ganhará muito no quesito proteção e versatilidade. Por já possuir uma Fusão, Sincro e Links, é bem provável que o Deck também receba um Monstro Xyz (e eu chuto, de Rank 7), para inclementar ainda mais seu poder de fogo e capacidade de bloquear o oponente.

Esperamos também que, o Deck receba novas Spells/Traps, vindas diretamente do Anime, e se preciso for, remodeladas, para nos gerar maior poder de compra e limitar ainda mais as ações do oponente. O Anime está ai, a todo vapor, ganhando uma nova temporada, então não custa nada continuar acreditando no Deck, e em seu potêncial. Não esqueçam também de conferir o nosso novo vídeo, que saiu hoje no canal, onde falamos um pouco sobre o primeiro Link-5 do jogo! Lembrando que, qualquer carta aqui citada, está ou estará disponível em breve aqui na plataforma, então corra para comprar o seu!

Até a proxima! 

Att, Cyberse Team BR

Comentários

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com os nossos termos de uso.